As dúvidas sobre matemática e português não são as únicas que passam pela cabeça dos estudantes.
Afinal, é normal que os jovens fiquem sem saber qual profissão escolher, qual curso fazer e como seguir uma carreira. Nessa hora, um teste vocacional pode ajudar bastante a resolver esses questionamentos e chegar a uma decisão.
Isso não quer dizer que você precise optar exatamente por uma das profissões apontadas no exame. Ele serve como um direcionamento e uma oportunidade de se conhecer e entender suas preferências. Dito isso, a seguir explicamos um pouco melhor sobre como funciona um teste vocacional e de que modo ele pode ser útil para o seu futuro. Acompanhe!
Como funciona o teste vocacional?
O teste vocacional se baseia em estudos comportamentais variados, que indicam tendências e normas de conduta individuais. Ele mapeia as características psicológicas de cada pessoa, fornecendo dados que serão usados na avaliação final.
A aplicação do teste é feita por meio de perguntas personalizadas, que buscam desvendar os valores mais importantes para o indivíduo, bem como os traços de personalidade e o modo de trabalhar mais adequado. Ou seja, a partir das perguntas, o exame compara os resultados de uma pessoa com perfis já estabelecidos para entender quais as preferências, as habilidades e os interesses dela.
A partir desses resultados, o teste vocacional pode relacionar as profissões que tem maior afinidade com o perfil da pessoa. Geralmente, são apresentadas algumas carreiras ou uma área de estudo que se encaixe melhor na personalidade do jovem.
Como esse teste pode me ajudar?
Muitos jovens deixam o ensino médio sem ter a menor ideia de qual profissão desejam seguir. Para eles, o teste vocacional pode ajudar na escolha de um curso, apontando quais áreas do conhecimento estão mais relacionadas às suas preferências pessoais. Por exemplo, se você sempre gostou de estudar história e geografia, é provável que se identifique melhor com a área de humanas.
Ainda que não seja um fator determinante, o exame é uma maneira interessante de buscar autoconhecimento. A partir daí, o estudante pode começar a pesquisar sobre cada profissão, os cursos e as faculdades em que pode estudar. Como um teste pode ter resultados diferentes, dá para comparar as vantagens de seguir cada carreira.
No entanto, também existem pessoas que já sabem qual carreira seguir desde criança. Nesses casos, o teste vocacional é uma forma de saber se aquela área corresponde às expectativas de cada um. Até porque, muitas vezes, um estudante chega a uma faculdade e depois descobre que o curso não era bem o que ele esperava.
Onde fazer um teste vocacional?
Existem diferentes formas de fazer um teste vocacional. Inclusive, muitas escolas oferecem esse serviço para os estudantes do ensino médio. Além disso, alguns sites disponibilizam exames com questões já prontas. Apesar de superficiais, eles podem ajudar a tirar dúvidas.
Mas o melhor mesmo é procurar psicólogos ou psicopedagogos especializados, que podem fazer um teste vocacional personalizado e adequado ao seu contexto. O profissional poderá direcionar as perguntas de acordo com as suas respostas, gerando um resultado mais preciso. De todo modo, é fundamental tentar se descobrir e entender suas motivações e preferências ao escolher uma carreira.
Gostou de saber como funciona um teste vocacional? Então, compartilhe o post nas redes sociais para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto!