Considerando o poder que a educação oferece, capaz de transformar vidas e elevar o patamar de instituições, o investimento em projetos pedagógicos para ampliar esse potencial é indispensável em qualquer lugar do Brasil.
Porém, especialmente quando isso acontece em um país com diversos pontos negativos na educação, de acordo com o relatório do PISA, como desigualdade entre escolas públicas e privadas, alto índice de reprovação e baixa disponibilização de computadores e acesso à internet com finalidades educacionais, a importância de projetos pedagógicos só aumenta.
Então, quer se inspirar em projetos pedagógicos para aplicar na sua escola? Continue a leitura e veja os quatro que listamos para você!
1. VOJO: no combate a falta de infraestrutura
A Ilha de Maré, localizada próximo de Salvador, abriga cinco mil pessoas, distribuídas em nove comunidades quilombolas, e sofre com a dificuldade de acesso à internet e ao transporte escolar, o que compromete o estudo dos moradores.
Para contornar essa situação, nasceu o projeto VOJO, que utiliza tecnologia de voz para transmitir os conteúdos educacionais em áudio para celulares e até telefones públicos. A viabilidade da ideia contou com o apoio do instituto MIT, um dos maiores do mundo no ramo da tecnologia, além da capacitação de 20 estudantes que vivem nas comunidades e ajudaram a desenvolver o processo.
2. Caixa Postal: educação em tempos de pandemia
Um professor de física, atuante na zona sul de Manaus, criou o Projeto Caixa Postal, para que estudantes depositem suas atividades escolares dentro de uma caixa — que poderiam ter sido até produções textuais e redações voltadas ao aprimoramento da caligrafia —, evitando o contato físico em tempos de pandemia.
Afinal, em muitas instituições educacionais os alunos ainda têm dificuldade de acesso a computadores, o que colocaria barreiras no conhecimento e no desenvolvimento, caso a única possibilidade de entrega fosse virtual, como acontece em inúmeros cenários.
3. Âncora: combate a redução das diferenças
O projeto surgiu ainda nos anos 90, no interior de São Paulo, em Cotia, pensando em reduzir as diferenças educacionais de crianças e adolescentes em uma região marcada pela desigualdade.
Após as aulas na escola pública, eram oferecidas atividades educacionais e lúdicas, para que os alunos continuassem aprendendo em um espaço educativo que possibilitasse a ocupação das horas livres.
4. Cartografias de Sentidos nas Escolas: exploração do entorno dos colégios
O projeto pedagógico foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e escolas do município de Belo Horizonte.
O foco sempre esteve na construção de um mapa sensorial da cidade, para que os alunos pudessem explorar os arredores do colégio e entender mais sobre o espaço a partir de características, sons, depoimentos dos moradores e cores do ambiente. Para tanto, o projeto teve auxílio de videogames, celulares, internet e recursos audiovisuais.
Conforme observamos, a aplicação de projetos pedagógicos na escola é uma maneira de contribuir para o desenvolvimento do aluno e da própria instituição, além de valorizar a identidade e a diversidade dos estudantes. Estes, inclusive, são elementos recorrentes na redação e questões objetivas do Enem. Quanto a isso, nós da Redação Nota 1000 fazemos nossa parte e contribuímos para melhores resultados.
Quer continuar se atualizando a partir dos conteúdos da Redação Nota 1000? Aproveite a visita ao blog e assine nossa newsletter para receber todas as novidades via e-mail!
Gostou das informações? Quer conferir mais dicas de gestão escolar? Então siga a Redação Nota 1000 nas redes sociais: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no Youtube!