8 motivos que podem zerar sua redação

8 minutos para ler

No último ENEM, foram contabilizados 5.810.948 candidatos. Desses, mais de 53 mil tiveram suas redações zeradas pelos mais diversos motivos.

Consequências de uma nota zero na redação

Aqueles que têm sua redação zerada no ENEM não conseguem a bolsa do ProUni, ficam inviabilizados de entrar em alguma universidade pública pelo Sisu e não conseguem participar do programa de financiamento do Ministério da Educação, o FIES.

Por isso, é muito importante que você fique atento às nossas dicas, não só para se prevenir do zero, mas para garantir uma redação nota 1000.

Situações que levam à nota zero.

Essas situações levam a redação, automaticamente, à nota zero e todas estão especificadas nas instruções da folha de prova e no guia do participante.

1. Fuga ao tema (esse foi o principal motivo para o grande número de redações zeradas em 2014)

O que é? A fuga ao tema é verificada quando nem o tema proposto, nem o assunto são desenvolvidos no texto. Inclusive, o Enem espera do aluno e avalia em uma de suas competências a compreensão da proposta de redação.

Em 2015, quando o tema proposto foi “A persistência da violência contra a mulher no Brasil” redações que foram assinaladas com ‘fuga ao tema’ tratavam, integralmente, de assuntos que não o solicitado, como feminismo, violência, o papel da mulher na sociedade, entre outros, sem conectá-los ao eixo temático proposto.

Dica do Redação nota 1000: Procure ler a proposta e identificar a pergunta que deve ser respondida. Isso facilita bastante o processo de desenvolvimento do texto e a seleção de argumentos. Em 2015, por exemplo, a proposta de redação foi “A persistência da violência contra a mulher no Brasil” e a pergunta a ser respondida nesse caso era “Por que ainda hoje há violência contra a mulher na sociedade brasileira?”.

2. Desobediência ao gênero textual dissertativo-argumentativo

O que é? A não obediência ao gênero textual é verificada quando a redação está predominantemente fora da estrutura dissertativo-argumentativa. Isso significa que textos com estrutura de narrativa, poema, carta pessoal, relato, etc., recebem automaticamente nota zero. Esse quesito é avaliado pelos corretores do ENEM na mesma competência em que se encontra a compreensão da proposta: “desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.

Dica do Redação nota 1000: Fizemos um conjunto de posts – como escrever um texto dissertativo-argumentativo – que poderão ajudá-lo a compreender e treinar esse tipo de estrutura textual. Lembre-se de que sua redação deve ser escrita em prosa e respeitar a norma culta do português. Um roteiro básico para você não se perder nessa tarefa é:

Introdução:

(Afirmativa, suficientemente definida e limitada. Deve conter a apresentação do tema e do seu ponto de vista sobre o assunto. Essa seção não deve conter nenhum argumento ou fato.)

Formulação de argumentos:

Fatos;

Exemplos;

Ilustrações;

Dados estatísticos;

Testemunhos.

Conclusão

(Síntese dos pontos principais apresentados na introdução e comentados apresentando uma proposta de intervenção social)

3. Partes deliberadamente desconectadas

O que é? Partes desconectadas do tema se caracterizam por trechos sem qualquer ligação com o tema ou assunto que, de forma proposital ou não, o candidato tenha inserido na redação. Esse critério de anulação foi estabelecido para evitar que o candidato de alguma maneira desrespeite o exame, como foi o caso da inserção de receitas de macarrão, hinos de futebol, biografias, etc., em edições anteriores do exame em questão.

Dica do Redação nota 1000: Procure se ater às informações e argumentos limitados ao tema ou ao assunto. Qualquer intervenção, como orações, pedidos ou identificação do candidato, anulam, automaticamente, a redação.

4. Cópia de texto da coletânea

O que é? A cópia dos textos motivadores não é permitida na redação. E, caso isso ocorra, as linhas de cópia serão desconsideradas na avaliação. Assim, somente a quantidade de linhas autorais contarão para a avaliação do texto e, se esse número for menor do que 7 linhas, a redação será anulada, como indica o próximo item.

