Ir para o conteúdo
  • Gestão escolar
    • Desafios educacionais
    • Formação continuada
    • Planejamento escolar
    • Potencializando minha escola
    • Ferramentas para gestão
  • Tendências educacionais
    • Melhores práticas
    • Plano de ação
    • PP e BNCC
  • Temas de redação
    • ENEM
    • FUVEST
    • UNICAMP
    • Artigo
    • Carta de Solicitação
    • Crônica
    • Narrativa de Aventura
    • Relato
  • Alunos
    • Dicas de redação
    • Ferramentas grátis
    • Vestibulando
Blog Redação Nota 1000
Dicas de redação

Tipos de texto descritivo: veja quais são os principais

Publicado por Ligia em 24 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de novembro de 2020
6 minutos para ler

Narração, descrição e dissertação são os tipos textuais mais comuns, que fazem parte do contexto escolar e do nosso dia a dia. É muito importante conhecê-los para escrever corretamente e se sair bem nas provas do vestibular e do Enem. Mas você sabia que também existem diferentes tipos de texto descritivo?

Isso mesmo, as descrições podem variar de acordo com o objetivo do texto e a abordagem usada pelo autor. Entender essa diferença é fundamental, pois esse tipo textual é cobrado em alguns vestibulares, tanto na parte de gramática e interpretação de textos quanto na redação.

Ainda não sabe como diferenciar os tipos de texto descritivo? Neste artigo, explicamos as características desses textos e damos dicas de como escrevê-los corretamente. Acompanhe!

O que é texto descritivo?

Um texto dissertativo-argumentativo é aquele que apresenta a defesa de um ponto de vista, sendo o tipo textual mais cobrado nos vestibulares e o adotado na redação do Enem. A narração, por sua vez, conta uma história, verdadeira ou não.

Já o texto descritivo é aquele que demonstra um lugar, um objeto ou uma pessoa a partir de suas características. Ou seja, é uma forma de reviver ou representar alguém ou alguma coisa pelos seus detalhes. Esse recurso é muito usado na literatura e também no nosso dia a dia, pois a todo tempo nos deparamos com uma descrição.

A descrição é uma marca de diversos autores de romances clássicos, como Machado de Assis e Guimarães Rosa. Por sinal, os contos e os romances, textos em prosa, podem ser entendidos como gêneros literários mistos, que além da narração de uma história, também contam com descrições. São elas as responsáveis por dar sentido ao texto, fazendo com que o leitor se sinta inserido no contexto narrativo.

Quais os tipos de texto descritivo?

Existem dois tipos de texto descritivo básicos: o objetivo e o subjetivo. Apesar de terem a descrição como marca, eles são bastante diferentes, tanto na forma quanto no objetivo. Saiba mais a seguir.

Texto descritivo objetivo

É um tipo de texto muito presente no dia a dia das pessoas, pois é usado em uma infinidade de coisas e lugares. Ele é utilizado em manuais e artigos científicos, por exemplo, em que é feita a descrição de um experimento ou de um método. Ou seja, adota uma linguagem predominantemente técnica, bastante objetiva, direta e sem traços de personalização. Dificilmente alguém saberia destacar quem foi o autor daquele texto apenas pelas suas características.

Outro exemplo comum de texto descritivo objetivo são as especificações de produtos em manuais e lojas virtuais. Basta rolar as páginas de vendas de produtos na internet para ver uma lista de itens que traduzem as funções e as vantagens daquele produto, de maneira bem direta e reduzida.

Dessa forma, o leitor é que deve inferir as qualidades intrínsecas do produto a partir da sua descrição, diferentemente do que aconteceria em uma propaganda. Em uma peça publicitária, o texto seria mais vendedor, de modo a persuadir o leitor a comprar aquele produto.

Texto descritivo subjetivo

Ao contrário do anterior, o texto descritivo subjetivo é carregado de personalização, pois representa a descrição a partir de um ponto de vista, um juízo de valor. Ou seja, nem sempre vai remeter de fato às características principais de um objeto, pessoa ou lugar, uma vez que está diretamente ligado à percepção de quem descreve.

Por isso mesmo, esse é o tipo de descrição típico das obras literárias. Na literatura, o texto descritivo é usado tanto para caracterizar os personagens quanto para representar uma cena ou lugar, fazendo com que o leitor tenha uma melhor percepção da situação. Ou seja, pode ser comparado a uma fotografia escrita.

Um exemplo clássico é a descrição que Machado de Assis traz de Capitu, personagem de Dom Casmurro. Ele a descreve com a frase “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. Essa é a visão que o protagonista tem da mulher, sendo bastante subjetiva e tendo significado apenas dentro do contexto do livro. Por sinal, muitas pessoas nem sequer entendem o que o autor quer dizer com a expressão.

Atualmente, o texto descritivo subjetivo é bastante usado na publicidade, em peças que querem trazer mais aproximação com o interlocutor, deixando para que ele próprio tire suas conclusões a respeito de um produto ou serviço. Também é muito utilizado em crônicas e até em artigos de opinião, textos que costumam ser mais abordados em propostas de redação de alguns vestibulares, como o da Unicamp.

Como fazer um texto descritivo?

Na verdade, existem formas muito diferentes de fazer um texto descritivo. Inclusive, vai depender bastante do tipo de texto que estamos falando e da proposta inicial da redação. Se você for fazer uma crônica, por exemplo, é fundamental ter um ponto de vista e construir uma narrativa com a descrição.

É provável que a dica mais importante seja se ater aos detalhes. Afinal, quando você descreve uma situação ou um objeto, o que vai diferenciá-lo dos demais é uma característica bem peculiar. Por exemplo, enquanto um vaso redondo e florido pode ser muito genérico, ele se torna único ao ser descrito como aquele que tem a borda lascada por sua mãe tê-lo deixado cair da mesa da sala.

