Semana de 17 a 23 de julho:
Haddad pretende pagar para paulistano que troca carro por bicicleta
O Bilhete mobilidade irá substituir o atual bilhete único. O paulistano que trocar o carro ou ônibus pela bicicleta será recompensado. Quem fizer seu percurso de bicicleta acumulará créditos que serão calculados pela distância, local e horário. A ideia é estimular o uso da bicicleta como meio de locomoção até o trabalho e integrar os diferentes tipos de modais.
Como o Snapchat está ajudando vítimas de abuso sexual na índia.
Em Mysore, no sul da Índia, um jornalista decidiu usar os filtros com um propósito mais sério: ajudar vítimas de abuso sexual no país a contarem suas histórias. O filtro “esconde” quem sofreu o abuso, mas ao mesmo tempo dá voz a pessoa protegendo sua identidade. Yusuf Omar, editor do jornal Hindustan Times, usou os filtros para cobrir os rostos das mulheres que entrevistou, mas, ao mesmo tempo, deixou que fosse possível ver suas expressões faciais. Pelo menos 27,5 milhões de mulheres já tenham sofrido abuso sexual na Índia.
Foto: Hindustan Times
Estado Islâmico reivindica ataque em trem na Alemanha.
O grupo extremista Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque que feriu quatro passageiros de um trem na Alemanha. Durante as investigações, foi encontrado uma bandeira do EI no quarto do afegão. O jovem de 17 anos que realizou o atentado foi morto por um comando das forças especiais da polícia após tentar fugir.
Polícia Federal prende célula do Estado Islâmico que planejava atentado nas Olimpíadas.
Na quinta-feira (21), a Polícia Federal prendeu 12 suspeitos por planejarem um atentado terrorista durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro. A Divisão Antiterrorismo da PF monitorou as redes sociais dos integrantes do grupo autointitulado “Defensores de Sharia”. O grupo seguia os mesmos roteiros dos terroristas envolvidos nos atentados em Paris e nos Estados Unidos. Dois dos integrantes já cumpriram pena por homicídio sendo que um deles jurou lealdade ao Estado Islâmico.
Mulher de Trump é acusada de plagiar discurso de Michelle Obama de 2008.
Na segunda feira (18), Donald Trump apresentou sua esposa como “futura primeira-dama” na Convenção Nacional Republicana. Melania Trump, modelo eslovena naturalizada norte-americana, foi acusada de plágio. Seu discurso teve semelhanças com o de Michelle Obama, atual primeira dama, feito há oito anos atrás. “Desde muito jovem, meus pais me inculcaram os valores de que se trabalha duro pelo que se quer na vida, que sua palavra é sagrada e que se deve cumprir o que se promete, de que se trata as pessoas com respeito”, disse Melania Trump. Enquanto Michelle Obama disse “Barack e eu fomos educados com valores muito similares: trabalhar duro pelo que se quer na vida, que sua palavra é sagrada e que se cumprir o que se promete, que se deve tratar as pessoas com dignidade e respeito”. Assim que o discurso terminou, internautas já a acusavam de plagio e a maioria dos veículos de comunicação americanos começava a difundir as semelhanças. A campanha de Trump considerou a acusação de plágio um “verdadeiro absurdo”.
Foto: PAUL J. RICHARDS ALEX WONG / AFP
Governo enviará ao Congresso reforma trabalhista até o fim do ano, diz ministro.
A proposta a ser trabalhada pelo governo irá valorizar a negociação coletiva e vai tratar de assuntos como salários e jornada, porém não vai permitir o parcelamento de férias ou do décimo terceiro salário. Segundo ministro, a reforma tem como principal objetivo simplificar a interpretação para trabalhador, empregador e juiz.