Redação Nota 1000
-->
Postado: 11 de julho de 2016|Nenhum Comentário

Semana de 03 a 09 de julho

ONU diz que vingança perante ataques de Estado Islâmico incentiva recrutamento:

Zeid Ra’ad al-Hussein, alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, afirmou que “É preciso derrotar o EI, e derrotá-lo em breve. Mas ao tentar derrotá-lo, temos que ser muito cuidadosos para não reagir às provocações da forma que eles querem que reajamos”. Uma resposta vingativa e mal pensada ao Estado Islâmico pode apenas incentivar o recrutamento de mais jihadistas.

Clique para saber mais. 

Espanhóis protestam contra a corrida de touros:

A Festa de São Firmino acontece em Pamplona, no norte da Espanha. As ruas da cidade ficam lotadas. A grande atração da festa é correr de touros em via pública. Este ano, manifestantes de 9 nacionalidades diferentes viraram ao mesmo tempo baldes de sangue falso sobre si mesmos enquanto gritavam: “Tourada, abolição!”.

g

Foto: AP Photo/Alvaro Barrientos

Clique para ver matéria completa.

Reino Unido começa a escolher o novo premiê:

Teve início na terça feira (5) o processo de votação para escolher o novo premiê do Reino Unido. David Cameron, primeiro ministro britânico, deixou o cargo após a saída do Reino unido da União Europeia. A ministra do Interior, Theresa May, é a favorita para assumir o cargo. O premiê será responsável por ativar o Artigo 50 do Tratado Europeu de Lisboa, notificando a ruptura oficial do Reino Unido com a União Europeia dando início às negociações de dois anos. O candidato (a) deve ser escolhido até 9 de setembro.

Clique aqui para saber mais. 

Chegada da sonda Juno a Júpiter:

Às 00h54 do último dia 5, após 5 anos de viagem, Juno finalmente alcançou a órbita do planeta Júpiter, o mais antigo do nosso sistema. A nave não tripulada poderá ajudar os pesquisadores a entender a história do sistema solar. A sonda tem aproximadamente o tamanho de uma quadra de basquete. O processo de chegada à órbita foi crítico, uma vez que são necessários movimentos muito precisos, como redução de velocidade e alterações na rotação. A missão chegará ao fim em fevereiro de 2018.

xx

Ilustração mostra a sonda espacial em órbita de Júpiter (Foto: NASA/JPL)

Renúncia de Cunha:

Na quinta-feira (7), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciou à Presidência da Câmara. Cientistas políticos dizem que o ato foi uma manobra para tentar salvar seu mandato como deputado. Cunha reponde a um processo por quebra de decoro parlamentar (quando a conduta individual exemplar não é seguida), que pode resultar em sua cassação. “Há muito tempo ele perdeu as condições de presidir, mas tem uma certa esperança em manter o mandato com esta renúncia”, avalia o cientista político Carlos Pereira para a UOL.

Clique aqui para acessar a matéria completa. 

Promotoria denuncia desmatamento pela Samarco:

Vistoria identificou obra irregular na área da barragem de Fundão (Mariana – MG). A perícia acusa que houve desmatamento da mata atlântica sem autorização e acúmulo de materiais que comprometeram o bom funcionamento da represa. A obra não tinha projeto e muito menos a autorização dos órgãos ambientais. O Ministério Público recomendou que a Samarco “submeta previamente à aprovação dos órgãos ambientais estaduais competentes (sem prejuízo de outras autorizações exigidas legalmente) todas as medidas necessárias para o controle da situação decorrente do rompimento da barragem de Fundão”.

Clique para saber mais. 

 


Tags:, , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *