Redação Nota 1000
-->
Postado: 13 de julho de 2016|Nenhum Comentário

Na primeira parte da sua redação, você deve apresentar o tema estabelecido pela proposta e o seu ponto de vista (tese) sobre ele. O tamanho ideal para sua introdução é um parágrafo, que contenha entre três e sete linhas aproximadamente. Essa é a porta de entrada da sua redação, por isso precisa ser cativante, de maneira que o leitor fique com vontade de ler o seu texto. Um jeito bacana e que dá conta do recado é ir do macro para o micro: apresentar o tema de forma bem geral e depois delimitar o pedaço que você vai discutir. Se o tema é “a democracia está funcionando no Brasil? ”, você pode começar falando sobre a ideia de democracia e depois trazer para o contexto brasileiro atual, por exemplo. Veja:

“A ideia de democracia nasceu entre os cidadãos atenienses, na antiguidade clássica. Hoje, considerada um dos pilares das sociedades ocidentais, é um regime marcado pelos interesses coletivos, no qual os cidadãos, sem qualquer distinção de gênero ou etnia, detém, em conjunto, o poder de decisão. No entanto, no Brasil, o conceito de democracia parece não estar, de fato, sendo aplicado.”

Em negrito, estão as palavras que indicam o tema para o leitor.  Ainda na introdução, você deve incluir a sua tese, ou seja, o seu ponto de vista sobre o assunto, que deverá ser comprovado ao longo do texto; no trecho acima a tese está sublinhada. “Mas e se eu ainda não tenho uma opinião formada”? A coletânea de textos motivadores será a sua principal ajuda; geralmente, ela traz informações relevantes sobre o tema e apresenta diferentes perspectivas da questão. Reflita sobre os textos e sobre o que você sabe acerca do tema e decida, com base nisso, o seu posicionamento. Procure resumir o seu ponto de vista em uma frase; isso garantirá que a sua tese fique clara e ajudará a organizar e articular o seu texto em torno dessa ideia.

Dica: Uma maneira de organizar sua redação e deixá-la bem amarrada é utilizar perguntas logo na introdução. Seguindo o exemplo, poderíamos perguntar: “A democracia é um problema só no Brasil?”. Dessa forma, você se propõe a cumprir objetivos: responder a essas perguntas ao longo do texto. Mas não basta jogar uma pergunta, é preciso contextualizá-la antes. No caso das perguntas dadas de exemplo, você poderia começar indicando um problema mais geral, por exemplo: direitos entre diferentes classes sociais, e depois fazer a pergunta.


Tags:, , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *