Entender como escolher a faculdade certa é um processo que exige muita cautela por parte do estudante. Por essa razão, é necessário avaliar uma série de fatores para que você opte por aquela que atenda às suas expectativas, além de definir por uma universidade que se enquadre nos requisitos exigidos pelo MEC (Ministério da Educação).
O que gera dúvida entre os alunos é justamente entender o que deve ser analisado. Não se preocupe quanto a isso! Elaboramos este conteúdo para apresentarmos os principais pontos. Assim, você vai ter mais segurança no momento de escolher pela melhor instituição. Boa leitura!
Valor da mensalidade
Planejamento: essa palavra deve ser prioridade para qualquer etapa de sua vida. No caso da escolha da faculdade, é preciso entender inicialmente qual é o valor disponível para o investimento. Assim, você tem a oportunidade de filtrar melhor as opções existentes.
Além disso, é interessante analisar alguns programas do governo. Entre eles, podemos destacar o Programa Universidade Para Todos, também chamado de Prouni. Por meio dele, existe a oportunidade de adquirir uma bolsa integral ou parcial (50%).
E não se esqueça do Sisu (Sistema de Seleção Unificada)! Para ter a chance de participar da seleção e ingressar em universidades públicas, a participação no Enem é obrigatória. Prepare-se bem para o exame e tenha muitas alternativas de faculdades pelo Brasil, de acordo com seus objetivos.
Qualidade de ensino da instituição
Para analisar a qualidade de ensino da instituição, você pode se basear em alguns critérios. Sabia que a cada 2 anos existe uma avaliação feita pelos estudantes, que tem como objetivo justamente entender como andam os cursos superiores no Brasil? A nota adquirida pela universidade que você almeja pode ser um desses fatores!
Além disso, há outras duas notas dadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais):
Não se restrinja apenas a esses pontos, como também analise a grade curricular, busque entender sobre o corpo docente, entre outras características da instituição desejada.
Análise de todas as formas de graduação
Basicamente, existem três tipos de graduação. O bacharelado é o mais comum, e o objetivo é formar profissionais que de fato vão atuar no ramo escolhido. Já a licenciatura é voltada para quem deseja ministrar aulas depois de formado, enquanto o tecnólogo geralmente dura entre 2 e 3 anos, sendo mais curto e focado nas demandas do mercado de trabalho.
Ou seja, entenda bem essas diferenças para que a escolha seja de acordo com o que você espera na vida acadêmica.
Localização
A localização é um fator importante, mas não deve ser prioridade. Afinal, quantas pessoas até mesmo mudam de cidade para poder estudar em uma instituição que seja de qualidade, não é verdade? No entanto, pode ser utilizado como “ponto de desempate” caso você esteja com muita dúvida entre duas faculdades. Nesse caso, é só optar por aquela mais perto e de maior comodidade para os estudos.
Neste conteúdo, explicamos um pouco mais sobre como escolher a faculdade certa. Ao seguir essas dicas, certamente você obterá sucesso no momento de escolher a sua instituição. Por isso, analise com cuidado cada uma das opções pesquisadas e considere todos os pontos importantes para o seu curso, beleza?
Se gostou dessas dicas e deseja ter acesso a outras novidades e conteúdos, é só assinar nossa newsletter e receber nossos materiais diretamente em seu e-mail!