Não é novidade que a tecnologia faz cada vez mais parte das salas de aula, até de instituições com menos recursos, e pode ajudar a melhorar a experiência de professores, gestores e estudantes. Nesse sentido, existem inúmeros aplicativos para escolas capazes de otimizar o processo.
Você, melhor do que qualquer outra pessoa, sabe o poder que o conhecimento tem. É preciso aprender mais sobre esses aplicativos para escolas, incluindo seus modos de uso, benefícios e informações relevantes. O conhecimento ajuda a tomar a decisão ideal e a indicar o recurso que tende a ser o melhor aliado.
Ao longo do artigo, fazemos uma filtragem com alguns dos principais aplicativos para escolas que podem ajudar você. Continue conosco e fique por dentro do assunto!
InClass
Esse aplicativo é gratuito, disponível para Ipad, Iphone e iPod touch, cumprindo papel indispensável para a organização escolar. Com ele você consegue visualizar os horários das atividades e fazer anotações em diferentes conteúdos, como fotos e áudios que também permitem compartilhamento. Tudo isso de forma interativa e completa.
Otimizando a experiência, o InClass disponibiliza alarme para lembretes do prazo, lista de contatos e backup do que foi produzido. Ou seja, trata-se da opção ideal especialmente quando houver reuniões pedagógicas, para que todos os envolvidos na apresentação saibam a hora de começar e terminar suas partes, entendendo os assuntos trabalhados e garantindo produtividade.
Motion Match
A matemática não é para todos, já que muitos apresentam dificuldades com os números. Porém, para que os alunos passem de ano, atinjam bons resultados nos vestibulares e até lidem bem com situações cotidianas, aprender a respeito dessa disciplina é fundamental.
Pensando nisso, existe o aplicativo Motion Match, que ajuda a tornar a matemática mais interessante a partir de jogos em que os usuários devem colocar frações nos locais e escalas adequados. O jogo é em 3D, dividido em três níveis, e simula a jornada de uma estrela retornando ao espaço.
Seria muito mais fácil aprender a disciplina na época do colégio se os professores e a própria instituição disponibilizassem métodos lúdicos como esses, não é?
Trello
O Trello é super versátil e intuitivo, figurando em versões gratuitas compatíveis com Kindle, Windows, Iphone, Ipad e Android.
Tudo isso torna o aplicativo muito popular para a organização da rotina diária, entregando alta utilidade para empresas de diferentes segmentos, inclusive instituições escolares. Afinal de contas, é possível separar as tarefas por nível de prioridade e frequência, colocar etiquetas de acordo com os critérios previamente definidos, montar calendários etc.
History: Maps of World
O ensino de história pode ficar muito mais divertido e interessante com a mediação do aplicativo History: Maps of World. O recurso oferece inúmeros mapas de diversas partes do mundo e em variados períodos da história em alta resolução.
Assim, alunos e professores conseguem viajar para as diferentes épocas trabalhadas sem sair do lugar, de forma a otimizar o conhecimento. O aplicativo está disponível para Ipad, Iphone e Ipod.
Edmodo
O aplicativo Edmodo, totalmente gratuito e compatível com Ipod, Iphone e Ipad, atua como um meio de comunicação entre docentes e alunos, para agendar a rotina e os afazeres diários.
Muitos professores se incomodam, com razão, de receberem mensagens pelo número pessoal dos alunos em dias e horários que não correspondem ao período de trabalho.
Como separar o profissional e o pessoal é importante até para garantir o merecido descanso, o aplicativo ganha mais pontos por isso. Outra vantagem que o Edmodo entrega está na permissão do armazenamento de tabelas e notas, além do agendamento de eventos.
Professor Garfield Cyberbullying
Infelizmente, o bullying é uma realidade muito presente, sobretudo entre pessoas mais novas e no ambiente escolar. Com a popularização das redes sociais, esse problema ganhou uma nova camada, o cyberbullying, que ocorre no meio virtual.
Pensando em combater o problema, criou-se o aplicativo Professor Garfield Cyberbullying, que busca ajudar os alunos a entenderem a situação e ensina estratégias aos professores e gestores para lidar com ela. Até o momento, o app só é compatível com iOS e na versão em inglês, o que pode ser uma oportunidade para os professores desse idioma.
ClassDojo
Que tal ter acesso a uma comunidade virtual, formada por pais, professores e alunos, para que os envolvidos compartilhem mais sobre a vivência escolar? Sabemos que a correria do dia a dia dificulta que muitos responsáveis acompanhem o desempenho dos filhos na escola com maior proximidade.
Por essa razão, o ClassDojo, disponível para iOS e Android, consiste em um aplicativo tão bem-vindo, tendo uma avaliação 4,3 dos usuários e recebendo mais de 10 milhões de downloads.
Diariamente os estudantes lidam com mais de uma disciplina, além de conteúdos e recomendações de leitura dos professores. Como ninguém é de ferro, a tecnologia ajuda a organizar essas leituras necessárias e materiais que precisam ser estudados, para que o desempenho continue em alto nível.
Assim, recomende aos alunos o aplicativo Pocket, disponível para Android e iOS, em que é possível organizar os próximos passos de estudo, salvando as leituras futuras e postergando consultas para quando for necessário.
Duolingo
Ter conhecimento de outras línguas é indispensável hoje em dia. Isso vale tanto para disciplinas de idiomas estrangeiros quanto para muitas outras, já que existem inúmeros conteúdos de estudo em diferentes áreas disponíveis em inglês, por exemplo.
Então, que tal inserir no plano de aula o Duolingo para complementar as aulas? É um aplicativo considerado um dos mais efetivos quando o assunto é aprender outros idiomas, e totalmente gratuito. O caráter lúdico no ensino de inglês, espanhol, francês, italiano, além de outras características positivas, faz com que 34 horas de uso no app possam equivaler a um semestre de estudo em nível universitário.
Quer dizer, existem vários aplicativos para escolas com capacidade de tornar o conhecimento mais atrativo e engajar os envolvidos, a fim de tirar a associação das aulas e dos professores a algo chato e pedante. Escolha o que melhor se encaixa nas necessidades e à realidade da sua instituição!
Gostou do post? Então nos siga nas redes sociais e acompanhe os próximos conteúdos: estamos no Facebook, no Instagram, no Youtube e no LinkedIn!