Semana de – 11 a 17 de Setembro:
Com aquecimento global, cidades terão de lidar com enchentes constantes
Em muitos lugares, a ameaça do aquecimento global ainda parece distante, ou mesmo teórica. Mas esse não é o caso da cidade de 74 mil habitantes no extremo noroeste da Inglaterra, onde um dos rios ficou com um volume de água 30 vezes maior que o normal no ano passado. Os cientistas estimam que o aquecimento global aumente em 40 por cento as chances de tempestades como a Desmond nessa região da Grã-Bretanha, embora as estimativas sejam incertas. “Encontrar uma forma de lidar com as tempestades e enchentes é uma tarefa que vai ocupar boa parte das cidades do planeta”, afirmou Colin Thorne, cientista especializado em rios da Universidade de Nottingham.
Campanha com atletas paralímpicos faz alerta sobre a meningite
Meningite é o nome dado à infecção na meninge, tecido que envolve o cérebro, contraída por vírus, bactéria, contaminação química ou trauma. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), de 5% a 10% das pessoas que contraem a doença morrem, mesmo com tratamento. E se não houver combate, a taxa de mortalidade fica entre 70% a 90%. Cinco atletas que integram a delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, e têm sequelas da meningite, participaram da campanha Internacional ‘Vença a Meningite’, que incentiva a vacinação. O combate à doença é feito com antibióticos.
Câmara cassa o mandato de Cunha
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de segunda-feira (12) a cassação do mandato de Eduardo Cunha. O placar mostrou 450 votos pela cassação e apenas 10 contra. Cunha já estava afastado do mandato. Com a decisão da câmara, fica inelegível até 2017.
Brasil perdeu 1,5 milhão de vagas com carteira assinada em 2015, pior marca em 31 anos
Pior resultado desde 1985, quando o levantamento começou a ser feito. Todas as regiões do país tiveram queda no número de vagas de trabalho com carteira assinada, sendo que a maior queda foi no sudeste. Apenas Piauí, Acre e Roraima tiveram aumento.