Redação Nota 1000
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Postado: 7 de dezembro de 2018|Nenhum Comentário

As férias escolares estão chegando para os alunos, mas para a direção a jornada continua! Esse é o melhor momento para unificar a parte administrativa e pedagógica a fim de identificar pontos de melhoria que serão trabalhados nos próximos períodos.

Checklist das tarefas do diretor escolar com a chegada do final do ano
Confira abaixo dicas para finalizar suas tarefas.

É preciso que o gestor não perca o foco em suas prioridades para que isso não comprometa os resultados da sua escola, especialmente quando for  determinar quais serão as próximas ações da gestão para o ano letivo seguinte. Por isso, com o objetivo de te ajudar a concretizar todas as suas tarefas sem esquecer de nenhum detalhe, elaboramos um rápido checklist para facilitar sua rotina.

Para ter produtividade, recomendamos separar as atividades entre as que precisam de relatórios pedagógicos e contato mais próximo com os docentes, das atividades que são totalmente administrativas, dando prioridade às que forem mais urgentes.

Listamos as atividades mais comuns dos gestores nesse período, veja mais abaixo.

Checklist das Tarefas Pedagógicas:

  • Auto avaliação sobre a atuação do diretor escolar no ano letivo: Que nota você daria a si mesmo?
  • Relatório de avaliação das atividades pedagógicas propostas: Como elas dialogam com o PPP? Meus coordenadores precisam de mais ferramentas para trabalhar melhor isso?
  • Avaliação sobre a atuação da coordenação;  Agendamento de reunião com a coordenação para alinhamentos e coleta de dados.
  • Agendamento de reuniões com alunos: Aplicação de pesquisas para avaliar como eles enxergam a atuação da direção e do corpo docente no dia a dia escolar.
  • Agendamento e organização de reunião com os pais: Aplicação e elaboração de pesquisas para avaliar a intencionalidade dos pais na renovação de matrículas além de avaliação da instituição.
  • Agendamento e organização de reunião de conselho de classe: Será necessário implantar mudanças significativas? Alcançamos todos os objetivos propostos no PPP?

Check List das Tarefas Administrativas:

  • Auto avaliação sobre a atuação do diretor escolar no ano letivo: Que nota você daria a si mesmo?
  • Relatório de avaliação das atividades pedagógicas propostas: Como elas dialogam com o PPP? Meus coordenadores precisam de mais ferramentas para trabalhar melhor isso?
  • Avaliação sobre a atuação da coordenação;  Agendamento de reunião com a coordenação para alinhamentos e coleta de dados.
  • Agendamento de reuniões com alunos: Aplicação de pesquisas para avaliar como eles enxergam a atuação da direção e do corpo docente no dia a dia escolar.
  • Agendamento e organização de reunião com os pais: Aplicação e elaboração de pesquisas para avaliar a intencionalidade dos pais na renovação de matrículas além de avaliação da instituição.
  • Agendamento e organização de reunião de conselho de classe: Será necessário implantar mudanças significativas? Alcançamos todos os objetivos propostos no PPP?

Dicas para finalizar suas tarefas com qualidade

O papel do gestor escolar  é geralmente muito híbrido e adaptativo com o cenário do colégio, entre as demandas mais burocráticas existe a necessidade de dialogar e concluir tarefas pedagógicas para definir diretrizes e tomar decisões.

Separamos algumas dicas úteis para você dar andamento em suas tarefas, veja mais abaixo.

Refletindo sobre as tarefas da direção escolar

Antes de partir para qualquer tarefa, a auto análise é totalmente recomendada, já que com a chegada das férias escolares há mais calmaria para repensar sobre os pontos trabalhados durante o ano. Por exemplo, entender quais dificuldades o corpo docente pode ter encontrado não somente com a parte pedagógica, mas também com a gestão administrativa da escola, pois, uma vez que o cuidado com burocracias faz parte da rotina dos diretores, nem sempre se tem uma visão clara sobre o impacto disso na produção acadêmica, especialmente sobre quais pontos podem ser melhorados.

Diretor escolar dialogando com docentes.
Abertura para o dialogo pode fazer a diferença.

A abertura da direção para o diálogo com a comunidade escolar é de suma importância nesse período para fortalecer os objetivos estabelecidos no início do ano, entender como foi o comprometimento de cada um com as metas, recolher os resultados do trabalho no período letivo e avaliar as dificuldades de todos nesse trajeto, quais gargalos podem ser identificados de imediato, e o que pode melhorar na atuação da direção com relação aos docentes.

Após essa breve análise, partimos para uma avaliação mais embasada, a fim de se aprofundar na visão dos docentes com relação a direção e assim resolver qualquer problema pela raiz.

Avaliação das atividades propostas no ano

Para que esse último mês seja mais proveitoso, fazer uma avaliação de como o conteúdo escolar dialogou com o Projeto Político Pedagógico (PPP) ou Plano de Ação Escolar, é altamente efetivo para extrair análises mais embasadas. É essencial contar com a colaboração dos coordenadores pedagógicos para reunir informações que nortearam muitas decisões sobre as prioridades do próximo ano.


Muitas escolas costumam aplicar pesquisas qualitativas com os estudantes e responsáveis sobre o conteúdo escolar e a estrutura física da instituição, fazendo reuniões posteriormente com os docentes a fim de debater os resultados, no entanto, eles também podem se sentir mais à vontade para falar das questões rotineiras com esses tipos de pesquisas.

Clicando aqui você encontra alguns modelos de pesquisa para enviar aos professores da sua escola.

Avaliação da coordenação pedagógica pela direção escolar

Avaliação da Coordenação Pedagógica

Assim como entender de forma mais aprofundada como tem sido a atuação da direção escolar com os alunos e seus pais, um bate papo com a coordenação pedagógica direcionado as maiores conquistas da formação de docentes do período é uma oportunidade para identificar quais recursos mais contribuíram para isso e quais ferramentas precisam ser implantadas na escola para melhorar ainda mais a performance dos alunos e professores, entre outras aquisições.

Clicando aqui você pode ler uma matéria que fizemos sobre o assunto.


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Reuniões com os alunos

Toda escola precisa ser democrática dando voz ao que mais importa na instituição: os alunos.

Além das pesquisas que mencionamos anteriormente, recomendamos dar uma atenção especial às instalações físicas, se de fato elas são estimulantes e qual a visão dos alunos sobre essa questão. Isso é importante, pois de acordo com algumas pesquisas, ficou evidente que a infraestrutura escolar pode afetar o aprendizado e assiduidade dos alunos.

Outro ponto que recomendamos que seja perguntado nas pesquisas é sobre o Bullying, é importante analisar o que os alunos sentem em relação a essa questão, já que isso, de certa forma, também influencia a participação dos alunos e a assiduidade.

Reunião com os pais

Participar das reuniões de pais é uma boa estratégia para reforçar a presença da direção nas questões da escola, especialmente sobre o assunto que mais tira o sono deles: o Bullying. Você pode aproveitar as informações já coletadas nas pesquisas com os alunos a respeito do tema e apresentá-las aos responsáveis na reunião de final de ano, mostrando como a escola tem se preparado, debatido, e combatido essa pauta.

Aproveite para mostrar os próximos passos do ano letivo que está por vir.

Na última reunião, as escolas privadas já precisam ter estabelecido a tabela de preços para rematrículas, que inclusive já  devem estar disponíveis para os pais.

Definição de prioridades do próximo ano

Diretor escolar definindo as prioridades do próximo ano.

Após a conclusão de todas as pesquisas é hora de bater o martelo e verificar se há possibilidade de implantar todas as mudanças necessárias apontadas. Isso dependerá muito do orçamento e lucro anual de cada escola, de seu público alvo, localidade e peculiaridades, mas de um modo geral, o ideal é sempre dar prioridades às ferramentas de trabalho pedagógicas que darão suporte ao PPP e ao trabalho dos professores, pois a qualidade é sempre o que diferencia uma escola da outra.

Planejamento de matrículas e rematrículas

Os gastos da escola irão sempre influenciar os custos de matrícula e rematrícula, por isso, o primeiro passo é identificar quais deles precisam de corte e quanta economia será gerada no próximo período e, dessa forma, fazer uma estimativa mais fiel ao cenário da escola com relação a oferta de matrículas.

Além dos gastos da instituição, é sempre bom acompanhar o que sua concorrência está fazendo nesse sentido, o que  pode te trazer insights importantes para decisões de investimento para sua escola, por exemplo, indicando a necessidade de investir em um diferencial pedagógico como uma plataforma educacional, ou uma reforma nas áreas de recreação, ampliação do catálogo da biblioteca, ferramenta de comunicação com os pais e afins.

As rematrículas precisam ser planejadas com o dobro de cuidado, afinal, uma parcela dos reajustes de custos do colégio são passadas para as rematrículas e se em excesso pode desconfigurar o público alvo gerando evasão, além disso, é importante que a instituição consiga flexibilizar as formas de pagamento, dentro do que diz a lei  Lei nº 9.870.
Neste artigo você encontra algumas dicas sobre como manter alunos mesmo com os reajustes anuais.

Planejamento financeiro da instituição e apresentação de resultados e projeções

Essa é a parte mais burocrática em que é preciso calcular uma estimativa de retorno de investimento e fazer a projeção de crescimento da instituição para apresentação dos relatórios, especialmente no caso das escolas privadas.

Uma boa dica é estruturar 3 cenários para receitas considerando um com alto crescimento, e outros com médio e baixo, pois assim é possível se prevenir e agir de forma mais estratégica caso as condições não sejam favoráveis.

A apresentação dos resultados precisa ser clara e objetiva para que todos que possuem um papel significativo nos projetos da escola possam contribuir cada vez mais.

Clicando aqui, você encontra vários modelos de apresentações que podem ser facilmente editados para utilização.



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