O vestibular da Unesp é um dos mais importantes do país, e só a redação corresponde a 28 dos 100 pontos totais da prova (17,95% da média total). Porém, não pense que é simples: a prova conta com uma banca própria, muito conceituada no mercado de trabalho e com características ímpares na redação.
Por esse motivo, essa etapa pode até definir quem é ou não aprovado na Universidade. Para isso, o spoiler das dicas de como ir bem na redação Unesp é mostrar o seu repertório sociocultural, com conhecimentos da atualidade, argumentos de autoridade etc.
E então, já percebeu a importância da redação Unesp para a aprovação do aluno e quer saber o que fazer pra mandar bem? Continue conosco e conheça nossas dicas!
Redação Unesp
A redação cobrada por essa Universidade, que é uma das mais tradicionais do país, é dissertativa-argumentativa, muito comum nos principais vestibulares do país e no Enem. Afinal, dessa maneira é possível analisar a capacidade argumentativa dos alunos, além do já mencionado repertório sociocultural.
A própria temática da última redação Unesp, ‘’O carro é o novo cigarro?’’ mostra isso, ao provocar uma reflexão sobre os efeitos do transporte na sociedade. Contudo, se você acha que basta focar no gênero de redação mencionado para ter bons resultados, enganou-se. A Unesp conta com particularidades que precisam ser levadas em conta.
1. Tenha atenção ao tema
Fugir do tema pode fazer você zerar a redação Unesp, e sua fuga parcial pode comprometer bastante sua nota. Sendo assim, dobre a atenção e o cuidado durante a leitura do enunciado e ao conectar a mensagem do gráfico e os textos de apoio com o seu ponto de vista e recursos argumentativos.
Uma forma interessante de testar sua capacidade interpretativa com relação ao tema proposto é analisar os temas das edições anteriores e seus enunciados. Por exemplo:
- 2019: Compro, logo existo;
- 2018: Voto facultativo no Brasil;
- 2017: A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira;
- 2016: Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?;
- 2015: O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil;
- 2014: Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?;
- 2013: Escrever: o trabalho e a inspiração;
- 2012: A bajulação: virtude ou defeito?.
Como você elaboraria uma redação a partir das temáticas apresentadas, que costumam ser sempre polêmicas? Analise o texto de apoio de cada ano e elabore o texto.
2. Invista na objetividade
Para sustentar um ponto de vista, é preciso não apenas levantar pontos argumentativos com autoridade, mas também organizá-los de forma objetiva, para que a redação não se perca nas ideias, podendo até fugir ou tangenciar o tema proposto, e cumpra o limite de linhas.
Sendo assim, é preciso organizar a redação em introdução, desenvolvimento e conclusão de modo coerente. Primeiro, é necessário contextualizar a temática e apresentar seu ponto de vista, que será desenvolvido em até 3 parágrafos e concluídos no seguinte. Afinal, além da qualidade dos argumentos apresentados, a banca analisa a capacidade de organizar as ideias com lógica e coerência.
3. Utilize frases curtas
Quando se fala de objetividade, isso também inclui a produção de frases mais curtas, simples e diretas. Isso vai contra o senso comum de que quanto mais longos e escritos de forma complexa forem os parágrafos, melhor a impressão dos avaliadores.
Porém, na maior parte dos casos, isso gera a produção de textos artificiais e argumentos vazios. A situação só piora quando a redação é construída a partir de estruturas prontas, sem originalidade, e que muitas vezes são ensinadas nas escolas.
4. Tenha uma argumentação bem fundamentada
Já percebeu que organizar bem os argumentos é indispensável para chamar atenção positivamente dos corretores, certo? Para isso, você deve ter argumentos sólidos e embasados para provar determinado ponto, como dados de pesquisas, citações de especialistas no assunto, contexto histórico etc.
Outra dica interessante na hora de produzir a redação Unesp é mostrar argumentos contrários ao ponto de vista que você apresentou. Isso mostra a capacidade de analisar diversos pontos de vista e a preparação para entrar na universidade, que é uma das mais tradicionais e requisitados do Brasil, desde que você saiba organizar essas ideias.
Além disso, diferentemente do Enem e outras redações, a Unesp não exige que o candidato apresente uma proposta de intervenção, mas sim reforce o ponto de vista dito inicialmente. Porém, a decisão fica a critério do redator, caso tenha uma proposta pertinente.
5. Respeite a estrutura
Conforme mencionado, o gênero da redação Unesp é dissertativo-argumentativo e a estrutura precisa seguir a lógica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Para isso, muito mais que seguir modelos padronizados, que quando em excesso podem tirar a originalidade e a profundidade das ideias apresentadas, é necessário ter coerência nas ideias.
6. Tenha cuidado com a expressão
Além dos fatores mencionados, é preciso garantir o domínio da língua portuguesa para mostrar que você está apto a ingressar na Universidade, o que inclui boas avaliações em ortografia, pontuação, sintaxe, morfologia, escolha lexical, grau de formalidade coerente com o assunto tratado e as exigências da banca etc.
Para isso, além de praticar realizando redações e contando com correções explicativas, é importante aprimorar o repertório em várias áreas do conhecimento, além de acompanhar as atualidades por meio de podcasts, jornais impressos, redes sociais informativas etc. Tudo isso ajuda no aperfeiçoamento da escrita e melhora a qualidade das redações.
Além disso, lembre-se de que existe um tempo limite para a conclusão do vestibular. Assim, é indispensável saber distribuir bem o tempo entre as questões objetivas e a produção textual. Afinal, isso também contribui para a objetividade no texto, critério que conta pontos com os avaliadores.
Percebeu como a redação Unesp tem particularidades que precisam ser levadas em consideração? Além de ficar de olho nas dicas apresentadas para apresentar um melhor desempenho, é fundamental contar com correções feitas por profissionais de renome na área e que oferecem feedbacks ao estudante.
Gostou do nosso post? Aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e ajude seu ciclo de amigos a aprender mais sobre a redação Unesp!