É normal não se manter produtivo o tempo todo, principalmente quando existe a necessidade de conciliar trabalho e estudo.
Assim, caso você esteja em preparação para um vestibular ou viva uma rotina profissional carregada, considere o cansaço como natural algumas vezes.
Porém, a partir do momento em que a produtividade no trabalho sofre prejuízos por atitudes e escolhas erradas, surgem problemas. Inconsistências, distrações e falta de foco podem piorar o rendimento, comprometendo os resultados almejados.
Portanto, ao longo deste artigo, mostramos 5 atitudes capazes de reduzir a produtividade no trabalho e o que fazer para evitá-las no dia a dia. Confira!
1. Excesso de redes sociais
As redes sociais são muito importantes para estudar, mantendo conexão às notícias e tendências do mundo. Inclusive, representam instrumentos úteis para a aprendizagem, principalmente na área de atualidades. No entanto, elas viram um problema grave quando tomam muito tempo do dia.
Acessar esses redes em excesso todo causa perda de concentração, aumentando as chances de procrastinação e atraso nas entregas. O melhor é evitá-las durante o horário de trabalho, reservando apenas um momento específico para acompanhar as novidades.
2. Falta de metas e foco
Outro elemento prejudicial à produtividade no trabalho está na falta de metas claras, ou mesmo do foco necessário para alcançá-las. Afinal de contas, é sempre importante ter uma ideia sobre onde se quer chegar e do que fazer no caminho. Trata-se, aliás, de um dos fatores essenciais para nos mantermos constantemente motivados.
Procure estabelecer metas de curto, médio e longo prazo para a sua vida. Pense em como atingi-las e não esqueça que, em alguns casos, será preciso abrir mão de determinadas coisas até chegar lá. Para manter o foco, tente incluir no dia a dia atividades que possam ajudar, como a prática de exercícios físicos.
3. Ausência de treinamentos
No entanto, se a rotina for muito repetitiva, a tendência é executarmos as tarefas de maneira automática, perdendo a criatividade ou a sensação de bem-estar, o que compromete a produtividade. Um bom exemplo disso é estudar um mesmo assunto sem fazer testes que estimulem o raciocínio.
Independentemente dos seus objetivos, realize treinamentos constantes para testar suas habilidades, apostando em exercícios, cursos ou atividades. Isso contribui também para estimular a criatividade e novos aprendizados, de forma natural e intuitiva.
4. Estresse elevado
Mesmo que seja normal viver momentos estressantes, o estresse excessivo pode minar a sua produtividade no trabalho. Sem falar no risco de consequências graves para a saúde.
Portanto, o ideal é tentar evitar ao máximo situações de estresse na rotina. Além disso, prefira atividades que promovam mais bem-estar e relaxamento, como a meditação, pelo menos alguns minutos por dia.
5. Insatisfação com o trabalho
Muitas vezes, a insatisfação com o trabalho compromete a produtividade. Investigue as causas desse sentimento e tente resolver o problema o quanto antes.
Se não for possível encontrar uma solução, talvez seja melhor buscar outro trabalho ou atividade que traga maior satisfação profissional.
O importante é saber identificar as causas para a baixa produtividade no trabalho e tentar minimizá-las da melhor forma. Certamente você conseguirá os resultados esperados, estimulando ganhos de qualidade de vida e motivação.
Gostou do post? Quer conferir mais dicas para a sua carreira? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades!