Por mais que se invista na prática de redação e no estudo de atualidades, nem sempre é possível acertar o tema, então fica aquela dúvida: o que fazer caso o tema da redação trate de um assunto completamente desconhecido?
Para ajudar com isso, vamos explicar como fazer uma redação sem saber nada sobre o tema. Sim, é possível se preparar para uma situação como essa!
Quer descobrir os segredos para uma redação benfeita e evitar sair do tema ou ser muito superficial? Veja a seguir nossas dicas de como alcançar um bom resultado, mesmo com temas desconhecidos!
Identifique os pontos centrais da proposta de redação
Leia o enunciado com calma e atenção. As ideias para o seu texto não precisam vir de um lugar desconhecido: as premissas da redação estão na proposta.
O que o examinador pretende verificar é como o candidato consegue articular temas específicos, partindo de um problema e usando sua cultura geral. Sendo assim, o segredo está em descobrir o que é o problema e quais seriam as soluções para ele. Lembre-se que é possível caminhar para uma melhoria, não necessariamente resolvendo todo o problema com a sua proposta de intervenção.
Separe as palavras-chave
Uma vez que você entende qual é o tema central e o problema, identifique as palavras-chave que se relacionam à proposta.
Por exemplo:
- ENEM 2018: “desafios para a formação de surdos no Brasil”
Palavras-chave: formação; surdos.
Palavras-chave relacionadas: pessoas com deficiência; educação; direitos fundamentais; inclusão.
Com essas palavras-chave, é possível fazer um brainstorming para coletar e estruturar os melhores argumentos para a sua dissertação. Não fuja do tema e procure investir em seus conhecimentos gerais para enriquecer o texto.
Prepare-se para trabalhar com qualquer assunto
O primeiro passo para aprender como fazer uma redação sem saber nada sobre o tema é entender a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. A proposta da redação apresenta ao candidato os pontos centrais para desenvolvimento do tema.
Quem sabe o que é essencial em um texto dissertativo sai à frente na luta contra a página em branco. Procure organizar as ideias no seguinte contexto.
Introdução
Apresentar a situação-problema contida na proposta e qual será a tese defendida durante o texto.
Dica Red1000: a situação-problema e os argumentos sobre ela serão encontrados na proposta de redação. Não precisa ser muito criativo: o importante é demonstrar sua capacidade de desenvolver um texto de acordo com o tema e que faça sentido do começo ao fim.
Desenvolvimento
Em dois parágrafos, pelo menos, apresente seus argumentos para a defesa da tese, usando elementos relacionados e exemplos que se encaixem na temática.
Dica Red1000: use exemplos e argumentos para defender a sua tese, lembrando de se manter dentro do tema. Por exemplo: se o tema trata dos “desafios para a formação de surdos no Brasil”, o candidato pode trabalhar conceitos como inclusão, dever de criação de políticas públicas de acessibilidade e o direito à educação como parte dos direitos humanos.
Conclusão
Descreva como o problema poderia ser resolvido, lembrando sempre que as possibilidades devem ser produtivas, não-violentas e respeitar os direitos humanos.
Dica Red1000: uma proposta de solução para o problema é indicar pessoas ou entes que poderiam trabalhar uma solução. Entenda melhor quem são os atores sociais e suas responsabilidades. Por exemplo: o Sistema Único de Saúde (SUS) poderia ser responsável por criar campanhas de conscientização e os entes governamentais poderiam trabalhar políticas de financiamento público para facilitar atividades ou reduzir desigualdades sociais.
Aprender como fazer uma redação sem saber nada sobre o tema é uma ótima forma de se sentir mais confiante e evitar a página em branco. Quando se trata de redação, as melhores notas são atribuídas aos candidatos que lidam bem com a estrutura e investem no treino de redação. Estude atualidades e produza muitos textos para ter mais segurança na hora da prova.
Quer ficar por dentro de outras dicas sobre redação? Curta nossa página no Facebook!