Todos os dias, temos acesso a diferentes informações, que chegam rapidamente até nós. Isso é reflexo da agilidade com que a tecnologia evolui e a sociedade absorve essas novas ferramentas.
Outra consequência é o surgimento de “profissões do futuro”, podemos dizer. Cada uma delas consegue lidar de maneira diferente com essas alterações comuns em nossa rotina e relação de trabalho.
Ao mesmo passo que se teme que alguns profissionais percam suas carreiras, é possível pensar que surgirão outras ramificações. Essas podem unir conceitos tradicionais a novas formas de trabalho. Para entender melhor do que estamos falando, conheça as 6 principais profissões do futuro!
1. Cientistas de dados
O profissional cientista de dados do futuro será mais bem aproveitado em diferentes áreas. Nas instituições de ensino, será possível aplicar Big Data e dados internos para melhorar a performance de avaliações externas e internas. Outro exemplo é a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na saúde e biologia.
Novas descobertas e codificações de DNA são feitas por meio da rápida leitura de dados dessa tecnologia sofisticada. Mesmo sendo de uma área informatizada, a interpretação dessas informações dependerá completamente de profissionais médicos, pesquisadores e formados na saúde. Ou seja, multidisciplinaridade no mercado de trabalho.
2. Gerentes de talentos
Acompanhar o desenvolvimento do capital humano, entender suas necessidades e oferecer benefícios, promovendo escalada na carreira dentro da empresa, é o que gerentes de talentos fazem. As corporações já entenderam que essa é a melhor forma de economizar a longo prazo na manutenção de seus quadros de colaboradores.
Isso, porque recrutar, selecionar e aplicar treinamentos para, depois de alguns meses, demitir é o que mais gera custos dentro das empresas. Vale muito mais a pena encontrar o profissional certo e investir nele, para que seja feliz dentro da organização e continue dando frutos positivos para a própria carreira.
O gerente de talentos trabalhará dentro do departamento de Recursos Humanos (RH), acompanhando de perto o desenvolvimento de todo o capital humano. Isso demanda a criação de estratégias de headhunting (caça de talentos) e de crescimento profissional dentro da empresa.
3. Designers de UX
Com as tecnologias disponíveis para o grande público, é preciso que todos consigam ter acesso ao que é produzido. Aqui, entra a necessidade de um profissional que pense como um usuário. Se o sistema for muito difícil de usar, como as empresas poderão implementá-lo em todas as áreas da companhia?
No ramo educacional, por exemplo, é preciso entender como os estudantes e professores usarão a plataforma. Nesse caso, são eles os usuários e é para eles que o profissional de Design UX deve desenvolver a interface do sistema.
Alunos e professores dependerão do seu bom funcionamento, além de entendimento da tecnologia. Para isso acontecer, os profissionais de UX são os mais indicados, fazendo pesquisas, testes e atualizações que correspondam ao que o usuário precisa da ferramenta.
De forma prática, podemos pensar nesse profissional como o arquiteto. O engenheiro constrói a casa, mas é o arquiteto que garante que toda aquela estrutura faça sentido, seja fácil de usar e ofereça praticidade para o dia a dia de quem morar na casa. O designer de UX faz exatamente isso quando há o desenvolvimento de um sistema informatizado.
4. Especialistas em marketing para e-commerce
As lojas virtuais, conhecidas também como e-commerces, estão cada vez mais populares. Um dos reflexos da inclusão da internet em nossas rotinas é podermos, do próprio smartphone ou computador de casa, fazer compras no mercado, agendar viagens e comprar cursos, como de redação online.
Para manter diferentes estratégias devidamente alinhadas, atrair o público desejado e desenvolver novas formas de uso e conteúdos, o marketing é necessário. Assim, o especialista em marketing para e-commerce se torna uma profissão do futuro que poderá atuar em diferentes segmentos, desde a venda de artigos esportivos até insumos e materiais médicos.
Organizações nacionais, pequenas ou grandes, assim como empresas multinacionais, são alguns dos exemplos que necessitam de uma pessoa capacitada nessa questão. Além disso, outras áreas que estão crescendo no setor online são:
- escolas e faculdades;
- setor alimentício;
- mercado do turismo e viagens;
- serviços digitais e materiais online.
5. Professores online
Uma profissão do futuro é o professor online. Sem eles, é muito mais difícil replicar conhecimento e técnicas. Com falta de novos conhecimentos, várias outras áreas de trabalho ficam defasadas e carentes de trabalhadores capacitados.
Para entender: por exemplo, se não houvesse professores, como surgiriam médicos? Incluir novas tecnologias na rotina escolar é uma das novidades das profissões do futuro.
É assim que surgiram as mudanças no trabalho do professor, dando mais mobilidade à sua atuação. De qualquer lugar com acesso à internet, é possível conversar com um ou mais alunos, ajudá-los no entendimento de matérias e repassar exercícios. Os materiais de trabalho são um mix do tradicional com o novo:
- câmera filmadora de vídeo;
- livros;
- quadro e canetas;
- lista online de exercícios;
- internet;
- materiais didáticos digitais.
6. Criadores de conteúdo para web
Com todas as inovações, é comum que o mercado de negócios fique mais acirrado. Uma forma de diferenciar-se da concorrência e acertar em cheio a fatia de público da empresa é investir no marketing digital. Assim, surgem os criadores de conteúdo para web, sendo eles produtores e desenvolvedores de diferentes formatos, como:
- vídeos de tipos diversos para as várias redes sociais;
- redações para blogs;
- mídias digitais;
- conteúdos interativos.
Esse profissional do futuro trabalha com as equipes de marketing, desenvolvendo estratégias de mapeamento, análise e criação. É preciso conhecimento profundo sobre o perfil de cliente dos negócios e de suas necessidades. Inclusive, instituições de ensino podem aproveitar esse profissional para criar materiais didáticos digitais e otimizar recursos.
A correção pode ficar por parte dos próprios professores, que usarão o conteúdo em suas aulas online. Mais uma vez, podemos ver que as diferentes formas de trabalho e carreiras se cruzam nos corredores das organizações, cada uma trazendo seu conhecimento para levar a outra mais adiante.
O que você achou dessas profissões do futuro? É importante que pesquise mais a fundo aquelas que lhe interessam. Assim, você conhece mais detalhes sobre a atuação, mercado de trabalho, remuneração e cursos necessários para a profissionalização. Isso tudo ajudará você a tomar a decisão certa para sua carreira.
Muitas pessoas, jovens e adultas, têm dúvida sobre o futuro de suas carreiras. Uma ótima ideia para ajudá-las é compartilhar este post em suas redes sociais! Vamos lá?