A pandemia do coronavírus impôs uma nova realidade a todos os brasileiros. Nas escolas, depois de um período, as atividades foram retomadas a distância. No entanto, esse modelo trouxe novos desafios para alunos e professores. Nesse cenário, as metodologias ativas no ensino remoto têm se destacado por contribuírem para um maior desempenho na aprendizagem.
Na verdade, já faz um tempo que o modelo tradicional de ensino vem sendo questionado. Mas agora a sua substituição se tornou mais urgente. Afinal, é preciso manter os alunos motivados e engajados, mesmo estando em casa e sem a influência direta dos professores. Então, a proposta é colocar os estudantes como protagonistas na construção de conhecimento.
Mas como fazer isso na prática? É o que mostraremos neste artigo. Continue lendo e saiba como funcionam as metodologias ativas no ensino remoto e sua importância no contexto atual!
O que são metodologias ativas de aprendizagem?
As metodologias ativas são métodos de ensino em que há uma maior participação dos alunos no processo de aquisição do conhecimento. Eles são levados a se expressar mais, discutir e encontrar o próprio caminho para aprender. Assim, desenvolvem mais autonomia, senso crítico e capacidade de resolver problemas.
As atividades levam cada estudante a ter uma experiência diferente na aprendizagem. Por isso, podemos dizer que ele se torna protagonista do processo. Ou seja, o professor deixa de ser o único ou o principal responsável pelo ensino, algo que faz cada vez mais sentido no ensino a distância, uma vez que os profissionais não conseguem mais acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos.
Por que elas são importantes no ensino atualmente?
Há muito tempo o modelo tradicional de educação, em que o professor transmite conhecimento ao aluno, vem sendo debatido nas escolas. Diversos especialistas acreditam que ele não promove a aprendizagem, exatamente por não engajar os alunos no processo, sendo parcialmente ou totalmente ineficaz.
Por outro lado, nas metodologias ativas, o que se percebe é que o aluno não apenas participa, como é o sujeito do seu desenvolvimento intelectual. Ele é levado a aprender na prática, por meio de atividades cognitivas, sensoriais e lúdicas, e isso não é por acaso.
O fato é que a sociedade tem evoluído de uma forma em que as pessoas estão mais ativas no processo de busca por informação, entretenimento e aprendizado. Em grande parte, isso foi motivado pelas próprias transformações sociais, em que as relações se tornaram mais fluidas. No entanto, a tecnologia também foi essencial para essa mudança, uma vez que atua como um facilitador desse processo de ensino.
Quais são as metodologias ativas mais usadas?
É possível adotar inúmeras metodologias ativas no ensino remoto. Todas elas voltadas para proporcionar uma experiência mais efetiva aos alunos em relação aos temas abordados nas aulas e aos materiais didáticos. A seguir, podemos destacar as mais utilizadas atualmente.
Sala de aula invertida
Como o próprio nome indica, na sala de aula invertida, são os alunos que expõem os conteúdos durante as aulas. Isso acontece por meio de debates, apresentações ou outras maneiras de expressão individual. Ou seja, os estudantes ensinam uns aos outros ao compartilharem o conhecimento e suas visões sobre cada assunto. O professor, no caso, atua mais como um mediador.
Gamificação
A palavra gamificação vem de game — jogo, em inglês. É uma metodologia ativa que utiliza jogos diversos para o desenvolvimento dos alunos. Cada vez que concluem uma tarefa, eles ganham pontos, que podem ser individuais ou coletivos, promovendo uma competição saudável. Assim, de forma lúdica e em uma linguagem comum a muitos deles, os estudantes são levados a aprender mais e avançar nos estudos.
Trilhas de aprendizagem
As trilhas de aprendizagem são uma metodologia voltada para o desenvolvimento personalizado do aluno. Têm sido bastante utilizadas atualmente, pois possibilitam que cada estudante vá evoluindo no seu aprendizado de acordo com o seu desempenho. Dessa forma, cada conteúdo aprendido representa um passo dado em um caminho, uma trilha.
Ensino híbrido
O ensino híbrido já era adotado antes da pandemia, somando o ensino na sala de aula com atividades individualizadas em laboratórios de informática. No entanto, com a educação a distância, a proposta muda um pouco. A ideia é que uma parte do conteúdo e das atividades seja desenvolvida nas videoaulas e outra parte pelos próprios alunos. Ou seja, em vez de utilizarem os computadores da escola, eles usam as máquinas e outros recursos em casa para complementar o aprendizado.
Rodas de conversa
As rodas de conversa podem ser entendidas como uma versão da sala de aula invertida. Porém, nesse caso, há um estímulo à discussão de um assunto pelos alunos. Ao manifestar suas opiniões e ouvir as dos demais, eles são incentivados a desenvolver melhor suas ideias e a capacidade de raciocínio crítico.
Essa metodologia já vinha sendo usada antes da pandemia, mas no ensino remoto ganhou ainda mais adesão por promover o engajamento dos alunos a distância. O professor pode orientar e incentivar a participação deles por meio de videochamada.
Como adotar as metodologias ativas no ensino remoto?
É importante que cada professor verifique quais metodologias ativas adotar no ensino remoto. Para tanto, é necessário entender quais são os objetivos e as necessidades dos alunos, tanto individual quanto coletivamente. Além disso, uma metodologia não exclui a outra. Assim, elas podem ser usadas de modo complementar.
Também é bom considerar qual o tema a ser abordado, pois isso pode influenciar no modo como os alunos assimilam o conteúdo. É preciso escolher as ferramentas adequadas, que permitam uma maior interatividade entre estudantes e professores.
Nesse caso, é fundamental que a escola invista em bons recursos tecnológicos, como aplicativos e softwares que contribuam para uma comunicação efetiva entre docentes e discentes e ajudem na capacitação. Já para os profissionais, é importante saber identificar qual o perfil dos alunos e como eles podem se desenvolver melhor.
De todo modo, as metodologias ativas no ensino remoto podem trazer excelentes resultados, proporcionando um melhor aprendizado a distância. Vale a pena investir nessas práticas, que contribuem para que a educação seja mais efetiva em um momento tão delicado para todos.
Agora, queremos saber sua opinião! Gostou do post? Como você acredita que as metodologias ativas podem ser adotadas no ensino remoto? Responda nos comentários abaixo!