Sabia que tirar nota máxima na redação do Enem equivale à metade da pontuação total do exame? Do mesmo modo, zerar essa etapa pode eliminar as chances de ingresso em universidades públicas ou de conquistar uma bolsa nas privadas. Portanto, praticar redação é indispensável.
Afinal de contas, se a prática não leva à perfeição, porque perfeição não existe, pelo menos ela ajuda a se aproximar de notas melhores, concorda? De quebra, também é importante para que você gerencia melhor o tempo: ninguém merece desperdiçar o Enem com uma folha em branco e sem saber como começar.
Se sentiu alguma preocupação a respeito do assunto, continue conosco: preparamos um resumo com três dicas para você aplicar na redação e mandar bem no Enem. Acompanhe!
1. Se atualizar sobre os principais assuntos e tendências
Já ouviu dizer que quem mora no Brasil não morre de tédio, pois todos os dias temos novidades pra comentar? É preciso ficar por dentro de tudo isso a partir de jornais, podcasts, revistas, livros e até redes sociais com conteúdos de fontes confiáveis — se estiver atualizado, vai saber que as fake news são mais comuns do que se imagina.
Porém, não se limite aos assuntos daqui: a política internacional, por exemplo, costuma ter destaque no Enem, e em períodos como eleições americanas tidas como uma das mais importantes da história, a atualização cumpre papel indispensável.
Se manter em dia é importante para que você tenha domínio e segurança com qualquer tema de redação. Como se não bastasse, ainda há um claro ganho de capacidade para relacionar determinada temática a outros assuntos, mostrando repertório cultural.
2. Estabelecer uma quantia de redações semanais
Caso você tenha familiaridade com a vida fitness, é possível que estabeleça metas do tipo ‘’treinar todos os dias por meia hora’’ ou ‘’fazer uma corrida de 2km’’. A mesma lógica serve para as redações: sem estipular objetivos, fica difícil mensurar o seu desenvolvimento e o tempo que evolui para a construção dos textos, por exemplo.
Assim, que tal incluir pelo menos duas redações semanais no cronograma de estudos e depois, se necessário, aumentar a quantidade? Lembre-se de que, para obter melhores resultados, é importante se desafiar e trabalhar com diferentes eixos e temas. Afinal, em todos os anos a proposta de redação do Enem apresenta temáticas versáteis.
3. Corrigir as redações
Já inseriu no cronograma de estudos uma quantidade específica de redações feitas semanalmente? Ótimo. Dessa maneira você, no mínimo, já consegue gerir melhor o tempo e produzir com maior rapidez. Para obter textos de sucesso e que atendam as competências da redação do Enem, é importante corrigi-las e seguir o feedback fornecido.
Por exemplo, existem plataformas online que contam com professores experientes para correção das redações, além de apontar os pontos fortes e fracos do aluno em cada produção, para que ele saiba como melhorar constantemente.
E aí, entendeu a importância de praticar redação? Está louco pra fazer uma agora mesmo? Para que tudo funcione de acordo com o desejado, não abra mão da frequência e nem das dicas oferecidas ao longo do post!
Se quer continuar aprendendo, aproveite a visita ao blog e confira 6 erros de português mais comuns na redação!