5 temas de redação que já caíram no Enem e como se relacionam

4 minutos para ler

Desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio já apresentou 21 propostas diferentes para a prova escrita. Entre os temas de redação que já caíram no Enem, alguns foram polêmicos, enquanto outros confundiram bastante os candidatos. Em função disso, esse é sempre um dos assuntos mais comentados depois da aplicação das provas. 

O certo é que o Enem nunca repetiu um tema, trazendo sempre algo relevante para a atualidade, mas isso não significa que os assuntos não estejam relacionados de alguma forma. Para ajudar você a se preparar, separamos 5 temas de redação que já caíram no Enem e mostramos como eles se relacionam. Acompanhe!

1. Publicidade infantil em questão no Brasil (ENEM 2014)

O objetivo da proposta era debater a proibição da publicidade infantil no Brasil e suas possíveis implicações. Assim, o candidato deveria apontar se era contra ou a favor e explicar os motivos para a sua posição. Além disso, devia falar sobre como as empresas deveriam se adaptar, tendo em vista que as crianças são seus potenciais consumidores no futuro.

O tema traz um assunto relevante, não só pela proibição da publicidade voltada para menores de 12 anos, como também pelo acesso das crianças à internet. Com o crescimento de plataformas como o YouTube, ficou cada vez mais difícil controlar o conteúdo voltado ao público infantil.

2. A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (ENEM 2015)

Nesse ano, o candidato precisou debater temas como o machismo, o feminicídio e outras questões relacionadas à violência doméstica no contexto da sociedade brasileira. O assunto foi bastante polêmico, levando muitos candidatos à desclassificação.

Diferentemente do tema da redação anterior, em que era possível ser a favor da publicidade infantil e apresentar argumentos positivos, nessa prova o candidato corria o risco de ir contra os direitos humanos, infringindo um dos principais requisitos de avaliação do Enem.

3. Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (ENEM 2016)

Em um contexto de crescimento da violência contra religiões menos numerosas no país, o Enem propõe o debate sobre as formas de combater a intolerância e aumentar o respeito entre as diversas crenças.

É importante destacar que o tema em si já sugere a proposição de meios para se combater a intolerância religiosa. Assim, se alguém sugerisse que ela não existia, além de poder ferir os direitos humanos, corria o risco de fugir da proposta. Além disso, falar sobre a intolerância de modo geral também fugia ao tema, uma vez que ele se restringia à religião.

4. Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (ENEM 2017)

Os responsáveis pela elaboração dessa prova mostraram que os alunos precisavam conhecer bastante sobre problemas sociais e educacionais do país.

O tema abordou a questão da inclusão, com foco nos deficientes auditivos e os desafios no ensino regular dessas pessoas. O candidato deveria apresentar, por exemplo, informações sobre a dificuldade no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sobre a capacitação dos professores.

5. Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (ENEM 2018)

No cenário das eleições presidenciais de 2018, o Enem trouxe um tema polêmico e ainda de pouco entendimento pela maior parte da população, pois nem todas as pessoas têm conhecimento sobre a coleta de dados no ambiente virtual e a forma como eles podem ser usados para manipular opiniões ou comportamentos. 

Mais uma vez o candidato deveria estar atualizado sobre as principais discussões do momento, mas muita gente se restringiu a abordar a propagação de fake news, fugindo do tema proposto.

Os temas de redação que já caíram no Enem podem ser relacionados pela sua relevância no contexto da sociedade, ainda que não sejam os assuntos mais falados do momento. É fundamental, portanto, que os participantes da prova estudem atualidades e treinem a redação nas mais diversas temáticas. Lembre-se que você terá um bom desempenho se usar argumentos válidos, não fugir da proposta e respeitar os direitos humanos e a diversidade. 

Gostou do artigo? Quer saber como se preparar melhor para a redação do Enem? Confira 5 temas que podem aparecer nas principais provas do país!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário