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Blog Redação Nota 1000
Gestão escolar

8 dicas de captação para ampliar o número de matrículas na escola

Publicado por Ligia em 25 de novembro de 2020 | Atualizado em 18 de dezembro de 2020
6 minutos para ler

Para continuar crescendo, as escolas particulares precisam investir na captação de alunos. E não dá para esperar que o boca a boca, quando uma pessoa conta para outra sobre a instituição, seja suficiente. É fundamental adotar uma estratégia apropriada para aumentar o número de matrículas e conquistar cada vez mais estudantes.

O fato é que, com o aumento na quantidade de escolas privadas, a tendência é que o mercado de educação seja cada vez mais competitivo, principalmente nas médias e grandes cidades. Assim, é importante conhecer os seus diferenciais e trabalhá-los de forma ativa para atrair e reter os alunos.

Aqui, engana-se quem pensa que é só fazer um marketing bem-feito. Na verdade, todas as atitudes e decisões da instituição influenciam a captação de alunos. A seguir, veja 8 dicas de como aumentar o número de matrículas e melhorar os resultados da sua escola!

1. Tenha visão, missão e valores claros

Algumas empresas ainda insistem em não registrar sua visão, sua missão e seus valores. Isso é um erro grave, pois eles é que demonstram quais são as crenças e como é a cultura organizacional. Assim, é essencial que eles constem no Projeto Político Pedagógico (PPP), desde a criação da escola.

A visão consiste na forma como a instituição percebe o mundo, no que ela acredita. A missão é um resumo dos objetivos, que serve para orientar as ações da escola. Já os valores são as crenças e as regras que norteiam a sua atividade. Divulgar esses ideais é importante para que as pessoas sejam atraídas por se identificarem com eles, engajando os alunos e os pais.

2. Estabeleça metas e objetivos

Os objetivos são os resultados almejados pela instituição, enquanto as metas são os números necessários para alcançá-los. São fundamentais para a estratégia de captação, pois a orientam, guiando as ações dos gestores e funcionários. Dessa forma, cada vez que uma meta for atingida, ela pode ser repensada para impulsionar ainda mais o crescimento da escola.

No entanto, é preciso que tanto as metas quanto os objetivos sejam viáveis, de acordo com a realidade da escola e do mercado. Do contrário, eles podem servir para desmotivar a equipe, gerando uma frustração em todos por não conseguirem o resultado desejado. Para tanto, é só comparar os resultados anteriores e fazer uma boa pesquisa para saber como está a concorrência.

3. Invista em estratégias de marketing

Hoje em dia, o marketing digital é o preferido das instituições de ensino, por ser capaz de divulgar a marca para um público muito específico. Assim, é difícil imaginar alguma escola que ainda não tenha pelo menos um site e páginas nas redes sociais. Mas é necessário ir além.

Uma estratégia de marketing deve ser completa, contemplando todas as possibilidades de alcance do público almejado. Por isso, o ideal é investir em uma estratégia multiplataforma, que inclua site, redes sociais, mídias digitais pagas, e-mail marketing e blog, além de ações offline, como outdoors, eventos e outras mídias offline.

4. Ofereça diferentes descontos

É bem difícil que o preço das mensalidades seja o principal atrativo para uma escola, pois os valores e a qualidade do ensino costumam vir em primeiro lugar. No entanto, esse pode ser um fator a ser considerado, caso os pais estejam indecisos entre uma instituição e outra. Ou seja, é interessante considerar uma política de descontos para aumentar o número de matrículas.

Os descontos podem ser definidos de acordo com a série do aluno ou as condições para a entrada na escola. Por exemplo, pode ser dado um desconto maior para aqueles vindos de escolas públicas ou para quem fizer a matrícula antecipada, ainda no ano anterior. No entanto, é muito importante definir regras bem claras para as promoções antes de divulgá-las, evitando dores de cabeça e reclamações.

5. Simplifique o processo de matrícula

Alguns processos de matrícula ainda são extremamente burocráticos, e isso pode afastar novos alunos. O ideal é oferecer um atendimento de qualidade, que preze pela agilidade nos processos e pela humanização, resolvendo os problemas de maneira individualizada.

Uma forma de facilitar esse ponto é colocando o processo de matrícula no site, parcial ou totalmente. Assim, os pais que chegarem à instituição por meio dos seus anúncios na internet e redes sociais podem garantir a vaga do filho na própria página da escola.

6. Invista nos professores

O corpo docente costuma ser o maior atrativo para a escolha de uma escola. E não é por acaso, uma vez que os professores são os principais responsáveis pelo processo de aprendizado. Inclusive, muitas instituições focam na divulgação dos profissionais como um de seus diferenciais.

Dessa forma, é imprescindível contratar bons professores e investir na capacitação deles. Além disso, eles precisam se sentir motivados e engajados durante toda a permanência dos alunos na escola.

7. Foque na retenção dos alunos

Por mais que seja importante se preocupar com a captação de alunos, também é necessário investir na retenção. Isso porque o número de matrículas novas não deve servir apenas para compensar o número daqueles que deixaram a instituição.

O único modo de equilibrar essa balança é atuar na fidelização, entendendo as necessidades dos alunos atuais e solucionando os problemas da melhor forma possível. Vale lembrar que eles também podem contribuir para divulgar a sua escola, caso estejam satisfeitos, ou para falar mal da instituição, atuando como detratores.

8. Adote novas tecnologias

A maioria das dicas apontadas até aqui podem ser facilitadas com a adoção de algumas tecnologias. Afinal, existem ferramentas que agilizam a comunicação e o relacionamento entre a escola e os pais dos alunos, tornando o processo de matrícula bem mais simples.

Além disso, algumas soluções, como um software de gestão, podem ser integradas ao site para proporcionar mais comodidade. Sem contar que a adoção de mais tecnologia transmite a imagem de uma instituição inovadora, um grande diferencial competitivo.

Agora que você já sabe como aumentar o número de matrículas, pode implementar essas mudanças aí na sua escola. Certamente elas vão contribuir bastante para melhorar os seus resultados e destacar a sua instituição no mercado educacional.

E aí, gostou dessas dicas? Como você acredita que pode aumentar o número de matrículas na sua escola? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!

Saiba como alinhar o Projeto Pedagógico à BNCC
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