Aprenda como fazer redação mais rápido para o Enem e vestibulares

4 minutos para ler

Na fase discursiva das provas do Enem e vestibulares, alguns alunos se atrapalham com o tempo gasto na produção da dissertação. Pensando nisso, descobrir como fazer redação mais rápido é muito importante, pois o desequilíbrio no tempo pode levar a prejuízos nas questões de outras matérias, que também precisam ser analisadas com calma.

Agir estrategicamente é fundamental para otimizar o tempo e garantir a melhor nota possível em todas as partes da prova. Quer aprender a ser mais ágil nas redações? Confira nossas dicas a seguir!

Cronometre o tempo

Segundo W. E. Deming, um notável estatístico, “O que não pode ser medido não pode ser gerenciado.” Quando falamos do tempo, por sorte, a medida é simples e acessível a todos.

Para gerenciar melhor seu tempo na prova de redação do Enem e dos vestibulares, comece descobrindo qual é sua situação atual. Planeje um simulado com um cronômetro: utilize algum tema de edições anteriores e produza uma dissertação enquanto cronometra seu tempo. Após concluir satisfatoriamente a tarefa, verifique quanto tempo levou.

Com base no tempo calculado em diversas tentativas, você conseguirá mensurar seu desempenho médio. Assim, será possível desenvolver metas para agilizar o trabalho. Torne o treino divertido por meio de desafios, por exemplo, reduzir seu tempo em dez minutos a cada semana.

Organize os pontos principais

Um dos segredos para concluir uma redação mais rapidamente é o planejamento. Não escreva sem antes planejar os tópicos que serão abordados, lembrando de conferir o que é considerado essencial dentro do enunciado. Evite fugir do tema e estruture seu texto de modo a conter todas as questões levantadas durante o planejamento.

Conheça a estrutura da redação

Se você domina bem a estrutura básica de uma redação dissertativo-argumentativa, saberá o quanto deve se dedicar a cada parte do texto. Quem já conhece a estrutura clássica de introdução, desenvolvimento e conclusão não perde tempo.

Crie uma estratégia argumentativa

O texto dissertativo pressupõe que o candidato apresente uma tese. No caso do Enem, ele também deverá apresentar uma proposta de intervenção (solução) para o problema central discutido no texto.

Para tornar a escrita de seu texto mais rápida e organizada, crie antecipadamente uma estratégia argumentativa. Ela pode se estruturar com base na crítica a um posicionamento contrário à sua tese, apresentar dois ou três motivos pelos quais sua tese é a mais adequada para a análise da questão, ou ainda se apoiar em exemplos (dados estatísticos ou fatos divulgados na mídia).

Com a estratégia em mente, é mais fácil selecionar o que é útil e o que ficará de fora do texto final.

Treine bastante

Aprender como fazer redação mais rápido envolve, obrigatoriamente, fazer muitas redações. Treine com vários temas, escreva bastante e lembre-se de se acostumar com a escrita no papel. Na hora da prova, todo o condicionamento será útil para vencer o nervosismo e permitir que o foco seja a construção do melhor texto possível!

Aplicar as técnicas corretas e treinar a velocidade de produção de texto são estratégias fundamentais para economizar tempo no Enem e nos vestibulares. Entender como fazer redação mais rápido é importante, mas, acima de tudo, não deixe de conferir o texto produzido, de forma que os parágrafos fiquem bem organizados e o conteúdo faça sentido.

Para aprender mais dicas sobre a redação do Enem, confira como treinar para o exame!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário