Redação Nota 1000
-->
Postado: 21 de junho de 2018|Nenhum Comentário

Confira uma lista dos erros mais comuns nas redações dos alunos e não faça igual!

Fuga ao tema

Mesmo com sua redação impecável se houver fuga ao tema você zera. Então esse é um ponto muito importante. Um exemplo: se você fizer uma redação sobre “A Persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (ENEM 2015)” e só abordar a violência em geral há uma fuga ao tema. Por isso é muito importante ler os textos motivadores e guiar sempre sua proposta de intervenção para a resolução do problema proposto.

 

Erros Gramaticais mais comuns nas redações

Esse tópico tem vários pontos a serem observados. Para escrever bem é preciso ler e treinar. Ter cuidado com acentuação e pontuação, conseguir diferenciar onde vai o N ou o M, saber fazer a concordância verbal e nominal, entres outros. É importante evitar escrever palavras que você não está acostumado ou termos muito rebuscados, afinal, você sabe mesmo o que é “hodiernamente”?

 

Coloquialismos, oralidade e gírias

Dentro da gramática também temos outros fatores que afetam bastante sua nota. Lembrando que o texto deve ser sempre formal então não podemos escrever “né”, “tá”, “vc” pois essas são formas extremamente coloquiais. As gírias devem ser evitadas ao máximo sendo permitidas somente quando for explicitado que é uma gíria e tenha relação direta com o tema proposto.

 

Citações sem sentido

Porque não usar citações atuais, de um livro que você está lendo ou uma série bacana?

Muitas vezes decoramos frases de filósofos, sociólogos ou personalidades mas nem sempre elas cabem no texto. Cuidado! A modernidade líquida pode servir para muitas coisas mas não é para tudo.

Proposta de Intervenção

O importante aqui é que não seja uma proposta vaga como “todo mundo precisa se conscientizar”, é necessário que você consiga explicar o como e porquê desta proposta. Elas precisam ser detalhadas com a síntese dela, os agentes que poderão fazer a implementação, como ela será feita e algum outro detalhe importante para ela.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *