Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um regramento que trata dos direitos de aprendizagem dos estudantes que cursam o ensino básico em nosso país. Essa base conta com 10 competências específicas da BNCC que são utilizadas como um guia. As habilidades precisam ser desenvolvidas pelos alunos durante o tempo em que frequentam a educação básica.
As competências permeiam todos os componentes curriculares e consistem em aprendizagens essenciais que estão registradas no documento da BNCC. Elas não são componentes curriculares, pois estão presentes em todas as etapas da educação e em todas as áreas do conhecimento.
Portanto, devem ser tratadas de modo transdisciplinar, já que foram definidas a partir de princípios estéticos, éticos e políticos. Achou o tema interessante? Continue a leitura e descubra para o que servem as competências da BNCC!
Compreenda a importância das competências da BNCC
As competências da BNCC indicam o rumo para que os profissionais da educação e os estudantes compreendam as escolhas curriculares. Essa orientação convida o aluno a conhecer novos conceitos, ao invés de ficar inerte em sala de aula. Ela propõe e testa as soluções conforme a realidade da região onde está situada a escola.
As diretrizes motivam os estudantes a interagir e a assumir uma posição mais participativa na comunidade, construindo e expondo argumentações, expressando seus valores e princípios. Por meio delas, as escolas atuam como formadoras sociais e pessoais, visto que trabalham com o objetivo de levar os alunos a desenvolver pensamentos críticos e a ter uma imagem positiva de sua pessoa.
A competência geral da BNCC trata de projeto de vida e trabalho, requer a valorização das vivências culturais, da diversidade de saberes, das experiências e conhecimentos. Ela ajuda a gerir a própria vida, a compreender o mundo das profissões e a escolher de acordo com o exercício da cidadania com autonomia, liberdade, responsabilidade e consciência crítica.
Conheça as competências da BNCC
O objetivo das competências da BNCC é levar os estudantes a ter consciência da sua convivência na sociedade e a apropriar-se da cultura para perceber que pertence e participa dela. Eles desenvolvem a capacidade de traçar estratégias, criar planos e coloca-los em prática para ter autonomia e confiança em situações reais.
Observe abaixo detalhes sobre cada competência:
Comunicação
A competência da comunicação é uma das mais relevantes, já que envolve o desenvolvimento da escrita, a qual é indispensável para a construção dos saberes e a inserção no mundo do trabalho.
Ela abarca o uso de linguagens distintas, corporal, sonora, visual, digital e verbal ou visual-motora no caso de Libras que é essencial para se comunicar com pessoas com deficiência auditiva.
Por outro lado, trata da aquisição de conhecimentos de linguagens científica, matemática e artística para que os estudantes consigam partilhar informações, ideias, experiências, sentimentos em contextos distintos. A comunicação também ajuda os alunos a se expressarem e a produzirem sentidos para a compreensão mútua de fatos ou cenários.
Conhecimento
Essa competência tem como finalidade fazer com que os alunos compreendam e expliquem a realidade, colaborem com a sociedade e continuem aprendendo.
Com ela, os estudantes aprendem a valorizar e usar conhecimentos históricos construídos no contexto social, físico, digital e sociocultural e conseguem cooperar para a criação de uma sociedade inclusiva, democrática e justa.
Pensamento crítico, científico e criativo
A finalidade dessa competência é a investigação das causas, elaboração e teste de hipóteses, formulação e resolução de problemas e criação de soluções.
O pensamento crítico, científico e criativo possibilita o exercício da curiosidade intelectual, inclui a reflexão, investigação, imaginação, análise crítica e criatividade solucionar dificuldades com base em ciências de várias áreas.
Repertório cultural
O repertório cultural é a competência que engloba a valorização e fruição de manifestações culturais e artísticas mundiais ou locais. Essa competência permite a participação de diversas práticas relacionadas à produção artístico-cultural.
Além disso, possibilita aos estudantes ampliar os seus conhecimentos sobre a identificação das crenças que formam a identidade dos povos.
Cultura digital
A cultura digital tem o objetivo de auxiliar os estudantes na compreensão, utilização e criação de tecnologias de comunicação e informação de modo significativo, crítico, reflexivo e ético em várias práticas sociais e escolares.
Ela facilita a comunicação, acesso e disseminação de informações para a produção de conhecimentos, autoria e protagonismo na vida coletiva e pessoal.
Trabalho e projeto de vida
A proposta dessa competência é a valorização da diversidade das vivências culturais e dos saberes, para a apropriação de experiências e conhecimentos que ajudem compreender o universo das profissões e para criar um projeto de vida. O aluno aprende a ter criticidade e responsabilidade nas relações do mundo trabalho e a fazer escolhas mais acertadas.
Argumentação
A argumentação é uma habilidade desenvolvida pelos estudantes que utilizam dados, fatos e informações para negociar, formular e defender pontos de vista ou ideias.
A competência está relacionada às tomadas de decisões comuns que atendam os direitos humanos, o consumo responsável e a consciência socioambiental com posicionamento ético para o cuidado do planeta, dos outros e de si próprio.
Autoconhecimento e autocuidado
Autoconhecimento e autocuidado trata de estimular o aluno para que ele aprenda a se conhecer, a gostar de si e a cuidar de sua saúde emocional e física.
A competência é importante para que os estudantes compreendam que fazem parte da diversidade humana, entendam as próprias emoções e as de seus colegas e desenvolvam a capacidade de lidar com elas.
Empatia e cooperação
Empatia e cooperação estimulam o exercício do diálogo. Esse aspecto promove o respeito aos outros, a si mesmo, aos direitos humanos, bem como a valorização e o acolhimento à diversidade de pessoas e grupos sociais r culturas, para eliminar todos os tipos de preconceitos.
Responsabilidade e cidadania
Por fim, a competência da responsabilidade e cidadania incentiva os estudantes a realizar ações no âmbito pessoal e coletivo, com responsabilidade, autonomia, flexibilidade, determinação e resiliência. Consequentemente, os alunos descobrem como fazer escolhas baseadas em princípios democráticos, éticos, sustentáveis, inclusivos e solidários.
Essas são as 10 competências específicas da BNCC e agora você já entende como elas funcionam! Para ensinar essas habilidades em sala de aula, os profissionais da educação precisam articular a aprendizagem em conjunto com outras áreas do conhecimento. O objetivo não é criar aulas específicas sobre o assunto e nem colocá-las no currículo, e sim integrá-las nas disciplinas curriculares.
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