No post, vamos falar sobre a necessidade da inserção da transformação digital na escola e abordar estratégias eficientes, como a educação híbrida.
Além disso, explicamos o que é esse conceito e quais são suas vantagens. Aqui, você descobrirá detalhes a respeito da conexão entre estudantes e professores, autonomia na aprendizagem etc.
Com a chegada da transformação digital, o processo da Educação e do aprendizado passou por mudanças significativas. A comunicação está mais rápida e integrada à aplicação das tecnologias de informação, facilitando a implementação da educação híbrida. Esse modelo busca o atendimento eficiente e personalizado dos alunos das novas gerações.
Se quer ficar por dentro da importância da educação híbrida para gerar qualidade e eficiência ao processo de ensino, acompanhe a leitura!
Saiba o que é educação híbrida
A educação híbrida é uma metodologia que combina o ensino à distância (EAD) com elementos presenciais. O método une personalização e flexibilidade por meio de ambientes virtuais, e também permite os benefícios de conviver nas salas de aula. A junção pode ocorrer na modalidade semipresencial, realizando a maior parte das aulas online.
O ensino híbrido possibilita aos estudantes o cumprimento de atividades curriculares no seu próprio ritmo, acessando instruções e conteúdos conforme disponibilidade, e no local de preferência.
Por outro lado, o aprendizado fica facilitado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com videoaulas, jogos, e-books etc. Os professores prestam suporte constante às atividades pelo sistema, que é colaborativo.
Compreenda as vantagens da educação híbrida
Os preços dos cursos híbridos são mais baixos do que os presenciais, enquanto o conteúdo é capaz de alcançar pessoas de outras cidades.
As empresas aproveitam benefícios oriundos dessa modalidade de ensino ao disponibilizar treinamentos aos colaboradores, que ganham qualificação. Veja, a seguir, mais vantagens da educação híbrida!
Maior conexão entre alunos e professores
No ensino híbrido, os alunos e professores se conectam por intermédio de dinâmicas, debates e momentos específicos para tirar dúvidas. O contato ocorre no ambiente virtual, e outras atividades podem ser planejadas pelo grupo.
O programa para a transmissão do conteúdo é elaborado de acordo com as competências que os profissionais precisam desenvolver.
Autonomia na aprendizagem
Os alunos da educação híbrida desfrutam de uma maior flexibilidade do que os do ensino tradicional.
Eles têm autonomia para desenvolver o próprio ritmo, pausar aulas, voltar conteúdos, enviar dúvidas aos professores, ver comentários dos fóruns e finalizar atividades conforme o tempo disponível. Os planos de aula são menos rígidos e facilitam a adaptação.
Melhor aproveitamento das aulas
As aulas transmitidas pela internet podem ser revisadas e assistidas quantas vezes forem necessárias.
Esse benefício provém da gravação que fica à disposição dos estudantes nas plataformas, permitindo anotações e análises de detalhes de cada vídeo.
Entenda os principais desafios da educação híbrida
A capacitação dos coordenadores e do corpo docente para usar as tecnologias de comunicação e informação é o principal desafio.
Para implementar o modelo, os professores devem estar engajados na construção do processo de ensino híbrido e dispostos a aceitar as mudanças advindas da transformação digital.
Confira as práticas que devem ser adotadas
A implementação da educação híbrida depende do acompanhamento dos professores, da disponibilização do conteúdo teórico em ambiente virtual, da precificação adequada, da organização dos encontros presenciais e da execução de atividades em equipe.
Roteiros de aprendizagem são seguidos para o planejamento das matérias.
Agora você já compreende um pouco mais sobre a educação híbrida e como ela pode ser implementada! Esse modelo de ensino é muito importante para agregar qualidade, eficiência e modernidade ao processo de ensino. Ele otimiza o tempo dos estudantes, que adquirem conhecimentos relevantes e maximizam o preparo profissional para o mercado.
Gostaria de registrar a sua opinião sobre o assunto ou solicitar informações? Deixe aqui um comentário e aguarde o nosso retorno!