Como estudar atualidades e se dar bem na redação do vestibular?

3 minutos para ler

Quem vai prestar Enem e outros vestibulares precisa ter amplo conhecimento do que acontece no Brasil e no mundo. Que as redações do Enem e de processos seletivos para faculdades tratam de temas atuais todo mundo já sabe, mas como estudar atualidades para se dar bem nas provas? Será que existe alguma técnica que pode ajudar nessa preparação? Sim, existe um jeito mais simples de estudar atualidades!

Para aprender maneiras efetivas de estudar temas atuais e desenvolver boas redações, acompanhe este artigo! Separamos dicas importantes para você!

Acompanhe as notícias no rádio e em podcasts

Consumir conteúdo de boa qualidade constantemente não precisa ser difícil. Aproveite para se atualizar enquanto realiza outras tarefas, se locomove pela cidade ou descansa. Ouça o noticiário das rádios e acompanhe podcasts que resumem o que aconteceu de mais importante nos últimos tempos.

Dica: acompanhe o podcast Café da Manhã, da Folha de São Paulo, para ouvir discussões sobre temas da atualidade e aprender a construir argumentos sobre assuntos diversos.

Inscreva-se em canais sobre atualidades

Você gosta de aulas em vídeo e não sai do YouTube? Aproveite para incluir as atualidades no cardápio de vídeos. Faça pesquisas sobre temas específicos ou acompanhe canais que produzem conteúdo especial para o Enem e outros vestibulares.

Há vídeos em vários formatos e com diferentes durações, permitindo a escolha de acordo com o que mais chama a sua atenção. Um dos favoritos dos alunos é o Biologia Total, do Professor Paulo Jubilut.

Leia sites e portais de notícias

A Internet é um repositório de uma grande quantidade de conteúdo gratuito dos mais variados temas. Lembre-se de buscar portais de conteúdo confiável, produzidos por quem entende dos assuntos que trata e por membros respeitáveis da mídia.

Evite sites duvidosos e questione a veracidade de notícias para evitar acreditar nas chamadas fake news (um tema da atualidade interessante de se estudar, inclusive).

Para saber o que acontece no mundo é possível ler notícias em portais, mas a Internet também é repleta de blogs específicos. Acompanhe aqueles que tratam da preparação para o Enem e outros processos seletivos, como o blog da Redação Nota 1000.

Assista aos noticiários

Para quem é mais jovem, a televisão pode não ser o meio favorito de se manter informado, mas a curadoria feita nos noticiários é importante para entender o que está em destaque. Assistir aos noticiários é uma boa forma de conhecer o que há de mais importante nas notícias do Brasil e do mundo.

Aprender como estudar atualidades é importante para o Enem e para os vestibulares, mas também influencia na sua formação como cidadão. Mesmo após as provas, é importante se manter em dia com o que acontece no Brasil e no mundo. Lembre-se de exercer seu senso crítico e procurar as notícias em fontes confiáveis. Fuja do sensacionalismo e das fake news, pois isso pode criar uma visão equivocada da realidade e até mesmo prejudicar seu desempenho em uma prova de redação.

Gostou do artigo? Aproveite para se aprofundar no assunto conferindo 5 apostas para temas de redação das principais provas do país!

Posts relacionados

Deixe um comentário