Vamos com calma. Sabemos onde se escondem as palavras: em livros, jornais, revistas ou mesmo na internet. E sabemos que o melhor jeito de encontrá-las é através da leitura. Somente a leitura nos permite penetrar surdamente no reino das palavras, como ensinam os versos de Drummond[1]. Mas o que ganhamos com isso?
Conhecimento. Pense, por exemplo, no que podemos aprender com o mito de Ícaro (Mitologia grega), que, ao ganhar asas, desrespeita os conselhos de seu pai e tenta voar até o Sol, mas termina por cair de volta ao chão. Ou ainda: que lição podemos tirar da incomunicabilidade da família de Fabiano, que não consegue conversar entre si e, no entanto, todos desabafam com a cachorra Baleia (Vidas Secas, de Graciliano Ramos). Esses ensinamentos se tornam muito mais presentes por meio da leitura de obras literárias: com elas aprendemos com outros homens e nos tornamos mais sábios.
Além da leitura de obras literárias, outros materiais como jornais e revistas, artigos acadêmicos ou textos de blog/redes sociais, constituem importantes fontes de conhecimento. Para desenvolvermos nossa própria opinião e visão de mundo ou para criticarmos um assunto e propormos mudanças, nós temos que estar bem informados. Precisamos comparar diferentes fontes, saber analisar dados e estabelecer relações. É por meio da leitura que desenvolvemos nossa capacidade analítica e conseguimos ir mais a fundo nas questões com que nos deparamos no dia a dia. É a leitura a nossa principal ferramenta de formação intelectual e, portanto, humana.
Com o tema “Por que se lê tão pouco no Brasil?”, disponível aqui no site do Redação Nota 1000, queremos estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre a importância da leitura e também provocar em nós o desejo de ler. Já diz um ditado popular adaptado que “gente lendo gera gente lendo”.
Link para o tema:“Por que se lê tão pouco no Brasil?”
Vem cá, me conta uma coisa: qual livro você andou lendo recentemente?
PALAVRAS BOAS PARA USAR E PESQUISAR:
Leitura; conhecimento; prazer; informação; empatia; sabedoria; empoderamento
DICAS PARA UMA BOA DISSERTAÇÃO SOBRE ESSE TEMA
1. Não caia na cilada de dizer simplesmente que é tudo culpa do governo: sabemos que o Estado tem o dever de garantir os direitos da população na prática e que a formação de leitores é um desses deveres. No entanto, ao responsabilizar o Estado, você deve apontar também o quê deve ser feito e quem especificamente tem a responsabilidade de fazer: campanhas para a leitura? Quem é o público-alvo? Quais ações você sugere para essa campanha? Quem deve fazê-la?
Lembre-se que há várias esferas e órgãos responsáveis pela educação: o Ministério da Educação, as Secretari de Educação dos diferentes estados e de cada município. Mostre também quais ações a família e a sociedade civil organizada (ONGs) poderiam desenvolver para ajudar na resolução do problema.
2. A leitura como obrigação não deu bons frutos até hoje. Como fazê-la virar prazer?
3. Será que a internet e as redes sociais atrapalham ou ajudam a leitura? Se, por um lado, elas tiram o tempo e o interesse das pessoas em ler livros e outros materiais impressos, por outro lado elas também promovem o acesso de milhões de brasileiros à conteúdos e textos de todos os tipos. Defenda seu argumento com cuidado!
[1] Poema “Procura da Poesia” de Carlos Drummond de Andrade. Disponível em: https://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/procura.htm
Boa tarde! A família tem papel fundamental no incentivo da leitura. É através dela que temos o primeiro contato e gosto pela leitura, por influência dos pais. A escola pode influenciar, mas não de forma obrigatória, mas sim prazerosa. Através de feiras,gincanas,visitas a bienal,etc…
Assim, desenvolver nos alunos essa pratica que tanto ajuda na melhoria de vida do ser humano como cidadão.