Todo mundo busca formas de ser mais produtivo no dia a dia e conseguir lidar com todas as tarefas.
Para isso, é fundamental realizar uma boa gestão de tempo no trabalho, gerenciando as horas para um melhor rendimento. Do contrário, além de não conseguir cumprir com todos os compromissos, pode haver um esgotamento físico e mental.
De fato, muita gente sofre com o excesso de tarefas, sendo que a falta de tempo costuma ser apontado como o principal motivo. Tudo isso pode levar a problemas graves, como o estresse e a depressão. Até mesmo a frustração em não conseguir dar conta da rotina já é suficiente para gerar danos.
Se você precisa administrar melhor a sua rotina, continue lendo o artigo. Nele vamos dar dicas de como fazer a gestão de tempo no trabalho para ser mais produtivo e ter mais qualidade de vida. Confira agora!
O que é gestão do tempo?
Já parou para pensar na quantidade de distrações que surgem ao longo do trabalho? Uma checada nas redes sociais ou no WhatsApp é suficiente para tomar minutos preciosos do seu dia, tirando o foco e a concentração. Sem contar as ligações pelo telefone, as conversas com os colegas e qualquer outra coisa que chame atenção.
Não é que tudo isso não possa fazer parte da sua rotina. Inclusive, é bem provável que você precise parar para responder e-mails e checar o WhatsApp em algum momento. A diferença é saber como fazer isso de uma maneira que não atrapalhe as demais tarefas.
Dessa forma, podemos dizer que a gestão do tempo no trabalho é uma forma de controlar as atividades ao longo do dia com foco na eficiência e na entrega. Para tanto, é necessário organizar a rotina, reservando um momento para cada atividade, mesmo aquelas que pareçam corriqueiras, como checar as mensagens no Facebook ou tomar um café.
Como fazer a gestão de tempo no trabalho?
Na prática, a gestão de tempo no trabalho requer certo comprometimento. Afinal, é preciso abandonar velhos hábitos e assumir a responsabilidade sobre a sua rotina. Por exemplo, você já pensou em como “um minutinho” pedido pelas pessoas pode durar mais de meia hora? Esse tempo roubado pode prejudicar muito a sua produtividade. Nesse caso, o melhor é pedir que os colegas voltem em outro momento, ao menos que o assunto seja urgente. A seguir, veja outras dicas!
Reduza as distrações ao redor
Se você tem um prazo a cumprir, o ideal é cortar todas as possíveis distrações. Assim, deixe o celular fora do alcance das mãos para evitar a checagem de mensagens. Também é bom desativar ou silenciar todas as notificações. Depois, é só reservar um tempo para ler tudo de uma vez e retornar alguma ligação perdida.
Faça um planejamento semanal
Uma forma de começar a gerir o seu tempo é fazer um planejamento de todas as suas atividades da semana. Destaque tudo aquilo que precisa ser feito, reservando um momento para cada obrigação. Por sinal, até mesmo algum projeto que esteja parado pode ser incluído. Ao final da semana, você pode analisar o que foi cumprido para se organizar melhor na semana seguinte.
Organize a sua agenda
Além do planejamento semanal, você pode criar um diário, uma agenda com todos os compromissos e tarefas a serem realizadas naquele dia. É importante reservar, realmente, o tempo necessário para terminar tudo.
Por exemplo, se você tem uma reunião marcada com duração de 30 minutos, mas sabe que as pessoas costumam se estender em até uma hora, deve reservar esse tempo na sua agenda. Devem ser colocadas, inclusive, pausas na manhã e à tarde para tomar um café.
Anote todas as pendências
Não perca tempo pensando nas coisas que não conseguiu fazer. Anote todas as suas pendências e encontre um momento na agenda para resolvê-las. Caso contrário, você vai se desgastar sem necessidade se preocupando com algo que não pode ser feito naquele momento.
Evite procrastinar
Sabe a frase “não deixe para depois o que você pode fazer agora”? Pois é, trata-se de seguir o seu planejamento e tentar resolver as coisas em cada momento. A procrastinação, ou seja, o hábito de deixar tudo para a última hora, é uma grande vilã do seu tempo e da sua produtividade. A tendência é que as tarefas se acumulem, sendo necessário resolver tudo de uma vez. É pior ainda quando surge algum imprevisto ou emergência.
Mantenha o foco
Ser multitarefa até tem sido uma habilidade valorizada nos últimos anos. De fato, em alguns momentos, pode ser necessário conciliar duas ou até três atividades, mas isso não deve ser uma constante.
Esse hábito compromete a gestão de tempo no trabalho e a sua produtividade, pois a sua concentração fica dividida. Geralmente, o que acontece é uma divisão da atenção, ou seja, se você levaria uma hora para fazer uma coisa e 30 minutos para terminar outra, leva uma hora e meia para resolver as duas. Por isso, o ideal é manter o foco e acabar cada tarefa no tempo que for preciso.
Respeite seus limites
É normal não conseguir lidar com muitas obrigações ao mesmo tempo. Se você não consegue cumprir seus prazos, muitas vezes pode ser que esteja sobrecarregado. Assim, é importante tentar priorizar aquilo que precisa ser resolvido imediatamente. Para tanto, organize suas tarefas em ordem de prioridade, separando-as de acordo com o nível de urgência.
No entanto, é necessário avaliar se as coisas são realmente urgentes ou se elas podem ser deixadas para depois. E isso não é sinal de procrastinação, mas sim de organização. Pois se você resolver algo em um tempo menor do que deveria, pode ser que aquilo não saia como o esperado. Ou seja, viver em estado de urgência pode comprometer a qualidade e a eficiência do seu trabalho.
Agora que você já viu como fazer a gestão de tempo no trabalho, pode colocar essas dicas em prática para ser mais produtivo. Certamente terá melhores resultados no dia a dia e de maneira mais saudável, refletindo na sua vida profissional e na pessoal.
Gostou de saber como fazer uma gestão de tempo no trabalho? Então, compartilhe o artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar dessas dicas!