Dica do Redação nota 1000: Os textos motivadores servem de base e ajuda para o desenvolvimento da sua argumentação, mas você precisa trazer, também, outras informações do seu próprio repertório que sejam relevantes para o tema. Fique atento à paráfrase! Um ou outro período parafraseado pode até passar pelo corretor, mas um texto que, integralmente, parafraseia os textos motivadores corre o risco de perder muitos pontos.

5. Texto com menos de 7 linhas

O que é? Dentre as instruções que os candidatos recebem na folha de prova, está a indicação de que o texto deve apresentar no mínimo 7 linhas. Caso contrário a redação é anulada. Vale lembrar que a redação exigida pelo ENEM tem uma estrutura que exige: Tema e tese (introdução), argumentos (desenvolvimento) e retomada de ideias e proposta de intervenção (conclusão). Dificilmente essa estrutura conseguirá ser tratada de maneira razoável em 7 linhas ou menos.

Dica do Redação nota 1000: Você pode se propor a escrever 3 linhas por parágrafo: uma linha que apresenta a ideia, uma que defende essa ideia e uma que a conclui. Se você escrever um parágrafo para a introdução, dois parágrafos para o desenvolvimento (você pode discutir um argumento diferente em cada um deles) e um parágrafo para a conclusão, você já terá 12 linhas que, ainda que não seja o ideal, já está bastante próximo de um bom texto. O título, apesar de não ser mais um requisito na redação do ENEM, é considerado como linha escrita e pode salvar um texto mais curtinho da nota zero.

6. Fere direitos humanos

O que é? O respeito aos direitos humanos é obrigatório na redação. Isso porque a prova do ENEM busca estimular o pensamento crítico que respeite a identidade de cada um e as diferenças entre raças, sexos, cultura, etc. Sendo assim, mensagens de ódio, preconceito, racismo e outras formas de desrespeito zeram a redação.

Dica do Redação nota 1000: Não seja preconceituoso ou desrespeitoso, nem de brincadeira. Muitas vezes uma ironia pode ser mal construída e isso pode custar caro na hora da avaliação.

7. Folha em branco

O que é? Vários são os motivos que podem levar um candidato a entregar sua folha de redação em branco. Dentre eles está a falta de tempo. No dia em que a redação é aplicada, junto à prova de linguagens e códigos, os candidatos têm uma hora a mais para elaborar o texto e passá-lo a limpo. Mesmo que o candidato termine a sua redação nas folhas de rascunho, se entregar a folha de redação em branco, terá, automaticamente, nota zero.

Dica do Redação nota 1000: Fique atento ao tempo de prova, comece lendo a proposta de redação, caso se sinta seguro escreva-a no início da prova. Desse modo você já resolve uma parte grande e importante da prova logo no início. Lembre-se de reservar no mínimo uma hora para a elaboração do texto e para passar o rascunho para a folha oficial.

8. Outros motivos

O que é? Dentro desse item há um pequeno conjunto de situações que levam à nota zero, são elas:

Escrever impropérios – xingamentos, palavrões, desrespeito ao corretor, etc;

Fazer desenhos, por menores que sejam;

Outras formas de anulação, como: Marcar um X na redação ou escrever anulada, escrever o próprio nome ou se identificar de alguma forma.

Dica do Redação nota 1000: Evite esse tipo de situação e procure, também, escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação. Uma redação com letra ilegível é anulada.

menina***Lembre-se de que a redação é parte importante da prova e que você deve, sim, dar atenção a ela.***

Referências

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-01/enem-2015-tem-queda-nas-medias-das-provas-desempenho-individual-sobe

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/cuidados-para-nao-zerar-redacao-enem.htm

https://educacao.uol.com.br/noticias/2016/01/11/enem-mais-de-53-mil-candidatos-tiraram-nota-zero-na-redacao.htm#fotoNav=1

https://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/redacao-enem-vestibular/2015/01/14/quais-sao-os-erros-de-quem-zerou-a-redacao-do-enem/

https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/guia_participante_redacao_enem_2013.pdf

Posts relacionados

Deixe um comentário