Redação Nota 1000
-->
Postado: 31 de janeiro de 2018|Nenhum Comentário
De acordo com o dicionário:
Pleonasmo
substantivo masculino
  1. ling redundância de termos no âmbito das palavras, mas de emprego legítimo em certos casos, pois confere maior vigor ao que está sendo expresso (p.ex.: ele via tudo com seus próprios olhos ).
  2. ling excesso de palavras para emitir enunciado que não chega a ser claramente expresso; circunlóquio, circunlocução.
  3. qualidade do que vai além da suficiência; superfluidade, excesso, inutilidade.



Pleonasmo nada mais é do que a redundância nos termos que usamos na escrita. Ou seja, toda vez que você diz “subir pra cima” ou entrar pra dentro” você está cometendo um pleonasmo.

Mas calma, ele pode ter um efeito legal no texto! Se utilizamos a repetição como forma de dar ênfase, pode ficar muito interessante, como em:

pleonasmos1

Esse é o pleonasmo intencional. Perceba que a forma de ser colocada a ideia de sorriso nos passa a sensação de que ele é muito mais intenso, de acordo com o que o autor quer nos passar. 

Mas também podemos escorregar e usar de forma equivocada, o que chamamos de pleonasmo vicioso. Seu uso ocorre muito mais na fala, só que as vezes passamos para a escrita, então, lembre-se que quando estiver escrevendo um texto seguindo a norma culta os pleonasmos viciosos devem ficar de fora. Veja alguns exemplos abaixo.

pleonasmolista

 

Fique esperto com essas dicas!


Tags:, ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *