Ir para o conteúdo
  • Gestão escolar
    • Desafios educacionais
    • Formação continuada
    • Planejamento escolar
    • Potencializando minha escola
    • Ferramentas para gestão
  • Tendências educacionais
    • Melhores práticas
    • Plano de ação
    • PP e BNCC
  • Temas de redação
    • ENEM
    • FUVEST
    • UNICAMP
    • Artigo
    • Carta de Solicitação
    • Crônica
    • Narrativa de Aventura
    • Relato
  • Alunos
    • Dicas de redação
    • Ferramentas grátis
    • Vestibulando
Blog Redação Nota 1000
Para professores e escolas

6 erros de português mais comuns para não cometer na hora da redação

Publicado por Rock Content em 15 de setembro de 2020 | Atualizado em 15 de setembro de 2020
6 minutos para ler

A redação tem uma grande importância na nota final do Enem e dos principais vestibulares do país.

Entre os critérios avaliados, está a correção gramatical e o respeito à norma culta da língua portuguesa, por isso, é fundamental que os candidatos não cometam os erros de português mais comuns, que podem tirar pontos preciosos.

Muitos desses erros não deveriam ser cometidos nem na prova, nem no dia a dia, uma vez que prejudicam não apenas a escrita de um bom texto, mas a conversação e o entendimento entre as pessoas. Ainda que sejam comuns, o ideal é evitá-los ao máximo em qualquer tipo de texto, principalmente no ambiente escolar.

Para ajudar você, separamos 6 erros de português mais comuns para não cometer na redação. Continue lendo e veja como melhorar a sua nota na prova escrita!

1. Ausência de vírgula

O uso da vírgula é, provavelmente, o erro mais cometido nas redações, pois muita gente se confunde na hora de usá-la. Na verdade, trata-se de um conjunto de erros, que rendem assunto para outro artigo.

Pode parecer um detalhe, mas se esse sinal de pontuação for colocado no lugar errado, pode alterar ou comprometer todo o sentido da frase. No exemplo “não, gosto de você”, em que alguém diz que gosta de outra pessoa, a frase teria o significado totalmente alterado sem a vírgula.

Esse é apenas um exemplo bem simples. Na prática, a vírgula pode ser bem mais problemática se for usada incorretamente. É o caso da separação entre sujeito e verbo, um dos erros de português mais comuns no cotidiano. Assim, a vírgula deve ser usada para:

  • separar elementos de mesmo valor em uma enumeração (ex.: Pedro, Ana, Victor e João foram até a loja);
  • destacar orações coordenadas (ex: Pedro saiu de casa, fechou a porta e foi embora);
  • separar conectivos no início de frase (ex.: mas, porém, portanto, todavia etc.);
  • isolar vocativo e aposto (ex.: Ana, vá até a casa do seu avô e veja com seu tio, João, se ele pode ajudar com a mudança).

2. Grafia errada das palavras

Outro erro bastante comum nas redações e no dia a dia é escrever as palavras incorretamente, inclusive, confundindo com outras semelhantes. Um bom exemplo é a troca entre “mas” (conjunção) e “mais” (advérbio). Na prova, isso pode ser o suficiente para perder pontos preciosos, então, é bom ficar de olho!

Também são comuns os erros ortográficos com a troca de letras das palavras, como no caso “consciente” sem o “s” ou “quis” com “z”. Não tem jeito: você pode até tentar memorizar todas as regras ortográficas, mas o ideal é melhorar o vocabulário, aprendendo a escrita dessas palavras com muita leitura, de modo a normalizar o uso correto dos vocábulos.

3. Uso incorreto de conectivos

Os conectivos são essenciais para dar mais coesão e fluidez ao texto, por isso, são bastante valorizados na correção da redação — mas podem ter o efeito contrário se forem usados de maneira inadequada.

É necessário respeitar o sentido de cada um dos conectivos e posicioná-los corretamente nas frases. O uso das vírgulas deve ser observado, como nos exemplos abaixo. O melhor é mantê-los no início da frase, para não haver confusões.

  • Não conseguiu, portanto, o respeito dos colegas (correto).
  • Não conseguiu, portanto o respeito dos colegas (errado).
  • Portanto, não conseguiu o respeito dos colegas (correto).
  • Não conseguiu portanto o respeito dos colegas (errado).

4. Erros de acentuação

Existem inúmeras regras de acentuação, e é bom estudar cada uma delas para não cometer alguns dos erros de português mais comuns. Também pode parecer pouca coisa, mas um acento errado pode retirar pontos, principalmente se o acento alterar o sentido da palavra.

Esse é o caso dos verbos “pode”, no presente do indicativo, e “pôde”, no pretérito perfeito do mesmo modo. Nessa hora, vale a pena dar uma conferida nas regras do acento diferencial, mas os problemas com a acentuação não param por aí.

Veja a classificação da escola no Enem

Muita gente erra ao optar pelo acento agudo ou circunflexo, ao colocar acento onde não existe ou não acentuar as palavras. Além disso, o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é a norma que deve ser atendida, por isso, também é bom conferir o que mudou nas regras de acentuação gráfica.

5. Troca dos porquês

Os “porquês” podem ser escritos de 4 formas distintas. Na verdade, cada um deles faz parte de uma classe gramatical e tem sentidos e funções diferentes nas frases. Isso significa que, se forem trocados, podem alterar completamente o sentido da frase.

Porquê (junto e com acento) é substantivo masculino, e significa “motivo” ou “razão”. Ex: Eu não entendi o porquê de você ter feito isso.

Porque (junto e sem acento) é uma conjunção, tendo o mesmo significado de “pois” e “uma vez que”, sendo usado em respostas e afirmações. Ex: Eu não entendi porque você não soube explicar.

Por que (separado e sem acento) é a junção da preposição “por” e do pronome “que”, sendo sinônimo de “por qual motivo” e usado em perguntas, diretas ou indiretas. Ex: Por que você não me explica isso direito?

Por quê (separado e com acento) tem o mesmo valor do anterior, mas é usado no final das frases. Ex: Você não me explica isso direito por quê?

6. Uso da crase

O nosso último dos erros de português mais comuns se refere ao uso da crase. É bom dar uma conferida em todas as regras, uma vez que podem acontecer muitas confusões. De todo modo, é importante lembrar que a crase é a junção da preposição “a” com o artigo “a” (singular ou plural), assim, jamais é usada antes de palavras masculinas, uma vez que o correto seria usar “ao”.

Ex: Vou aos Estados Unidos/ Vou à Inglaterra.

A crase não é usada, ainda:

  • antes de verbos (Ex: voltou a andar);
  • no singular antes de expressões no plural (ex: vou a vocês);
  • antes de números, com exceção das horas (ex: corria a 200 km/h);
  • em expressões repetidas (ex: dia a dia).

Por outro lado, ela é obrigatória:

  • antes de palavras femininas, quando há preposição e artigo (ex: voltou à Catedral da Sé);
  • antes das horas (ex: veio às 19h);
  • em locuções prepositivas ou conjuntivas (ex: à tarde);
  • em expressões de modo (ex: bife à cavalo).

Esses são apenas os erros de português mais comuns na redação. Para não cometê-los, é fundamental estudar as regras gramaticais, ler bastante e, é claro, treinar muito a redação. Com o tempo, a forma correta de escrever se torna mais natural para você, que passa a escrever cada vez melhor.

Gostou de conhecer os erros de português mais comuns? Quer saber mais sobre como evitá-los na redação? Confira nosso infográfico explicativo para fixar o conteúdo!

E-book Unicamp
Posts relacionados

Redação sobre pandemia: veja a importância!

Publicado por Ligia em 9 de abril de 2021

Como fazer um mapa mental?

Publicado por Ligia em 24 de março de 2021

Conheça as principais técnicas de memorização!

