A redação é o tipo de coisa que se aprende fazendo. Ainda assim, o estudo pode ser direcionado e os bons hábitos ajudam muito no processo. Nesse sentido, pesquisar dicas para melhorar a redação é um ótimo começo, uma vez que é possível organizar a estratégia que mais funciona para você.
Nós já sabemos que, quanto maior a nota na redação, melhor. Por isso, confira a seguir quatro atitudes que auxiliam na hora da escrita. Tome nota e adote todas as práticas em sua rotina de estudos!
1. Leia sobre atualidades
As provas de redação como a do ENEM e de outros vestibulares avaliam a capacidade reflexiva e habilidades como argumentação fundamentada. Desse modo, para não ficar sem saber como desenvolver o tema é interessante ter uma noção de tudo o que está em pauta no mundo atual.
Os temas de redação se baseiam na atualidade, pedindo que o candidato reflita sobre os problemas apresentados, indique argumentos, contrapontos e soluções possíveis.
Quando já se conhece o tema, fica muito mais simples desenvolver o texto, não é mesmo? Por isso, leia notícias variadas, artigos de opinião e seleções de atualidades para vestibular. Não se esqueça também de usar apenas fontes confiáveis para seus estudos!
2. Escreva um pouco todos os dias
Para escrever bem é importante escrever bastante e com constância. Por isso, inclua a redação nos seus estudos diários: procure desenvolver vários textos voltados para a modalidade de dissertação, treinando seus argumentos, estrutura e também vocabulário.
Buscar a correção dos textos produzidos também é interessante para que seja possível visualizar os pontos fracos e implementar as mudanças necessárias para aumentar a sua pontuação.
3. Foque na gramática
Seus argumentos podem ser ótimos, mas a norma culta da língua portuguesa não pode ser negligenciada em uma boa redação. Por mais que apenas uma gramática perfeita não traga mais pontos, com ela você evita perdê-los desnecessariamente.
A única forma de entender gramática é estudando as regras, lendo bastante e visualizando exemplos práticos de uso de termos, palavras e pontuação. Quando identificar erros gramaticais em suas redações, por exemplo, volte aos conteúdos de gramática e faça uma revisão.
4. Aprenda a projetar o seu texto
A estrutura das redações do ENEM e vestibulares pode ser aprendida. Isso mesmo, o formato do texto é sempre o mesmo! O que se espera do candidato é o domínio da dissertação, apresentando um tema e conclusões acerca de problemas contemporâneos.
Parece redundante, mas o que se espera é que o texto tenha começo, meio e fim. Assim, temos uma estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Para projetar sua redação é importante saber organizar as ideias dentro da lógica da dissertação. Reservar alguns minutos para criar o “esqueleto” do texto é importante para evitar uma versão final incoerente, com uma conclusão improvisada às pressas.
Uma boa forma de trabalhar a organização do texto segue os seguintes passos:
- ler as referências e a questão apresentada, com direcionamentos e tema;
- coletar as ideias que aparecem após a leitura do enunciado;
- escolher as melhores opções de ideias;
- formatar os argumentos e distribuí-los para cada etapa (introdução, desenvolvimento e conclusão);
- conferir se há ligação entre as ideias da introdução e da conclusão — o final do texto deve “conversar” com a exposição inicial e deve ser consequência do desenvolvimento.
A redação é o tipo de habilidade que se desenvolve com o tempo. Aproveitar dicas para melhorar a redação e incorporar boas práticas no estudo para ENEM e vestibulares enriquece sua jornada! Escrever sempre, entender a estrutura e proposta das provas e estar em dia com as principais discussões da atualidade são elementos cruciais para aumentar a nota de qualquer candidato.
Gostou do artigo? Para ter mais dicas como estas, siga a Red1000 nas redes sociais: estamos no Facebook e no LinkedIn!