Você sabe o que é tópico frasal e como escrevê-lo? Uma boa redação é formada por diversas estruturas, que ajudam a organizar melhor as ideias, tornar o texto mais coeso e oferecer uma leitura mais interessante. Entre elas, podemos destacar os tópicos frasais, que contribuem para o desenvolvimento de cada parágrafo.
A argumentação é uma questão central em um texto dissertativo, sem a qual ele não faria sentido. Inclusive, os candidatos do Enem perdem muitos pontos por não adotar um ponto de vista e apresentar argumentos claros sobre ele. Nesse contexto, os tópicos frasais são necessários tanto para dar sentido aos parágrafos quanto para apresentar a essência de um argumento.
Quer entender melhor o que é tópico frasal? Continue lendo e veja quais são os tipos e como escrevê-los na redação do Enem!
O que é tópico frasal?
De maneira resumida, podemos definir tópico frasal como a introdução de uma ideia em um parágrafo. É a primeira frase que abre cada parágrafo, indicando qual é o argumento ou ideia principal dele. O restante serve para contextualizar ou explicar melhor a sentença, ampliando o seu sentido.
É bom lembrar que uma redação do Enem costuma ser dividida em quatro ou cinco parágrafos. O primeiro é a introdução, o último é a conclusão e os demais são o desenvolvimento, ou seja, os argumentos que defendem um ponto de vista. No entanto, podemos dizer que cada parágrafo contém uma ideia central, que pode ter a sua introdução.
Assim, o tópico frasal é importante para apresentar uma ideia de forma mais clara e objetiva. É um recurso usado em qualquer tipo de texto, mas na dissertação assume um papel fundamental ao organizar as ideias e reter a atenção do leitor. Afinal, desde o início da leitura do parágrafo ele já consegue identificar qual é a opinião do autor, continuando a ler o texto para entendê-la melhor.
Quais são os principais tipos?
Os tópicos frasais não devem ser vistos como um limitador da criatividade do autor. Por isso mesmo, existem formas diferentes de escrevê-los. Conheça cada uma delas a seguir.
Declaração inicial
É o tipo mais comum, que traz uma afirmação ou negação importante logo na abertura do parágrafo. Costuma ser mais usado nos primeiros parágrafos, com o desenvolvimento dos argumentos nos seguintes. É preciso ter cuidado nesse tipo de construção, uma vez que muitos candidatos usam chavões e clichês.
Considere como exemplo o parágrafo: “O derretimento das geleiras no ártico está diretamente relacionado às mudanças climáticas. Isso porque a grande emissão de gases de efeito estufa tem provocado o aumento da temperatura em todo o globo, alterando a dinâmica de inúmeros ecossistemas.”
Poderíamos continuar acrescentando argumentos que expliquem ou ampliem o sentido do parágrafo, mas a ideia já foi apresentada na primeira frase, a declaração inicial.
Definição
Consiste em uma frase que define o termo central do tema da redação. Assim, seguindo o tema do exemplo anterior, podemos escrever: “O aquecimento global é a consequência da ambição e do consumo desenfreado de uma sociedade capitalista. Nele, podemos perceber que as ações de um grupo de indivíduos não afeta apenas a eles, mas têm impactos negativos em todos os povos.”.
Nesse caso, o aquecimento global é definido como uma consequência da ambição e do consumo desenfreado.
Contraste ou comparação
Ocorre quando um mesmo tópico frasal apresenta ideias opostas, mas relevantes para a defesa de um argumento, organizadas de forma criativa e crítica. Esse tópico frasal é marcado por expressões como: de um lado, enquanto, se, etc.
Veja o exemplo: “De um lado, estão os grandes capitalistas que anseiam pelo lucro. De outro, pessoas marginalizadas, que sofrem as consequências de grandes desastres ambientais.”.
Divisão
Na divisão, a estrutura do tópico frasal traz uma separação de elementos. Ainda que mais simples, as ideias são apresentadas de forma clara e didática. “Na verdade, as mudanças climáticas afetam os pobres, a classe média e os ricos. A diferença é que, no curto prazo, a classe média e os mais ricos podem superá-las mais facilmente, seja por melhores condições de moradia, seja pela aquisição de produtos que deixem seu dia a dia mais confortável”.
Alusão histórica
Nesse caso, o tópico frasal é relacionado a um fato do passado, servindo tanto para explicar uma ideia quanto para entreter o leitor. Por exemplo: “Com a assinatura do Protocolo de Kyoto, as nações indicavam uma tendência à redução na emissão dos gases de efeito estufa. O problema é que nem todas as metas foram cumpridas, pois, o compromisso com o meio ambiente esbarrou no protecionismo sobre os meios de produção de muitos países.”
Interrogação
Por fim, o tópico frasal também pode ser escrito na forma de pergunta, que propõe uma reflexão sobre o tema. Para o sentido não ficar vago, esse questionamento precisa ser respondido no restante do parágrafo. Veja o exemplo a seguir.
“Os meios de produção poderiam gerar menos impacto ambiental? Ora, diversas iniciativas demonstram que é possível adotar modelos mais sustentáveis, que emitam menos gases de efeito estufa e com mais benefícios para a população de modo geral. Entre elas, podemos citar a produção orgânica de alimentos pela agricultura familiar.”
Como fazer um bom tópico frasal?
Saber o que é um tópico frasal é importante, mas é necessário atentar para certos detalhes. Confira algumas dicas.
- Planeje o texto: antes de começar a escrever a redação, defina as ideias que serão abordadas em cada parágrafo. Assim, você não fica perdido na construção dos tópicos frasais e na forma como eles vão ser interligados.
- Apresente a ideia principal com clareza: o tópico frasal não deve conter divagações ou ser de difícil compreensão.
- Faça frases curtas: os tópicos frasais devem ser frases curtas, objetivas e que tragam uma ideia imediata. Caso contrário, podem confundir o leitor.
- Use conectivos: os conectivos são fundamentais para dar coesão ao texto e relacionar os parágrafos, podendo vir no tópico frasal e no restante do parágrafo.
- Varie entre os tipos: não use o mesmo tipo de tópico em todos os parágrafos, pois a leitura pode ficar chata. O ideal é diversificá-los, dando mais fluidez e criatividade ao texto.
- Foque no tema: os tópicos são ótimos recursos para que o candidato se mantenha no tema proposto, ou seja, use as frases para reforçar a sua opinião sobre o assunto.
Agora que você já entendeu o que é tópico frasal e seus tipos, é hora de treinar bastante a escrita. Esperamos que os exemplos dados sirvam de inspiração, porém, é fundamental praticar em temas variados e atuais.
Gostou de saber o que é tópico frasal? Quer entender melhor como escrever uma boa dissertação? Então, leia também como treinar para a redação do Enem!