Publicado por Ligia em 23 de março de 2021

Deixe um comentário Cancelar resposta

redacaonota1000oficial

Redação Nota 1000
Você conhece a importância das conjunções para Você conhece a importância das conjunções para redação? Trata-se de “palavrinhas mágicas” que fazem toda a diferença na fluidez e compreensão do texto.  Podemos considerar que utilizá-las corretamente é tão importante quanto alocar bem as preposições e advérbios, por exemplo.  Embora muitas vezes passem despercebidas, impactam diretamente a coesão do texto e fazem muita falta quando não empregadas.  Corre lá na bio e visite o blog!  #redação #redacaoenem #redaçãonota1000 #red1000 #blog #dicas #dicasdeestudos #dicasderedação #conjuncão #escreverfazbem #escritacriativa #linguaportuguesa #escolas #alunosqueridos #linknabio
Nessa quarta-feira, dia 07 de abril, Alfredo Bosi, Nessa quarta-feira, dia 07 de abril, Alfredo Bosi, um dos maiores críticos literários do Brasil, faleceu vítima da Covid-19.  Era professor titular aposentado do curso de letras da USP e o sétimo ocupante da Cadeira nº 12 da Academia Brasileira de Letras.  Fica aqui a nossa homenagem com essa dica de leitura: O Ser e o Tempo da Poesia, de Alfredo Bosi, é constituído por seis ensaios e o autor procura refletir, com muito jogo criativo, como um poema pode atravessar o tempo.  #homenagem #alfredobosi #críticoliterário #dicas #dicadeleitura #osereotempodapoesia #cultura #repertorio #literatura #poesia #tempo #pandemia #covid #escolas #estudos #ficaemcasa
Muito se fala em ensino híbrido, ensino remoto ou Muito se fala em ensino híbrido, ensino remoto ou à distância, tecnologias educacionais e o impacto da pandemia na Educação.  Pensando nisso, nossa CTO, Carolina Siequeroli, escreveu um artigo que você pode conferir no Estadão com link na bio.  #redação #redacaoenem #redaçãonota1000 #red1000 #estadao #educação #ensinoremoto #ensinomedio #ensinoadistancia #ensinohibrido #startup #tecnologiaeducacional #pandemia #corona #linknabio👆
Começaram hoje as inscrições para o Sisu, siste Começaram hoje as inscrições para o Sisu, sistema que oferece vagas para as universidades públicas de todo o país.  Você pode se inscrever no site do programa gratuitamente. Só confirmar seus dados e escolher duas opções de cursos no sistema.  Vejas as datas das chamadas:  Inscrições de 6 a 9 de abril 
Chamada regular 13 de abril
Lista de espera de 13 a 19 de abril 
Matrícula de 14 a 19 de abril 
Convocação da lista de espera 23 de abril  #redacaoenem #sisu #enem #redação #redaçãonota1000 #red1000 #faculdade #universidades #vestibular

Posts populares

  • Tipos de conectivos para redação.
    Tipos de conectivos para redação
  • O que é tópico frasal e como escrever um bom na prova do Enem?
  • Descubra como fazer uma redação sem saber nada sobre o tema
    Descubra como fazer uma redação sem saber nada sobre o tema
  • Os tipos de redação da Unicamp são bem diferentes dos exames tradicionais, exigindo mais prática e flexibilidade dos candidatos. Veja gêneros textuais já cobrados na prova.
    Tipos de redação da Unicamp

Tags

alunos Atualidades avaliação BREXIT coordenador escolar coordenador pedagógico coronavirus DIcas dicas de estudos Dicas de redação DIssertação educação Enem ENEM 2016 ENEM 2017 ensino ensinoadistancia ensino de qualidade ensino híbrido ensino médio ensino remoto Escolas escolas fechadas escolas particulares estudos FUVEST gestão escolar Notícias pandemia planejamento escolar plataforma de redação professores red 1000 red1000 Redação redação enem redação nota 1000 redaçãonota1000 site de redação tecnologia educacional Temas temas de redação unicamp Vestibular vestibulares

Site criado por Rock Stage.