Ir para o conteúdo
  • Gestão escolar
    • Desafios educacionais
    • Formação continuada
    • Planejamento escolar
    • Potencializando minha escola
    • Ferramentas para gestão
  • Tendências educacionais
    • Melhores práticas
    • Plano de ação
    • PP e BNCC
  • Temas de redação
    • ENEM
    • FUVEST
    • UNICAMP
    • Artigo
    • Carta de Solicitação
    • Crônica
    • Narrativa de Aventura
    • Relato
  • Alunos
    • Dicas de redação
    • Ferramentas grátis
    • Vestibulando
Blog Redação Nota 1000
Gestão escolar

Como a direção escolar pode contribuir com o trabalho dos professores?

Publicado por Renata Amorim em 5 de setembro de 2018
6 minutos para ler

A direção escolar pode contribuir com o trabalho dos professores de várias formas, descubra mais sobre elas no texto abaixo:

 

A rotina do diretor escolar não é fácil. Entre suas diversas responsabilidades diárias, está o contato com coordenadores e professores para extração de dados acadêmicos, observação do desempenho escolar dos alunos, elaboração de relatórios, alinhamentos, e assim por diante. O que, se não for feito com um certo cuidado, pode causar ruído na comunicação e complicar toda a sua dinâmica.

Assim, o papel do diretor na escola é, antes de mais nada, exercer liderança. Nesse contexto se destaca a necessidade de coordenar mais assertivamente os professores, que são um dos elos mais frágeis e significativos da instituição, por ser o vínculo com os alunos e também os pais.

Um bom gestor sabe que manter um bom relacionamento com a equipe docente pode não só otimizar suas ações rotineiras mas também tornar o ambiente escolar muito mais produtivo para todos, principalmente para os alunos.

Mas, em cenário tão dinâmico como o escolar, nem sempre dá tempo de dar atenção especial a todos. Surge então a questão: como a direção pode melhorar o trabalho dos professores sem prejudicar sua própria rotina?

Para te ajudar, separamos algumas atitudes simples para resolver essa questão.

Comunique-se melhor utilizando uma metodologia de liderança mais assertiva 

 

A aplicação da técnica de liderança situacional é uma das mais recomendadas no mundo para gestores que queiram/precisam se reciclar, ou que estejam em desenvolvimento no ambiente de trabalho, por ser muito assertiva e dinâmica.

Desenvolvida nos anos 70 pelos professores americanos, Paul Hersey e Kenneth Blanchard, o método é baseado em desenvolver o liderado de acordo com sua maturidade.

A maturidade em questão não está relacionada à idade cronológica do professor, mas sim ao nível de conhecimento e desenvoltura que ele possui sobre a atividade que exerce.

Desse modo, um professor mais jovem, por exemplo, pode ter domínio maior sobre determinadas tarefas, como, trabalhar com recursos tecnológicos em sala de aula, utilizar a lousa digital, postar conteúdos na área do aluno, entre outras, enquanto um professor mais velho, com mais idade, pode ter baixa maturidade com relação a isso, embora tenha grande conhecimento acadêmico para  lidar com os alunos.

Assim, o gestor escolar deverá adaptar-se para atender cada um de sua equipe de maneira personalizada..

A potencialização dos melhores resultados dos colaboradores vai depender muito do estilo de liderança do gestor. Entre eles, podemos destacar quatro estilos principais:

  • Direcionador: o gestor dá exemplos e direciona sobre como e porque precisa dos dados, mostrando modelos para associação.
  • Orientador: O gestor orientador adota um comportamento de oferecer mais apoio ao liderado, ou seja, além de mostrar o modelo ele o ajuda a preencher/desenvolver, etc.
  • Apoiador: O gestor desenvolve um comportamento de direcionar menos e incentivar mais, para que o liderado se sinta estimulado a procurar informações e compartilhar com todos.
  • Delegador: Esse é o modelo em que o gestor apenas delega a tarefa e espera que o liderado a execute com maestria.

Naturalmente, quando se assume um cargo de gestão, cada líder tem uma tendência natural a assumir um estilo próprio. No entanto, para colher bons resultados, é preciso ser flexivel para ajustar seu estilo não apenas em função de cada membro da equipe, mas também para as situação e condições que se apresentam a cada momento da carreira.

Veja a classificação da escola no Enem

Promova a valorização do corpo docente 

Um professor motivado é capaz de tornar o processo de ensino mais efetivo na sua instituição estimulando os alunos a progredirem. Isso reflete diretamentena melhora do engajamento e dos resultados deles e, consequentemente, na maior satisfação dos pais.

Essa reação em cadeia é algo que só acontece quando os professores se sentem confortáveis com o que a escola oferece de suporte. Desse modo, é fundamental investir em:

  • Salários compatíveis com o mercado;
  • Plano de carreira;
  • Boas condições de aula (salas, estrutura e materiais)

Mas, ao mesmo tempo, é fundamental prover assistência pedagógica diferenciada e outros recursos didáticos para que o professor possa, efetivamente, ocupar seu lugar de protagonismo no processo de ensino.

Participe da resolução de problemas ?

Assim como os diretores, o corpo docente da escola também está sobrecarregado de demandas nos dias de hoje.

Para que a rotina de todos seja mais produtiva, os professores também precisam da ajuda da direção para facilitar e dar as prioridades ao trabalho pedagógico, especialmente nas questões que fogem da alçada dos coordenadores.

Como diretor, você também pode contribuir para a resolução dos problemas pedagógicos, oferecendo mais ferramentas de trabalho que facilitem a rotina dos docentes e coordenadores

Atualmente, há vários recursos tecnológicos de apoio escolar bastante eficientes, tanto para os professores quanto para gestores escolares.

Com as novas tecnologias educacionais é possível, por exemplo, extrair relatórios mais aprofundados sobre o desempenho dos alunos e também dos docentes, a partir de objetivos estabelecidos, permitindo uma visão mais ampla sobre quais pontos de melhoria são mais urgentes de serem trabalhados.

Entre as ferramentas de avaliação, um importante recurso é a plataforma de correção de redações, que reduz o trabalho extra que o professor teria e confere grande agilidade e independência ao processo de produção textual.

Com isso, professores e coordenadores ganham tempo para atendimentos muito melhores e para ações pedagógicas personalizadas junto aos alunos.

O ganho em agilidade também é evidente: as devolutivas das redações passam de, em média, algumas semanas, para alguns dias. Os alunos podem inclusive trabalhar com a reescrita de seus textos, se isso for interessante para o professor, com o texto ainda “fresco” na cabeça.

Para os gestores, a plataforma de correção de redações oferece uma visão mais ampla da evolução de alunos, turmas e da escola como um todo, e de quais competências de quais competências e critérios devem ser trabalhados com mais urgência para se alcançar melhores resultados no ENEM e em outros vestibulares.

Assim, professores, coordenadores pedagógicos e diretores podem trabalhar conjuntamente no desenvolvimento da escrita dos alunos, todos com a mesma visão e a mesma perspectiva de melhoria, cada uma atuando dentro de sua área. Quem ganha no final não é apenas a escola, claro. Alunos e pais certamente ficarão satisfeitos com o arrojo e com os resultados alcançados.

 

Saiba mais sobre essa poderosa ferramenta. Clique aqui.

Saiba como alinhar o Projeto Pedagógico à BNCC
Posts relacionados

Equipe docente: veja como integrá-la!

Publicado por em 14 de abril de 2021

Descubra 6 vantagens de uma plataforma de redação

Publicado por Ligia em 13 de abril de 2021

Sabe qual é a importância dos processos escolares? Confira!

Publicado por Ligia em 8 de abril de 2021

Deixe um comentário Cancelar resposta

redacaonota1000oficial

Redação Nota 1000
Dia de homenagear aqueles que fazem parte da nossa Dia de homenagear aqueles que fazem parte da nossa história e da formação da nossa cultura. Podemos rapidamente pensar em costumes, alimentos, palavras e na mistura étnica do nosso povo brasileiro.  No banco de temas do site Redação Nota 1000 é possível escolher um dos muitos temas sobre a causa indígena para treinar redação.  Se inspire nesse dia 19 de abril e valorize a cultura indígena!  #diadoindio #diadoindionaescola #redação #redaçãonota1000 #red1000 #temasderedação #enem #vestibular #escolas #causaindígena
Alguma dúvida? 💕 #frases #inspiração #educa Alguma dúvida? 💕  #frases #inspiração #educação #escolas #professores #redação #redacaoenem #redaçãonota1000 #red1000 #aishalinda
Você conhece a importância das conjunções para Você conhece a importância das conjunções para redação? Trata-se de “palavrinhas mágicas” que fazem toda a diferença na fluidez e compreensão do texto.  Podemos considerar que utilizá-las corretamente é tão importante quanto alocar bem as preposições e advérbios, por exemplo.  Embora muitas vezes passem despercebidas, impactam diretamente a coesão do texto e fazem muita falta quando não empregadas.  Corre lá na bio e visite o blog!  #redação #redacaoenem #redaçãonota1000 #red1000 #blog #dicas #dicasdeestudos #dicasderedação #conjuncão #escreverfazbem #escritacriativa #linguaportuguesa #escolas #alunosqueridos #linknabio
Nessa quarta-feira, dia 07 de abril, Alfredo Bosi, Nessa quarta-feira, dia 07 de abril, Alfredo Bosi, um dos maiores críticos literários do Brasil, faleceu vítima da Covid-19.  Era professor titular aposentado do curso de letras da USP e o sétimo ocupante da Cadeira nº 12 da Academia Brasileira de Letras.  Fica aqui a nossa homenagem com essa dica de leitura: O Ser e o Tempo da Poesia, de Alfredo Bosi, é constituído por seis ensaios e o autor procura refletir, com muito jogo criativo, como um poema pode atravessar o tempo.  #homenagem #alfredobosi #críticoliterário #dicas #dicadeleitura #osereotempodapoesia #cultura #repertorio #literatura #poesia #tempo #pandemia #covid #escolas #estudos #ficaemcasa

Posts populares

  • O que é tópico frasal e como escrever um bom na prova do Enem?
  • Tipos de conectivos para redação.
    Tipos de conectivos para redação
  • Descubra como fazer uma redação sem saber nada sobre o tema
    Descubra como fazer uma redação sem saber nada sobre o tema
  • Os tipos de redação da Unicamp são bem diferentes dos exames tradicionais, exigindo mais prática e flexibilidade dos candidatos. Veja gêneros textuais já cobrados na prova.
    Tipos de redação da Unicamp

Tags

alunos Atualidades avaliação BREXIT coordenador escolar coordenador pedagógico coronavirus DIcas dicas de estudos Dicas de redação DIssertação educação Enem ENEM 2016 ENEM 2017 ensino ensinoadistancia ensino de qualidade ensino híbrido ensino médio ensino remoto Escolas escolas fechadas escolas particulares estudos FUVEST gestão escolar Notícias pandemia planejamento escolar plataforma de redação Pleonasmo professores red 1000 red1000 Redação redaçãonota1000 redação nota 1000 site de redação tecnologia educacional Temas temas de redação unicamp Vestibular vestibulares

Site criado por Rock Stage.