Com o avanço da Pandemia Covid-19 (Coronavírus), as aulas em diversas escolas do Brasil estão sendo suspensas gradualmente. A expectativa é que até o dia 23 de março todas as atividades presenciais nas instituições de ensino sejam encerradas por 30 dias ou por tempo indeterminado.
Neste cenário de incertezas sobre a antecipação de férias do ano letivo, ou distanciamento social com aulas mantidas via EAD, uma coisa é certa: precisamos tranquilizar e orientar nossos alunos, estimulando-os a manter o ritmo de estudos e de preparo para vestibulares.
Veja algumas dicas para ajudar sua escola a adaptar a rotina nesse período de crise:
Como abordar a pandemia com a sua turma e com a comunidade escolar?
Evitar aglomerações é uma das medidas mais importantes e recomendadas nesse momento. Por isso, sua escola pode elaborar e-mails e mensagens no Whatsapp gravadas por professores, reforçando aos alunos e aos pais a necessidade de higienizar seus pertences, evitar visitar os colegas de classe no período de isolamento e manter o foco nos estudos, especialmente nas matérias em que eles possuem maior dificuldade.
Caso sua escola não possua plataformas digitais, o Google Classroom, é uma ferramenta gratuita para o gerenciamento de atividades de sala de aula, permitindo a postagem de tarefas, vídeos, comunicados, avaliações, notas e afins. Desse modo, você pode utilizar esse canal para disponibilizar materiais de apoio aos estudantes.
Organizando o cronograma de atividades para os alunos
Enquanto os municípios decidem se anteciparão ou não as férias escolares, os gestores precisarão adaptar o cronograma de atividades que já estavam programadas.
Como ainda não é possível prever se haverá recesso total, o ideal é organizar uma reunião (de preferência por videoconferência) com os professores e coordenadores para planejar ações e atividades simples que os estudantes consigam fazer em casa, como trabalhos, redações, pinturas e tarefas, especialmente, que vão ao encontro do que foi estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Estimular o desenvolvimento socioemocional dos estudantes nesse momento é muito importante, por isso, ao pensar nesse novo cronograma (seja depois ou durante o período de reclusão), seria interessante estabelecer um projeto integrador com outras disciplinas que possa ser entregue a distância por etapas (mesmo que as primeiras não valham nota), até que as aulas voltem a normalidade, mantendo os alunos no ritmo.
É essencial conscientizá-los de que mesmo que o Ministério da Educação (MEC) antecipe as férias escolares, essa mudança trará reflexo no calendário conhecido e que será necessário o preparo para uma volta às aulas em data possivelmente diferente das outras.
Reforçando a higienização da escola
Especialistas do Hospital Albert Einstein, em uma live realizada no último dia 13 de março, orientaram as instituições de ensino a concentrar a higienização nas superfícies em que alunos tocam com frequência como carteiras, maçanetas e corrimãos. Segundo a infectologista e docente da faculdade de Medicina Vivian Azevedo, deve ser feito com álcool 70% ou hipoclorito. Além disso, o doutor Hélio ressaltou a importância de higienizar bem os bebedouros.
Seguindo essas dicas simples, você mantém sua escola segura, limpa e organizada para enfrentar esse problema.