Os professores de redação geralmente propõem uma temática a ser desenvolvida pelos estudantes em sala, uma vez que a maioria dos vestibulares, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), requer a produção de um texto conforme um assunto específico.
No entanto, investir em redação tema livre é uma opção para despertar a criatividade da turma.
Pensando nisso, este conteúdo mostra por que é preciso treinar a habilidade de elaborar textos, definindo o que caracteriza a redação de tema livre e explicando de que forma essa modalidade deve ser usada para melhorar a produção dos alunos. Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!
Por que é necessário treinar a escrita dos alunos?
A escrita — diferentemente da modalidade oral da língua, que é mais intuitiva e informal — requer muito treinamento para que o aluno consiga desenvolvê-la, respeitando a norma padrão do português e criando uma redação compressível aos leitores.
Assim, treinar a redação é uma maneira de melhorar a forma de escrever, dominando os critérios formais da língua e ampliando o conhecimento sobre os diversos gêneros textuais em circulação na sociedade. Igualmente, a prática prepara os jovens para os desafios do futuro, com um mercado de trabalho letrado e bastante competitivo.
O que é a redação de tema livre?
A prática de redação livre, diferentemente daquela guiada por um tema específico, não estabelece uma temática geral para o discurso. Nesse sentido, essa opção é interessante para despertar a criatividade dos estudantes.
Eles podem se expressar sobre um assunto de sua preferência, destravando algum medo de escrever, mas sem esquecer de elaborar um texto coeso e coerente, adequado para um contexto formal de uso da língua portuguesa.
Como a redação de tema livre ajuda na produção textual?
A prática textual é vista pelos alunos, muitas vezes, apenas como uma disciplina, na qual eles têm de produzir textos para serem avaliados pelos professores da escola e pela comissão corretora do vestibular. Ainda que exista esse caráter disciplinar da escrita, não é preciso encarar essa competência de maneira desinteressante para os jovens.
Por isso, vale a pena investir em redação livre, com a qual os alunos podem se expressar e transformar uma visão engessada e pouco prazerosa quanto à elaboração de uma redação.
Outra dica para turbinar a produção de textos com foco no vestibular é integrar uma plataforma online de prática e correção de redação. O Redação Nota 1000, por exemplo, é pioneiro nesse serviço, ajudando os candidatos a elaborar redações instigantes, seguindo o padrão exigido pelo Enem e por outros exames nacionais.
Neste conteúdo, você observou o que é e por que é importante investir em redação tema livre, para ajudar o estudante a desenvolver a habilidade de produção textual, sem que a prática seja desinteressante. Igualmente, vale apostar em plataformas online de elaboração e correção de redação, preparando os jovens para o vestibular e para os desafios futuros.
Gostou do post? Se sim, assine gratuitamente a newsletter do blog e receba outros materiais interessantes sobre redação e dicas para melhorar a sua produção textual!