Além disso, o texto descritivo, sobretudo nas redações, não deve ser usado apenas como uma representação de uma cena. Ela também pode ser um importante recurso de argumentação e persuasão, uma vez que demonstra algo que poderia ajudar a convencer o leitor.

É esse o recurso usado na publicidade, por exemplo. Quando um roteiro de um comercial de TV descreve um carro como contendo “120 cavalos e tração nas 4 rodas”, ele quer que o público conclua que se trata de um automóvel potente e funcional.

Outra dica é usar adjetivos, metáforas e metonímias, que enriquecem a significação da descrição. É preciso ter cuidado apenas para fazer as colocações corretas, pois é necessário que o leitor compreenda corretamente a relação de sentido desejada.

Por fim, é bom destacar a importância de conhecer esses tipos de textos descritivos. Afinal, eles são adotados em alguns vestibulares que trazem propostas de redação diferenciadas, como no caso da Unicamp. Portanto, é necessário estudar e treinar a escrita de acordo com cada processo seletivo de que você for participar. Para tanto, leia o edital com atenção para conhecer o modelo de texto que será cobrado.

Gostou de saber a diferença entre os tipos de texto descritivo? Quer conferir outras dicas para se preparar para o vestibular? Então, confira também os tipos de redação da Unicamp!

E-book Unicamp
Posts relacionados

Redação sobre pandemia: veja a importância!

Publicado por Ligia em 9 de abril de 2021

Como fazer um mapa mental?

Publicado por Ligia em 24 de março de 2021

Conheça as principais técnicas de memorização!

Publicado por Ligia em 23 de março de 2021

Deixe um comentário Cancelar resposta

redacaonota1000oficial

Redação Nota 1000
Você conhece a importância das conjunções para Você conhece a importância das conjunções para redação? Trata-se de “palavrinhas mágicas” que fazem toda a diferença na fluidez e compreensão do texto.  Podemos considerar que utilizá-las corretamente é tão importante quanto alocar bem as preposições e advérbios, por exemplo.  Embora muitas vezes passem despercebidas, impactam diretamente a coesão do texto e fazem muita falta quando não empregadas.  Corre lá na bio e visite o blog!  #redação #redacaoenem #redaçãonota1000 #red1000 #blog #dicas #dicasdeestudos #dicasderedação #conjuncão #escreverfazbem #escritacriativa #linguaportuguesa #escolas #alunosqueridos #linknabio
Nessa quarta-feira, dia 07 de abril, Alfredo Bosi, Nessa quarta-feira, dia 07 de abril, Alfredo Bosi, um dos maiores críticos literários do Brasil, faleceu vítima da Covid-19.  Era professor titular aposentado do curso de letras da USP e o sétimo ocupante da Cadeira nº 12 da Academia Brasileira de Letras.  Fica aqui a nossa homenagem com essa dica de leitura: O Ser e o Tempo da Poesia, de Alfredo Bosi, é constituído por seis ensaios e o autor procura refletir, com muito jogo criativo, como um poema pode atravessar o tempo.  #homenagem #alfredobosi #críticoliterário #dicas #dicadeleitura #osereotempodapoesia #cultura #repertorio #literatura #poesia #tempo #pandemia #covid #escolas #estudos #ficaemcasa
Muito se fala em ensino híbrido, ensino remoto ou Muito se fala em ensino híbrido, ensino remoto ou à distância, tecnologias educacionais e o impacto da pandemia na Educação.  Pensando nisso, nossa CTO, Carolina Siequeroli, escreveu um artigo que você pode conferir no Estadão com link na bio.  #redação #redacaoenem #redaçãonota1000 #red1000 #estadao #educação #ensinoremoto #ensinomedio #ensinoadistancia #ensinohibrido #startup #tecnologiaeducacional #pandemia #corona #linknabio👆
Começaram hoje as inscrições para o Sisu, siste Começaram hoje as inscrições para o Sisu, sistema que oferece vagas para as universidades públicas de todo o país.  Você pode se inscrever no site do programa gratuitamente. Só confirmar seus dados e escolher duas opções de cursos no sistema.  Vejas as datas das chamadas:  Inscrições de 6 a 9 de abril 
Chamada regular 13 de abril
Lista de espera de 13 a 19 de abril 
Matrícula de 14 a 19 de abril 
Convocação da lista de espera 23 de abril  #redacaoenem #sisu #enem #redação #redaçãonota1000 #red1000 #faculdade #universidades #vestibular

Posts populares

  • Tipos de conectivos para redação.
    Tipos de conectivos para redação
  • O que é tópico frasal e como escrever um bom na prova do Enem?
  • Descubra como fazer uma redação sem saber nada sobre o tema
    Descubra como fazer uma redação sem saber nada sobre o tema
  • Os tipos de redação da Unicamp são bem diferentes dos exames tradicionais, exigindo mais prática e flexibilidade dos candidatos. Veja gêneros textuais já cobrados na prova.
    Tipos de redação da Unicamp

Tags

alunos Atualidades avaliação BREXIT coordenador escolar coordenador pedagógico coronavirus DIcas dicas de estudos Dicas de redação DIssertação educação Enem ENEM 2016 ENEM 2017 ensino ensinoadistancia ensino de qualidade ensino híbrido ensino médio ensino remoto Escolas escolas fechadas escolas particulares estudos FUVEST gestão escolar Notícias pandemia planejamento escolar plataforma de redação professores red 1000 red1000 Redação redação enem redação nota 1000 redaçãonota1000 site de redação tecnologia educacional Temas temas de redação unicamp Vestibular vestibulares

Site criado por Rock Stage.