O SISU (Sistema de Seleção Unificada), programa de classificação e acesso a vagas em universidades públicas, costuma ser o mais lembrado quando o assunto é uso da nota do Enem, mas não se trata da única opção para os candidatos. Aprender como usar a nota do Enem ajuda você a abrir o leque e se planejar para demais oportunidades.
O Exame Nacional do Ensino Médio é o maior processo seletivo do Brasil, oferecendo, em uma única avaliação, diferentes oportunidades para cerca de 6 milhões de estudantes de diferentes lugares do país ingressarem no ensino superior.
Quer entender melhor como usar a nota do Enem para além do SISU? Continue a leitura e descubra!
SISU
Conforme mencionado, o SISU é só um dos programas que permite o ingresso nas universidades públicas. As inscrições são gratuitas, com duas aberturas anuais.
O SISU tem como únicos requisitos: ter feito o Enem e não ter zerado a redação — zerar essa parte da prova leva à desclassificação na maior parte dos programas.
ProUni
O ProUni, por outro lado, possibilita que os estudantes entrem em faculdades privadas em todo Brasil, oferecendo bolsas parciais e integrais. Podem se inscrever no ProUni as pessoas que:
- tenham feito o Enem com média acima de 450 nas provas objetivas;
- não tenham zerado a redação;
- tenham uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
- não tenham um diploma de curso superior;
- tenham algum tipo de deficiência;
- tenham realizado todo o ensino médio em escola pública ou particular bom bolsa integral;
- sejam professores da rede pública de ensino e queiram ingressar em cursos superiores de licenciatura.
FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Governo Federal que, como o próprio nome sugere, ajuda os estudantes a financiarem a universidade, cujo valor deve ser cobrado a juros baixos depois que ocorrer a formatura.
Desde 2015, o Enem passou ser exigência para que os candidatos conseguissem o financiamento.
Assim como o ProUni, ter nota a partir de 450 pontos nas questões objetivas e acima de zero na redação são requisitos. Os cursos na área de saúde e docência têm prioridade na obtenção do FIES.
Cursos técnicos
Se o seu objetivo é entrar em um curso técnico, saiba que o Enem também permite isso em um programa com modelo semelhante ao do SISU: o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC).
As aulas são oferecidas em instituições, escolas técnicas particulares, colégios estaduais e municipais, e entidades do Sesi, Senai etc. Para isso, além de ter feito a avaliação do Enem, é necessário não ter zerado a prova de redação.
Universidade internacional
Atualmente, 13 instituições de Portugal têm acordo com o Ministério da Educação (MEC) para acolher os estudantes que fizeram o Enem. Os critérios variam para cada universidade e cidade, assim como o desempenho mínimo e os custos com hospedagem, mensalidade e alimentação.
Percebeu como usar a nota do Enem para muito além do Sisu? É possível ingressar em universidades privadas, públicas, cursos técnicos e até internacionais. Além disso, é possível ganhar bolsas de estudos com percentuais de acordo com a sua nota e ingressar em outras instituições sem fazer vestibular.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Pode ser que você também tenha interesse em saber como não errar nos estudos e na redação do Enem. Temos um e-book exclusivo sobre o assunto. Clique aqui para baixar!