O segmento da educação é um dos mais competitivos atualmente, uma vez que novas instituições, comprometidas com o ensino e a aprendizagem, surgem a cada dia. No entanto, para construir uma marca de autoridade e angariar mais público, é preciso investir em marketing educacional, tema sobre o qual você descobre neste texto.
Além de aprender sobre o conceito, você conhece por que o marketing educacional faz a diferença em uma instituição pedagógica e sabe quais são as principais estratégias para quem quer crescer usando táticas administrativas, como a criação de aplicativos, as parcerias com influencers e a atualização dos websites. Leia agora mesmo e tire as dúvidas sobre o assunto!
O que é o marketing educacional?
Marketing educacional é uma disciplina que ajuda a elaborar estratégias, com base em pesquisas sociais, para melhorar o serviço oferecido à comunidade escolar.
Nesse sentido, as táticas administrativas possibilitam que a instituição supere desafios e consiga uma melhor taxa de satisfação entre os tutores e os pais dos estudantes, sendo uma importante ação para crescer em um setor bastante competitivo.
Por que o marketing educacional é relevante para uma instituição?
Se você está se perguntando por que aplicar marketing educacional na sua instituição, aqui vai a resposta: essa tática operacional é fundamental na hora de conquistar mais alunos, uma vez que não apenas capta, mas também fideliza os clientes, responsáveis pela matrícula dos estudantes.
Ao mesmo tempo, a estratégia de marketing educacional deve impactar a imagem da escola na sociedade, construindo uma marca competitiva, que respeita valores sociais e está comprometida com os desafios atuais. Dessa forma, a tática administrativa remodela a relação da instituição com o público, despontando os diferenciais do centro educacional frente à concorrência.
Quais são as diferentes estratégias de marketing escolar?
Até aqui, você sabe o que é e por que investir no marketing educacional para ser bem-sucedido no planejamento escolar. Mas quais são, exatamente, as estratégias que ajudam a concretizar as metas nesse segmento?
1. Criação de aplicativos
Foi-se o tempo em que o ambiente escolar era totalmente avesso às tecnologias. Um exemplo são os aplicativos educacionais, que ajudam os estudantes a fazerem determinadas tarefas e a aprenderem novos conteúdos. Por isso, você pode investir na criação de um app personalizado, que aproxime o jovem do dia a dia da escola, aumentando, por exemplo, a taxa de retenção escolar.
2. Realização de parcerias com influencers
Hoje em dia, os influencers, que têm muitos seguidores nas redes sociais e dialogam diretamente com um nicho, são um trunfo para o marketing educacional, já que podem contribuir para diversos aspectos da sua marca, adequando a linguagem e as ações administrativas à vida dos estudantes.
3. Atualização de website
O website é uma das principais ferramentas para criar uma imagem coerente para o seu público, uma vez que é possível descobrir, no ambiente virtual, quais são os serviços e o modo como a instituição atua na sociedade.
Além de remodelar a página institucional na internet, você também deve apostar em marketing de conteúdo, na criação de material para o blog da empresa, com informações pertinentes para o público que ajudam a sua marca a ganhar voz e a conquistar autoridade diante da comunidade escolar.
Neste material, você descobriu o que é marketing educacional, uma estratégia que usa pesquisa para criar táticas de negócio no ambiente escolar. Nesse sentido, estratégias como a criação de aplicativos, a atualização de website e as parcerias com influencers podem aproximar a sua marca do público e destacá-la como referência no setor.
Gostou do texto? Se sim, compartilhe o artigo nas suas redes sociais e ajude a sua comunidade a descobrir os benefícios do marketing educacional para as instituições!