Conseguir uma bolsa ou vaga em universidade estadual ou federal é um grande desafio para os estudantes. Além dos conteúdos e das aulas do Ensino Médio, os candidatos precisam de reforço de cursinhos pré-vestibulares para aumentarem as suas chances de cursar uma graduação. Alguns tentam durante anos sem fazer um preparatório.
Outras pessoas têm dúvidas sobre a eficiência dessa alternativa, mas um curso é muito eficaz para relembrar os assuntos vistos em sala de aula. No entanto, trata-se de um sistema de ensino que requer dedicação e esforço. Neste post, vamos explicar como funciona o cursinho pré-vestibular e as suas principais vantagens, para que você consiga escolher a melhor opção.
Deseja obter dicas para a escolha de um excelente cursinho pré-vestibular? Continue a leitura do artigo!
Entenda como funciona o cursinho pré-vestibular
No cursinho pré-vestibular, todos os estudantes se esforçam atrás de um único objetivo: passar na prova e entrar para a faculdade. Essa meta específica exige bastante atenção aos conteúdos transmitidos, além de foco total durante as aulas. Veja a seguir como funciona um cursinho preparatório!
Preocupação com o aluno
Os cursos pré-vestibulares se preocupam com o desenvolvimento de seus alunos, oferecem grupos de pesquisas sobre temas, professores especializados, cronogramas, questões relacionadas às provas anteriores e dicas em geral.
Os profissionais promovem aulas diferenciadas, com didática mais dinâmica e liberdade. Não existem provas, de modo que os estudantes se sentem livres para estudar as matérias.
Conhecimentos específicos
Um cursinho produz conhecimentos especializados para a aprovação em cursos de graduação específicos, inclusive para as áreas de Física, Medicina e Engenharia.
Diante disso, os alunos conseguem realizar as questões dissertativas com maior probabilidade de êxito e notas maiores. Os estudantes participam de simulados online que são semelhantes às provas dos vestibulares, para ter mais eficiência.
Professor disponível
Os professores dos cursos pré-vestibulares estão disponíveis para tirar as dúvidas dos estudantes.
Eles são especialistas em questões que caem no vestibular e podem oferecer ótimos esclarecimentos. Fornecem dicas a respeito das provas, do tipo de cálculo mais indicado para usar nas respostas em alternativas e muito mais.
Informações novas
O curso pré-vestibular traz informações novas aos alunos, distintas daquelas repassadas pelos professores do ensino médio, que seguem um plano detalhado de estudos.
O profissional do cursinho pode dar mais ênfase em determinadas disciplinas conforme os conhecimentos que normalmente são cobrados nos vestibulares. Em virtude disso, os alunos acessam novos conteúdos, descobrem diferentes maneiras de fazer cálculos etc.
Confira as dicas de como escolher o cursinho ideal
Um curso pré-vestibular permite o estudo em horários determinados ou ao longo do dia inteiro, se assim for desejado.
Os alunos têm flexibilidade para trabalhar ou continuar o ensino médio se ainda não tiverem concluído, e podem compartilhar experiências e informações valiosas com seus colegas. Observe abaixo as nossas dicas para fazer a escolha certa!
1. Entender o tipo de curso que precisa
O primeiro passo a ser dado é descobrir que tipo de cursinho você precisa para atingir as suas metas. Existem várias opções no mercado, de modo que é preciso analisar o seu perfil para fazer a matrícula da forma correta. Os cursos extensivos, por exemplo, são apropriados para alunos que não tiveram um bom desempenho no ensino médio.
Eles cumprem papel importante para quem deseja estudar tranquilamente durante o ano letivo ou disputar uma vaga mais concorrida. Já os cursos semi-intensivos duram entre seis e oito meses e são indicados para quem carrega uma ampla bagagem de conhecimentos, mas precisa revisar as matérias.
A modalidade exige dedicação e estudo durante várias horas por dia. Os intensivos, por sua vez, geralmente têm duração de oito semanas. As suas aulas trazem os conteúdos principais de cada disciplina que costuma cair nos vestibulares. Portanto, indica-se para estudar sozinho, por conta própria.
2. Identificar se o conteúdo é suficiente
Avalie se o conteúdo do curso é o suficiente para você, se o ensino abordará os temas necessários para a obtenção de conhecimentos e aprendizagem. Converse com os professores e coordenadores sem ter receio de fazer perguntas.
Caso você queira estudar em uma universidade federal, selecione uma instituição especializada nesse segmento.
3. Verificar a qualidade do curso
Vale a pena verificar as instituições disponíveis, observando os seus objetivos e características para saber qual delas atenderá melhor as suas necessidades.
Faça uma pesquisa para entender qual é a qualidade do curso ofertado e analise o índice de aprovação nos vestibulares, além da reputação do cursinho entre os alunos que já estudam no local e o tipo de material didático.
4. Avaliar o custo-benefício
Selecione um curso vestibular que conseguirá pagar, mas que ofereça excelente custo-benefício, pois se trata de um investimento que impactará o seu futuro. Em sua avaliação que servirá para a tomada de decisão, inclua os fatores preço e qualidade da escola.
É interessante criar uma planilha com os valores do mercado e as características do cursinho: material, atividades, exercícios etc.
5. Considerar o tempo que tem disponível
Considere o tempo que você tem à disposição para estudar. Saiba que a aprovação e uma boa posição exigem esforço, foco e tempo de estudo.
Durante o curso, será necessário programar as suas horas de estudo, incluindo-as dentro das rotinas diárias. Algumas disciplinas podem ser mais difíceis de aprender, demandando maior tempo de dedicação.
6. Pesquisar a experiência do corpo docente
Pesquise a experiência do corpo docente para ter certeza de que os professores são experientes e estão habituados ao universo das provas. Eles devem manter atualização constante sobre os temas que já caíram e que provavelmente cairão nos próximos vestibulares.
Outro ponto relevante diz respeito aos treinamentos para alcançar o máximo de acertos nas questões.
7. Averiguar se o material de estudo é atualizado
Observe se o material de estudo da instituição é atualizado e se ela disponibiliza salas organizadas e silenciosas para o estudo, bibliotecas e outras áreas.
Os materiais e o ambiente de estudo são indispensáveis para o sucesso dos estudantes. Averigue se há fornecimento de livros, apostilas, videoaulas e outros itens necessários.
Enfim, essas são as sete dicas de como escolher o cursinho pré-vestibular ideal para você! Uma ótima ideia consiste em investir em uma plataforma como a Redação Nota 1000 para começar a treinar a escrita e obter vantagem diante dos concorrentes. Com a contratação, os alunos conseguem praticar e ver a correção estruturada de suas redações.
Precisa saber mais a respeito da Redação Nota 1000? Entre em contato conosco agora mesmo!