Não há um consenso entre professores sobre como a redação na escola deve ser ensinada.
Diferentemente de outras disciplinas, em que há uma fórmula bem consolidada, a escrita ainda gera dúvidas. No entanto, ela é fundamental para o aprendizado de todas as outras matérias e o desenvolvimento dos estudantes como um todo.
Até pouco tempo, a divisão de narração, descrição e dissertação era a que vigorava. O problema é que se trata de um modelo frágil, que não contempla todas as possibilidades de escrever, sobretudo na atualidade. O aluno não é levado a fazer uma reflexão mais profunda sobre uma ideia e como colocá-la em um texto.
Essa questão é ainda mais sensível quando falamos da preparação para o vestibular e o Enem nas escolas. Afinal, a redação é uma parte importante dessas provas, fazendo toda a diferença para a aprovação. Diante desse cenário, neste post mostramos como trabalhar a redação na escola de maneira mais efetiva. Boa leitura!
Qual é a importância de estudar a redação na escola?
Ler e escrever bem é a base de toda a vida escolar de um jovem, independentemente da modalidade textual. Durante todas as aulas, ele precisa saber como processar informações, organizar ideias e torná-las compreensíveis para si e para os outros. É por meio do texto escrito que ele apreende o que lhe foi passado e mostra aos professores o quanto aprendeu.
No entanto, quando abordamos a redação na escola como uma disciplina isolada, os professores devem preparar os alunos a partir de outra abordagem. Em uma redação para o vestibular ou o Enem, é necessário que o estudante não apenas saiba escrever bem, como também apresentar bons argumentos e um ponto de vista. Muitas vezes, é preciso, ainda, trazer uma intervenção na conclusão, ou seja, uma solução para um problema apresentado no enunciado.
Assim, mais do que ensiná-los a escrever corretamente, organizando bem as palavras e dando sentido a elas, é fundamental que a escola prepare os estudantes para desenvolverem suas capacidades argumentativas. Para tanto, é preciso que eles leiam, tenham senso crítico e treinem bastante.
Como ensinar os alunos a escreverem melhor?
Ok, talvez a teoria seja mais simples que a prática. Inclusive, porque a redação na escola ainda é algo abordado de modo superficial. Muitas vezes, os estudantes procuram opções extracurriculares para desenvolver a escrita. Mas a escola pode sim ajudá-los a escrever melhor. A seguir, listamos algumas possibilidades.
Faça um planejamento compatível com cada série escolar
A habilidade de escrever deve ser desenvolvida em todas as etapas da vida estudantil. É preciso que desde cedo o aluno possa adquirir conhecimentos linguísticos adequados ao seu período escolar.
Assim, é importante que a escola faça um planejamento com os objetivos a serem alcançados pelos alunos em cada série. Nele, devem ser detalhadas quais as atividades a serem realizadas para a melhoria do vocabulário, o uso adequado da gramática e, principalmente, a compreensão e a estruturação de diferentes gêneros textuais. A cada nível de aprendizagem, o aluno deve ser desafiado a aprender cada vez mais.
Privilegie a leitura na aprendizagem
O contato com a língua escrita é muito efetivo no processo de aprendizagem da escrita. Por isso, desde cedo somos estimulados a ler, uma vez que esse hábito contribui para a formação de bons escritores.
Conforme os alunos desenvolvem a leitura, eles ficam mais motivados a escrever. Além disso, é quando leem que eles adquirem novos conhecimentos e novas visões de mundo, que são fundamentais para a criação de boas ideias e argumentos bem construídos.
Adote estratégias em grupo
Ainda que o processo de escrita seja em sua maioria solitário, a redação na escola também deve considerar estratégias em grupo. Isso porque as atividades em grupo ajudam os estudantes a ampliarem suas visões de mundo e a compartilharem melhor suas experiências e pensamentos. O fato é que o ensino de redação não deve ser algo isolado, que não leva em conta a convivência social e os estímulos recebidos por um grupo.
Dê um propósito ao ato de escrever
Apesar de ser importante desenvolver a escrita em todos os processos de aprendizagem, ela também deve ser um ato consciente. Ou seja, o estudante deve entender quais são os objetivos ao aprender a escrever. Isso pode depender muito do tipo de texto, mas é preciso que ele saiba se deve informar ou emocionar o leitor, posicionar-se sobre uma ideia ou fato, ou contar uma história, por exemplo.
Isso significa que é importante que a escrita tenha um propósito claro para os alunos, inclusive, entendendo quem seria o leitor. Dessa forma, eles podem estruturar o texto de maneira adequada, escolhendo os elementos e as palavras mais relevantes para passar uma mensagem.
Um exemplo claro disso é na preparação para o Enem. Se os alunos entendem quais são os critérios avaliativos e que os textos são corrigidos por especialistas no assunto, eles podem direcionar o texto para atender corretamente às expectativas desse grupo, e assim, tirar uma boa nota.
Dê referências aos alunos
Um erro comum ao ensinar a redação na escola é esperar que os alunos desenvolvam a escrita do zero. Pelo contrário, nós estamos sempre construindo novos conhecimentos a partir daquilo que já conhecemos. Ou seja, o professor pode fornecer subsídios, como outros textos, vídeos, filmes, pinturas, entre outros materiais que podem servir de referência.
Recorra à tecnologia
Frequentemente, os estudantes recorrem à tecnologia para pesquisas, além de entretenimento. Eles já estão bem habituados ao ambiente on-line e a diversas ferramentas, como softwares e aplicativos.
Por isso, uma medida interessante é contar com tecnologias que ajudem a desenvolver as habilidades de escrita. Existem inúmeros sites com conteúdos gratuitos para estimular a leitura, por exemplo. Outros aplicativos ajudam a tirar dúvidas de gramática e redação. Enfim, são várias possibilidades a serem exploradas por meio da tecnologia, dentro e fora da internet.
Entre as inúmeras tecnologias que podem ser utilizadas para ensinar a redação na escola, destacam-se as plataformas para correção de textos on-line. Com elas, os alunos podem treinar a escrita, tendo acesso a inúmeros temas abordados em vestibulares e no Enem, recebendo correções personalizadas. Assim, podem desenvolver suas habilidades na prática, sendo um importante instrumento de aprendizagem e um reforço para as atividades desenvolvidas em sala de aula.
Gostou de ver como trabalhar a redação na escola? Quer saber mais sobre a plataforma de correção de textos on-line? Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!