Durante o período escolar, os alunos precisam de suporte para além dos conhecimentos técnicos oferecidos pela instituição, como valores éticos e morais e a formação cidadã.
É justamente nisso que consiste a orientação educacional, que se torna indispensável para o desenvolvimento dos estudantes.
A orientação educacional é ainda especialmente válida por contribuir para a listagem das maiores dificuldades e habilidades dos alunos, o que pode não ser tão fácil de realizar sem um acompanhamento mais próximo. Assim, fica mais fácil para a instituição solucionar uma série de obstáculos na aprendizagem.
Então, quer saber mais sobre orientação educacional, seus objetivos, atribuições e modo de funcionamento? Continue a leitura e descubra!
Quais são os objetivos da orientação educacional?
Na instituição de ensino, o professor é responsável pelo cumprimento do currículo escolar. Enquanto isso, o orientador educacional tem como objetivo gerir o currículo oculto, que são os valores que fazem parte de relações interpessoais, que podem envolver problemas de convivência e dificuldades de aprendizagem. Ainda, deve contribuir para uma formação consciente, construção de visão e mediação entre escola e comunidade.
Quais são as atribuições da orientação educacional?
Conforme mencionado, o orientador educacional cuida da formação cidadã dos alunos. O ideal é que exista um profissional específico para essa função. Porém, em muitos lugares, essas atribuições são realizadas pelo diretor, professores e coordenadores.
De acordo com o decreto n.º 72.846/73, que regulamenta a profissão, as atribuições consistem em:
- ajudar os docentes na compreensão dos estudantes para que ajam de forma adequada com eles;
- orientar o desenvolvimento pessoal dos alunos, que inclui a formação de valores, sentimentos, atitudes e emoções;
- mediar possíveis conflitos entre docentes, alunos e demais membros da comunidade;
- organizar e realizar projetos político-pedagógicos e da proposta pedagógica da escola;
- conhecer a legislação educacional do país;
- participar do currículo pleno escolar.
Qual é o papel da orientação educacional nas aulas remotas?
A necessidade de implementação das aulas remotas durante a pandemia do coronavírus também torna necessária a orientação educacional, já que existe uma maior atenção com o desenvolvimento pessoal dos alunos e o auxílio do controle das emoções de cada um deles e dos professores.
Assim, é possível mediar e resolver conflitos que podem surgir dentro da relação digital e que atrapalham o aprendizado. No entanto, apesar das semelhanças com o trabalho de um psicólogo, estamos falando de profissões diferentes.
Isso porque o responsável pela orientação educacional, mesmo que lide com problemas de convivência e demais dificuldades, foca no aspecto pedagógico dos envolvidos e não tem condições de oferecer orientações terapêuticas.
Como você pôde perceber, a orientação educacional realiza um papel indispensável nas escolas para o melhor desenvolvimento de todos os envolvidos. Durante as aulas remotas, essa atuação se torna ainda mais importante, devido ao distanciamento físico e aos problemas emocionais e de convivência que isso pode ocasionar. Para o melhor desempenho do orientador, é preciso que o coordenador trabalhe de forma conjunta em prol do mesmo objetivo.
Gostou do post? Aproveite a visita para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!