Redação Nota 1000
-->
Postado: 6 de novembro de 2018|Nenhum Comentário

Quando se fala em infraestrutura escolar, estamos falando na verdade em oferecer o melhor suporte ao aluno para que ele tenha  um desenvolvimento pleno de suas habilidades.

Estudos mostram que, assim como isso pode influenciar os pais na  hora de escolher a escola em que matriculará os seus filhos, esse suporte também influencia os alunos na assiduidade, desenvolvimento, e evita a evasão escolar.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), o espaço escolar desinteressante está  interligado ao abandono da sala de aula.

Outros estudos também sugerem que as notas dos alunos são influenciadas por sua percepção e interesse, o que enfatiza ainda mais a necessidade do ambiente escolar ser estimulante.

 

Como a infraestrutura escolar afeta o aprendizado?

Além da assiduidade, há outras implicações para escolas com ambientes muito básicos, uma delas é a influência nos  resultados do Ideb que tendem a cair em relação à escolas mais bem equipadas. Instituições com laboratórios, que estimulem a prática de atividades, ajudam os alunos a fixarem melhor o que aprendem e a desenvolverem competências cognitivas e socioemocionais.

Um outro estudo desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), quantificou exatamente o quanto o ambiente afeta as notas dos alunos. De acordo com a pesquisa “Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-Americana”, quando os alunos têm acesso a ambientes mais estruturados, suas notas sobem de 506 pontos, em provas de linguagens, para 524 e, em matemática, de 497 pontos para 525.

O estudo revela claramente que os fatores que mais contribuem para a melhora no desempenho do aluno é a presença de espaços e ferramentas de apoio, como bibliotecas, quadra de esportes, laboratórios e afins.

O aumento das notas de Língua Portuguesa e redação, também podem ser estimulados por plataformas pedagógicas. Estudos mostram que a utilização regular da ferramenta de correção Redação Nota 1000 traz um aumento de 270 pontos na média de redação dos alunos após cerca de 10 correções, alguns alunos chegam a 400 pontos de média.

A utilização de tecnologias educacionais tem servido de apoio à infraestrutura escolar, especialmente em escolas que focam na qualidade do ensino.

 

Como sua escola pode oferecer mais assistência aos alunos sem quebrar o orçamento?

 

Reformar o prédio, construir um laboratório, ampliar a biblioteca, entre outras prioridades são coisas que toda escola precisa pensar uma hora ou outra para agregar mais valor e qualidade ao ensino.

Isso precisa estar dentro do plano de expansão da instituição para ser devidamente orçado e desenvolvido sem quebrar o orçamento.

Não existe uma fórmula mágica, cada escola tem sua particularidade orçamentária, mas o ideal é fazer as mudanças, na infraestrutura,  aos poucos, e dar o primeiro passo se possível pelas ferramentas de apoio pedagógicas, para que a sua escola se destaque mais em rankings e atraia mais alunos cativados pela qualidade. Isso dará um respiro financeiro para assim ir colocando em prática o que foi orçado no plano de expansão.

É natural que haja dúvidas sobre a implantação de tecnologias educativas na escola e, por isso, elaboramos um e-book exclusivo para ajudar gestores escolares. Baixe gratuitamente clicando aqui



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *