As escolas podem utilizar diferentes sistemas de ensino para atender as necessidades de seus alunos. Os estudantes costumam observar como obterão o aprendizado ainda antes da matrícula para terem certeza de que se trata do lugar certo. Afinal, existem tantos métodos sendo aplicados na atualidade que é melhor evitar arrependimentos.
Ao longo do post, explicamos no que consistem sistemas de ensino e as razões pelas quais eles são utilizados nas escolas. De quebra, listamos os principais tipos de ensino, por exemplo, tradicional, construtivista, sócio-construtivista, escola democrática, interativo, escola sociointeracionista etc.
Ficou interessado pelo tema e quer entender como escolher a alternativa ideal para a sua escola? Acompanhe a leitura e descubra!
O que é sistema de ensino e por que é utilizado nas escolas?
Sistema de ensino representa um conjunto de serviços e soluções administrativas e educacionais aplicadas pelas escolas públicas e privadas. Não se trata, na verdade, de um recurso único que atenda as prioridades de cada instituição atuante no segmento.
Ele envolve diversas ações relacionadas ao aprendizado, tais como a elaboração do plano anual, o uso de materiais didáticos, a abordagem psicopedagógica, entre outras.
Quais são os principais tipos de ensino disponíveis?
O diretor de escola também precisa elaborar um planejamento estratégico para construir uma abordagem que ajude a consolidar a marca, pensando ainda em um plano adequado de marketing.
Mas para tomar a decisão mais acertada, é necessário conhecer os melhores métodos que o mercado oferece. Veja a seguir os sistemas de ensino mais comuns em nosso país!
Tradicional
O ensino tradicional foi o primeiro método criado na Europa durante o século XVIII. Nesse modelo, o professor repassa os conteúdos, fornece orientação educacional e desempenha a figura central das atividades.
As avaliações são padronizadas e obrigam os estudantes a se preparar para fazer as provas. Assim se identifica quem conseguiu de fato assimilar as matérias lecionadas.
Construtivista
O sistema construtivista tira o professor e coloca o estudante como sujeito ativo nos processos de aprendizagem e transmissão de conteúdo.
O professor simplesmente facilita, orienta e pode motivar o aluno para que busque e gere os seus conhecimentos. Já o profissional fornece a todos os interessados os conteúdos e o acesso aos meios para a realização de pesquisas.
Sócio-construtivista
O método sócio-construtivista requer a construção do aprendizado, já que as crianças compreendem o universo pela assimilação e tomam a própria realidade como referência.
Então, o estudante usa os conhecimentos já obtidos para aprender as novidades. Há uma flexibilidade no currículo das escolas que escolhem esse sistema, pois elas estimulam criatividade, autonomia, senso crítico e ampliação.
Democrática
O modelo democrático se baseia na pedagogia libertária e coloca os estudantes como os principais atores do processo de aprendizagem. Os professores facilitam o processo conforme os interesses do aluno.
A comunidade escolar e os alunos participam das rotinas da escola ou colégio de modo que cada pessoa fica responsável pela aquisição do conhecimento.
Interativo
O tipo interativo de ensino entende que é necessário explorar novas formas de construção do conhecimento e se modernizar. Afinal de contas, acredita-se, a educação está mais desenvolvida a cada dia.
Serve para formar estudantes em vários níveis a partir da interação entre o computador e o aluno. Mantém o foco nos conteúdos que mais interessam ao aprendiz para instigar a curiosidade.
Sociointeracionista
A linha sociointeracionista pressupõe que o aprendizado ocorre por meio da interação do estudante com a sociedade que o cerca. Portanto, vincula o seu desenvolvimento ao contexto cultural no qual o aluno está inserido.
Acredita que o ambiente tem papel fundamental na formação psicológica do aprendiz e que isso interfere na aquisição de conhecimentos.
Agora você já conhece os principais tipos de aprendizagem e sabe como selecionar o sistema de ensino ideal! É possível avaliar o melhor para a sua escola, verificar o material didático apropriado aos alunos, analisar os recursos extras à disposição e ainda fazer um planejamento estratégico pensando em conquistar o público.
Deseja conhecer um sistema de ensino inovador que está se tornando tendência em nossos dias? Entre em contato com a Redação Nota 1.000!