Saiba que para conseguir boas notas e a consequente aprovação, vale a pena investir nas técnicas de memorização.
Com a grande quantidade de matérias a serem estudadas e o tempo cada vez mais curto, crianças, adolescentes e estudantes universitários enfrentam desafios diários.
As técnicas para memorização são responsáveis por melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações e apresentações de trabalhos escolares, já que elas estimulam a retenção do conhecimento. Pensando em usar as técnicas, é necessário aprender mais a respeito de estratégias para treinar o nosso cérebro.
Ficou curioso para entender melhor sobre as técnicas de memorização? Continue a leitura e confira!
O que são as técnicas de memorização?
As técnicas de memorização consistem em maneiras de estudar e reter o conhecimento adquirido em leituras, em sala de aula ou ouvindo palestras.
A partir da utilização desses métodos, é possível absorver novas informações com qualidade, processar cada detalhe e tirar as conclusões necessárias para resolver questões corriqueiras.
Qual é a finalidade delas?
O processo de memorização acontece quando nosso cérebro recebe dados por meio de sentidos como tato, visão, audição e cinestésico. Algumas dessas informações permanecem na mente, enquanto outras são descartadas.
Com as técnicas de memorização, o cérebro consegue armazenar uma grande quantidade de conteúdos referentes a determinado assunto, lembrando de todos os detalhes importantes.
Qual é a diferença entre memorizar e decorar?
Muitos pensam que as técnicas de memorizar e decorar funcionam da mesma forma. Errado, pois existem diferenças nítidas entre os dois termos. Veja abaixo quais são as principais distinções entre aprender e gravar determinados assuntos!
Memorizar
Na memorização de conteúdos, os estudantes armazenam informações adquiridas durante o aprendizado. Nesse processo, a pessoa identifica o que está sendo gravado em sua memória. Vale a pena salientar que o aluno entende sobre o assunto estudado.
Decorar
No processo de decorar, a técnica opera de modo diferente. A pessoa grava na cabeça apenas o que precisa para a realização de certa tarefa. Isso sem saber nem ao menos do que se trata o tema. Basta apenas pegar as informações lendo-as e relendo-as para que o cérebro grave o conteúdo.
Quais são as 9 técnicas de memorização mais utilizadas?
Estudar demanda tempo e esforço. Por isso, é preciso dedicação para compreender a fundo a respeito de um assunto.
Para que ao final de um período de esforço intelectual você não pense que estudou sem chegar a lugar algum, separamos uma lista das técnicas mais utilizadas. Confira abaixo!
1. Estudar no mesmo horário
Um dos truques mais interessantes da técnica de memorização consiste em estudar sempre no mesmo horário.
Esse hábito faz com que seu cérebro entenda que chegou o momento de estudar e aumentar a concentração. Dessa forma, você consegue memorizar os assuntos com maior facilidade, e seus aprendizados rendem bem mais.
2. Fazer resumos
Outra opção interessante é fazer resumos. Pegue papel e caneta e vá resumindo tudo o que você está estudando.
Escrever no papel faz com que o cérebro trabalhe mais, melhorando a sua capacidade de memória. Lembre-se de não copiar, pois ao resumir as informações com base no conteúdo a ser estudado você acelera o entendimento.
3. Elaborar esquemas visuais
Fazer mapas mentais e diagramas é uma ótima opção para memorizar as informações, pois a criação de esquemas visuais permite aprender duas vezes.
Primeiro enquanto faz o resumo, e depois quando revisa o conteúdo e grifa a parte mais importante ou usa formas geométricas para destacá-las. Entre as ferramentas de visualização que se destacam estão:
- desenhos;
- marcação com canetas coloridas;
- utilização de figuras;
- uso de setas;
- formas geométricas.
Ao fazer esquemas visuais, a parte do cérebro ligada ao raciocínio lógico é estimulada juntamente à parte da criatividade. Essa associação ajuda na absorção do conhecimento do tema estudado, o que incentiva a memorização.
4. Usar flashcards
A técnica de utilizar os cartões flashcards representa uma das melhores alternativas, pois por meio de perguntas e respostas sobre o tema em questão é possível alcançar uma excelente memorização.
Utilize um cartão de um lado para colocar uma pergunta e do outro a resposta. Posteriormente é só repetir o exercício para memorizar.
5. Gravar áudio das matérias estudadas
Estude e grave com a sua voz um resumo do que você estudou para aumentar as chances de memorizar. Desse modo, mais tarde e em outros dias você consegue ouvir as gravações.
Não é necessário comprar um gravador, pois o celular já basta para registrar as informações importantes sobre a matéria.
6. Ler mais de uma vez
Toda repetição auxilia a capacidade de memorização. A dica é reler as informações, afinal, para memorizar não basta ler apenas uma vez determinado assunto: é preciso estudar durante algumas horas. Lembre-se também de que apenas passar os olhos sobre o conteúdo não resolve nada.
Existe uma grande necessidade de prestar atenção no que está sendo lido. Muita gente prefere ler em voz baixa, enquanto outras optam pela leitura em voz alta. Portanto, identifique a melhor maneira para você e inicie a prática!
7. Criar associações
Conhecidas como métodos mnemônicos, associações são técnicas que utilizam acrósticos, canções, palavras-chave e acrônimos para estimular o cérebro.
Nessa metodologia, pode-se criar ligações baseadas em palavras, figuras ou partes do corpo, associando o assunto a alguma coisa presente na sua vida.
8. Utilizar mapas mentais
Os mapas mentais são opções incríveis para memorizar facilmente um conteúdo. Nessa técnica, você escolhe um tema central e gera ramificações com subtemas relacionados.
Funciona como uma espécie de diagrama que explica conceitos de maneira clara e fácil, acrescido de símbolos e imagens.
9. Exercer o que aprendeu
A prática é fundamental para o aprendizado. Você pode passar um bom tempo estudando um assunto e não entender o que lê, mas se praticar exercícios conectados ao tema, fica mais fácil de assimilar informações.
Veja abaixo algumas maneiras de exercer o que foi aprendido:
- fazer simulados;
- utilizar provas antigas e similares;
- fazer quizzes;
- responder palavras-cruzadas.
Com todas essas alternativas mencionadas acima, é possível exercitar o que você aprendeu em sala de aula ou em palestras, memorizando os assuntos desejados de maneira leve e divertida.
Enfim, utilizar as técnicas de memorização é uma excelente opção para aqueles que desejam ter sucesso nos estudos, trabalho e concursos. Não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática pois, assim, com certeza você acrescentará produtividade aos estudos!
Gostou das dicas? Então aproveite e compartilhe o post nas redes sociais para que seus amigos também confiram as ideias listadas!