O conteúdo para revisão no estudo para o vestibular é muito extenso. Por isso, estratégias que visam maximizar os resultados são muito bem-vindas.
Para ajudar a montar seu cronograma de estudos, entender o que mais cai na FUVEST e reforçar seus conhecimentos nos assuntos frequentes é fundamental.
Quer saber mais sobre a FUVEST e os tópicos mais comuns em cada matéria? Veja nossas dicas a seguir!
Como será a prova da FUVEST?
A FUVEST é o vestibular para quem quer ingressar na Universidade de São Paulo (USP). Por se tratar de uma das universidades públicas mais renomadas do país, é muito concorrida. Assim, cada ponto fará a diferença na classificação!
A prova ocorre em duas fases, sendo a primeira de questões objetivas e a segunda de questões discursivas. A prova da 1ª Fase da FUVEST 2021 será realizada no dia 10 de janeiro, e as provas da 2ª Fase nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021.
Na primeira fase, todos os alunos fazem a mesma prova, e cada candidato responde a 90 questões objetivas para serem resolvidas em cinco horas. Cada enunciado conta com cinco alternativas, abordando as matérias do ensino médio.
Na segunda fase, as matérias dependem do tipo de curso escolhido pelo candidato. Todos fazem redação, e alguns também fazem provas de habilidades específicas (em cursos como artes, música e arquitetura). São quatro horas de prova, que contempla 38 questões discursivas e uma redação. A divisão das questões é a seguinte:
- 10 de Língua Portuguesa;
- 16 divididas entre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química;
- 12 questões específicas com duas ou três disciplinas da área do aluno (exatas, humanas ou biológicas).
O que mais cai na FUVEST?
A prioridade nos estudos sempre será para o que mais cai na FUVEST. Por isso, separamos os assuntos recorrentes em cada área da FUVEST para você incluir em seu cronograma de estudos, veja abaixo!
Matemática
- Geometria plana e analítica;
- trigonometria;
- funções;
- progressões aritmética e geométrica;
- análise combinatória;
- probabilidade.
Biologia
- Sistemas do corpo humano;
- ecologia;
- genética;
- botânica;
- estrutura celular.
Física
- Leis de Newton;
- cinemática;
- estática;
- termodinâmica;
- circuitos elétricos.
Química
- Tabela periódica;
- cálculo estequiométrico;
- reações de combustão;
- química orgânica.
História
- Brasil republicano e colonial;
- guerras mundiais;
- civilizações clássicas e antigas;
- feudalismo e idade média.
Geografia
- Geopolítica;
- geografia física e humana;
- relações sociais e econômicas.
Língua portuguesa
- Norma culta: ortografia, concordância e gramática;
- intertextualidade;
- interpretação de texto.
Inglês
- Interpretação de texto;
- verbos básicos, como o “to be”;
Redação
A redação da FUVEST é um texto dissertativo. A proposta de redação aborda temas da atualidade e visa verificar a capacidade de argumentação e criatividade dos alunos. Assim, o que mais cai na FUVEST tem relação com atualidades. Para ir bem na prova, fuja de textos cansativos. Invista em coesão e coerência para uma redação mais interessante.
Estudar o que mais cai na FUVEST é uma maneira de conseguir organizar os estudos e otimizar a preparação. É importante reforçar os conteúdos que são frequentes para ter mais chances de conquistar notas altas no exame. Lembre-se de estudar um pouco de cada matéria, pois zerar mais da metade das questões na segunda fase desclassifica o aluno. Por isso, a consistência nos estudos para o vestibular é o segredo do sucesso!
Como está sua preparação para a FUVEST? Tem alguma dúvida ou dica? Comente abaixo e participe da discussão!