Não há dúvidas de que corrigir redação é uma atividade complexa, que requer bastante atenção do corretor quanto à interpretação do texto e, ao mesmo tempo, à estruturação de pontos, para melhorar a orientação do estudante na hora de elaborar o material.
Pensando nisso, este conteúdo mostra quais são as melhores práticas de correção para aplicar à aula, seja com a definição de um tipo específico de correção (resolutiva, indicativa e classificatória), a consideração de critérios exigidos pelos corretores da redação do Enem e o auxílio da tecnologia, na terceirização do trabalho de correção textual.
Continue a leitura!
Quais são as melhores práticas de correção?
Afinal, que práticas ajudam o profissional da educação a corrigir uma redação? Listamos as principais dicas sobre o assunto!
1. Definir um tipo de correção
Engana-se quem pensa que a correção estruturada de uma redação prescinde de um modelo, já que a prática depende de um tipo específico de avaliação do texto, como:
- correção resolutiva, na qual o professor pode reescrever palavras ou sentenças para interpretar a mensagem que o estudante quis passar. Contudo, a técnica pode não ser muito eficaz para alunos que não assimilam os esquemas textuais sugeridos pelo corretor;
- correção indicativa, que consiste em apontar à margem da folha de redação o que precisa ser reconstruído pelo estudante, mostrando-lhe quais são os pontos que ele deve aprimorar no texto;
- correção classificatória, modalidade bastante similar ao tipo indicativo, combinando códigos que ajudam os alunos a entenderem quais são as competências a ser mais bem trabalhadas na elaboração da redação.
Por isso, para ter sucesso com o trabalho de corretor, o ideal é escolher um tipo específico de correção, deixando bem claro para a turma quais são os critérios avaliativos usados na leitura de cada texto.
2. Considerar pontos avaliados na redação do Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos principais vestibulares do mundo, devido à quantidade de pessoas que optam por realizar essa prova, na qual a redação é a única parte subjetiva. Assim, o professor deve ficar atento aos critérios usados pelos corretores da redação do Enem, facilitando a aquisição de competências específicas entre os vestibulandos.
3. Optar pela correção de redação online
A correção de redação online, por meio de plataformas 100% digitais, é uma aposta certeira para profissionais da educação que precisam otimizar a leitura atenta dos textos dos estudantes, contando com tecnologia e equipe especializada na avaliação de textos para vestibulares.
Nesse sentido, a Redação Nota 1000 se destaca entre as plataformas digitais para prática e avaliação de redação, uma vez que o serviço foi aprovado pelo Ministério da Educação, no Guia de Tecnologias Educacionais, e conta com o auxílio de professores experientes, melhorando o desempenho estudantil na elaboração textual.
Você entendeu neste conteúdo quais são as boas práticas para corrigir redação, uma prova que, em geral, tem um peso fundamental para classificar os estudantes nos melhores vestibulares do país. Por isso, é necessário que o professor estabeleça critérios objetivos e antenados às competências exigidas pelo Enem, para melhorar a avaliação dos textos.
Não perca mais tempo e otimize a correção de redação na sua escola. Entre em contato com a Redação Nota 1000 e descubra quais são os nossos planos customizados. Ligue para os números (11) 3042-8111 e (11) 97674-0707 ou envie um e-mail para comercial@redacaonota1000.com.br!
Gostou das informações? Quer conferir mais dicas de gestão escolar? Então siga a Redação Nota 1000 nas redes sociais: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no Youtube!