Você sabe quais são os diferentes tipos de redação para vestibular? Existem diferentes estilos, critérios avaliados e pontos mais relevantes em cada tipo de avaliação. Entender essas diferenças ajuda a aumentar as chances de sucesso nessa etapa avaliativa tão importante.
A redação costuma ser uma das etapas mais significativas nos vestibulares, já que, por meio dela, é possível fazer uma melhor avaliação da capacidade argumentativa, do repertório educacional e de diversos outros conhecimentos dos candidatos, o que não é tão eficaz em questões objetivas.
Pensando nisso, separamos algumas informações sobre os diferentes tipos de redação para vestibular. Acompanhe abaixo!
Dissertativa
É o gênero textual mais cobrado nos vestibulares e no Enem, e exige que os candidatos tenham e demostrem sua capacidade de desenvolver uma linha de pensamento lógica. Esse tipo de redação também exige que o aluno ponha em prática suas habilidades de discutir, debater, mostrar seu ponto de vista e apresentar argumentos sólidos para defendê-lo.
Para que isso aconteça, é necessário seguir a seguinte estrutura:
- introdução;
- desenvolvimento;
- conclusão.
Nesse tipo de redação, é preciso usar uma linguagem objetiva e impessoal, deixando de lado gírias, termos informais e gerúndios.
Além do Enem, os principais vestibulares do Brasil, como a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), costuma cobrar esse tipo de redação dos estudantes que almejam ingressar em faculdades com a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP).
Descritiva
Como o próprio nome sugere, nesse tipo de redação para vestibular é necessário descrever as partes fundamentais a respeito de um tema proposto. Essa descrição deve ser detalhada, tal como uma fotografia se expressa.
Nesse sentido, é importante saber diferenciar e estudar textos descritivos subjetivos, como resenhas de livros e obras literárias, e objetivos, que contam com linguagens mais técnicas, como artigos científicos.
Narrativa
São textos que contam histórias por meio de uma sequência de fatos. Esse tipo de redação costuma ser cobrado em vestibulares como o da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que propõe que o candidato complete um texto narrativo apresentado.
Nesse gênero textual, os seguintes elementos não podem faltar:
- personagens;
- apresentação dos personagens;
- discurso;
- enredo;
- foco narrativo.
Tudo isso deve seguir a lógica de início, meio e fim, além do estilo direto (quando se fala diretamente para o leitor) ou indireto (em casos em que os acontecimentos são contados na terceira pessoa).
Carta
A carta é um dos outros tipos de redação para vestibular que costumam aparecer. Nesse caso, você precisa contar algo na primeira pessoa, normalmente com o uso de verbos no imperativo, além de iniciar o texto com cabeçalho contendo local e a data, finalizando com a assinatura, como uma carta tradicional.
Nesse sentido, serão avaliados, além do domínio das especificidades desse tipo de redação, a adequação da linguagem para o destinatário e a capacidade argumentativa.
Para dominar os diferentes tipos de redação para vestibular, como suas particularidades e demais exigências, a prática é o caminho mais indicado, assim como contar com plataformas que corrijam as redações on-line e que forneçam feedbacks — essenciais para a evolução do autor. É o caso da Redação Nota 1000, pioneira nesse quesito e formada por profissionais experientes no assunto.
Quer saber mais sobre a Redação nota 1000? Confira nossa plataforma e tire suas dúvidas!