Você sabe como treinar para a redação do ENEM? Devido ao peso que a dissertação tem para a maioria das universidades, esse é um ponto que merece atenção no momento em que você estiver planejando os seus estudos. Também deve-se destacar o fato de que alguns erros contribuem para que o candidato zere a prova, sendo impedido de participar de alguns programas do governo, como o Sisu e o Prouni.
Devido a essa importância, é essencial conhecer as principais dicas para que você treine e se destaque na argumentação. Para saber quais são elas, continue a leitura e entenda!
1. Considere a gestão do tempo
Um dos grandes desafios dos estudantes que farão o ENEM é a gestão do tempo. No dia de fazer a dissertação, os alunos têm 4 horas e 30 minutos para as provas objetivas, e 1 hora para a redação. Sendo assim, quando for treinar a sua escrita, considere esse tempo para desenvolver as suas ideias, argumentar e “passar a limpo” o conteúdo feito.
Para isso, esquematize a sua escrita. Faça um “desenho” sobre os principais pontos que serão abordados ao longo do conteúdo, de modo que você tenha uma visualização mais clara da escrita assim que começar a produzi-la.
2. Informe-se sobre os principais assuntos da atualidade
A definição do tema de redação do ENEM é feita por profissionais do INEP, seguindo alguns critérios observados ao longo dos anos. Entre eles, assuntos que estão em alta no momento, por exemplo:
- imigração para o Brasil — tema de redação de 2012;
- publicidade infantil — tema de 2014;
- democratização do acesso ao cinema — tema de 2015.
Por essa razão, busque se informar sobre os possíveis temas nos mais diversos formatos, avaliando sites de notícias, resenhas críticas, entre outros portais que possam contribuir para que você tenha acesso a conteúdos diversificados, algo fundamental para que você desenvolva raciocínio crítico e também bom embasamento para as argumentações.
3. Utilize uma plataforma exclusiva para treinar redação
Entre as vantagens de treinar redação online, destacamos que estudantes que utilizam uma plataforma podem planejar de forma mais direcionada seus estudos, ter a oportunidade de acompanhar sua evolução, contar com aprendizado estruturado e com professores especializados que entendem bem sobre a dinâmica do ENEM.
Assim, o aluno tem a chance de praticar com temas inéditos, desenvolver a sua capacidade de expor as ideias, além de coletar feedbacks dos profissionais que compreendem a forma como é corrigida a prova, acompanhando o desenvolvimento do aluno até que ele consiga atingir uma nota satisfatória.
4. Saiba interpretar as informações dos textos motivadores
Treinar temas anteriores contribuem para que o aluno possa interpretar as informações dos textos motivadores. Esse conteúdo tem como principal objetivo, em conjunto com o tema, indicar para o estudante sobre o principal assunto, trazendo dados e elementos que serão importantes para a construção do texto. No entanto, é preciso saber desenvolver a própria linha de raciocínio, sem se prender somente a esses pontos.
E então, o que achou das dicas sobre como treinar para a redação do ENEM? Conforme abordado, o ideal é buscar o apoio de professores que entendem sobre o assunto, além de te oferecerem dicas específicas para aprimorar os seus estudos.
Ficou interessado? Conheça a Redação Nota 1000 e se destaque!