Como melhorar o vocabulário? Veja 4 dicas para colocar em prática!

4 minutos para ler

Para que os alunos se deem bem em provas de redação, eles precisam aprender como melhorar o vocabulário. Contar com boa quantidade de palavras enriquece o texto e apresenta as habilidades do candidato para o avaliador. Quem quer tirar uma boa nota no ENEM e nos vestibulares precisa reforçar o vocabulário!

Quer saber como fazer para aprimorar seu vocabulário? Separamos quatro dicas a seguir, não perca!

1. Invista em leitura

Para aprender novas palavras, expressões e formas de construir frases, é muito importante ler bastante. Parece um clichê, mas na verdade estamos falando de aprender coisas dentro de um contexto. No caso de palavras, o contexto é a prática essencial para o desenvolvimento de um vocabulário mais amplo.

Faz muito mais sentido descobrir novas palavras quando elas são colocadas em prática do que simplesmente abrir um dicionário e ler. Certamente, a memorização será diferente com o uso do contexto. 

Conhecer as palavras em um uso prático é muito importante para o desenvolvimento da linguagem. Não se esqueça de consultar o dicionário quando não tiver certeza do significado de uma palavra durante a leitura!

2. Pratique a escrita

Quanto mais uma palavra nova é utilizada contextualmente, maior a fixação do conteúdo. Assim, traga o aprendizado de suas leituras para a prática de redação. Pense em maneiras de usar as novas palavras e expressões, teste, adapte e vá treinando. Quanto mais costume em manter a diversidade nos textos, melhor!

Para que a prática de redação seja proveitosa para o desenvolvimento de vocabulário, é importante investir em prática deliberada. Isso quer dizer que seu estudo de redação deve ser desafiador: a meta é usar palavras diferentes em cada texto. 

Por mais que as estruturas conhecidas deem um certo conforto, no momento da prova de redação elas podem não ser a melhor escolha. Por isso, quanto maior o repertório, mais chances de que você consiga desenvolver um conteúdo rico, capaz de alcançar boas notas na redação do ENEM e dos vestibulares.

3. Use sinônimos

Já reparou que algumas palavras são muito constantes nos seus textos? Que tal começar a substituí-las por sinônimos? Quanto mais versões de um mesmo texto você conseguir produzir, maior será seu vocabulário.

Os sinônimos podem ser descobertos no dicionário comum ou também consultando ferramentas tecnológicas, como o tesauro em editores de texto como o Microsoft Word. Outra opção é o dicionário online de sinônimos.

4. Busque novas fontes

Se você lê sempre os mesmos textos, produzidos pelas mesmas pessoas, dificilmente entrará em contato com novas palavras. Diversifique sua leitura de jornais, livros e revistas. Preste atenção às diferentes formas de estruturar um texto e como as palavras caracterizam a produção de certos autores.

Além disso, não ignore as possibilidades de ampliar seu vocabulário por meio de outras mídias. Assista a filmes, documentários, reportagens, ouça rádio e podcasts. Quanto mais diversidade de conteúdo de boa qualidade, maiores são as chances de enriquecer seu vocabulário para as redações.

Desenvolver estratégias e aprender como melhorar o vocabulário é essencial para aumentar a nota de redação. Quem quer ter sucesso nessas provas não pode menosprezar o cultivo de boas práticas para conseguir um repertório maior. Estudar e praticar redação são ferramentas muito importantes para esse processo!

Gostou do artigo? Para se preparar ainda mais para boas notas no ENEM e nos vestibulares leia sobre como treinar redação online!

Posts relacionados

Deixe um comentário