O acesso à internet e às ferramentas de tecnologia da informação é cada vez maior entre os estudantes brasileiros.
Por isso, o Exame Nacional do Ensino Médio passa por reformulações e deve apresentar em 2021 uma nova versão.
Neste texto, você entende o que é e como vai funcionar a redação no Enem Digital. Além disso, o post explica o que é e como funciona o Enem, quais são as principais novidades na aplicação da prova digital e como contar com ajuda profissional para garantir uma redação perfeita. Tem interesse no tema? Continue a leitura e atualize-se sobre o assunto!
O que é e como funciona o Enem?
O Enem foi criado há mais de 20 anos com o objetivo de avaliar estudantes no final do ensino médio. Desde 2010, com a exigência do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, a prova passou a ser um requisito para ter acesso às melhores universidades e centros universitários do país, sendo um dos vestibulares com maior número de inscritos em todo o mundo.
O Enem, normalmente, é realizado em dois dias, nos quais os estudantes recebem provas com questões fechadas, nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de uma redação, com tema divulgado apenas na hora do exame.
Quais são as principais novidades na aplicação digital da prova?
O segmento da educação foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Dessa forma, o Enem Digital é uma opção do Ministério da Educação para que concluintes do ensino médio possam conquistar uma vaga nas universidades, mantendo os critérios sanitários para conter o avanço do vírus no país.
Uma novidade importante da prova digital em relação à versão impressa tem a ver com a data de aplicação. O Enem Digital ocorrerá nos dias 31 de janeiro de 2021 e 7 de fevereiro de 2021, enquanto o modelo tradicional estará disponível antes, em 17 de janeiro de 2021 e 24 de janeiro de 2021.
Por outro lado, o Enem Digital deve ser realizado, necessariamente, em computadores disponibilizados nas escolas e faculdades onde a prova ocorre. Para saber onde a sua prova deve acontecer, é preciso verificar no documento que comprova a sua inscrição e o seu local de aplicação do teste.
Estão aptos a fazer o Enem Digital todos os estudantes que poderiam realizar a prova impressa e decidiram optar, no ato de inscrição, pela nova modalidade do vestibular. Em 2021, o Ministério da Educação informa que 50 mil pessoas farão a aplicação piloto da prova no ambiente digital. A implantação do Enem Digital será progressiva e, até 2026, deve ser obrigatória para todos os inscritos.
Como deve ser a redação no Enem Digital?
De acordo com o Ministério da Educação, a redação ainda não deve ser realizada em computador no início de 2021. Isso implica dizer que a prova será feita em formato impresso, assim como o Enem tradicional. O texto dissertativo, com até 30 linhas de conteúdo, deve ser escrito na Folha de Redação, a ser entregue ao fiscal no final do exame.
Como a Redação Nota 1000 ajuda a se preparar para a nova versão da prova?
Manter o foco nos estudos em casa e se dedicar à produção de textos pode ser complicado, ainda mais quando existem alterações na aplicação das provas. Contudo, plataformas como a Redação Nota 1000 ajudam o aluno a adequar o seu texto aos critérios de correção on-line do Enem, trabalhando individualmente no desempenho e na progressão textual de cada estudante.
Neste post, você viu como será a primeira edição da redação no Enem Digital, uma modalidade adaptada aos dias atuais e que promete atender a expectativa dos alunos a partir de 2020. No entanto, para gabaritar a prova e conquistar nota alta em todas as competências, é preciso manter uma rotina de estudos e praticar, sempre, a produção e a revisão textual.
Quer se dar bem na redação do Enem Digital e na produção textual de outros vestibulares? Não espere mais e entre em contato com a Red1000 para conhecer os nossos serviços de correção e aprimoramento de texto!